Parece que todo o sucesso do HBO GO começou a inspirar de verdade outros canais. Não tem mais volta…
Aí que no último domingo, durante o episódio especial de The Walking Dead, a grade da Fox novamente não acompanhou o que tava sendo exibido. Quem por acaso resolveu deixar gravando — sei lá, porque era no meio do feriado e foi viajar, ou porque dormiu cedo, ou porque tinha outra coisa pra fazer na hora — se não colocou pra gravar também o que viria a seguir, perdeu uma boa parte de Here’s Not Here.
Mas, se essa mesma pessoa tiver sorte — ou não assinar a NET, que ainda não permite o acesso — ela pode acessar o Fox Play e assistir ao tal episódio na hora em que ela quiser. No browser é bastante complicado conseguir se manter logado, mas no iOS ou XONE, dou meu braço a torcer, funciona que é uma beleza.
Em tempos de jogo virado, parece um contrassenso AGRADECER uma rede de televisão por exibir uma série no Brasil com pouco ou nenhum delay em relação aos EUA. Parece ainda mais contrassenso ser obrigado a assistir a alguma coisa na hora em que a TV diz que eu tenho de acompanhar, e não na hora em que eu quero, ou prefiro.
E o tal do Fox Play é a TV jogando pros dois lados. Séries antigas? Filmes? Programas? Tá tudo lá. Nem terminou de ser exibido direito e lá está o mais recente episódio de The Walking Dead ou Scream Queens ou American Horror Story. WWE ou Futebol ao vivo? Também tá lá.
No caso de O Grande Gonzalez, a primeira série do pessoal do Porta dos Fundos — que estreou enquanto eu assistia ao Linha de Passe da ESPN — há a chance de você poder assistir aos episódios ANTES de eles irem ao ar. Sábado, 07 de Novembro, e eu já assisti ao capítulo que vai ao ar na segunda, focado na Madrasta.
Seguindo a lógica, assim que esse episódio for exibido, entra no ar o sexto, que só será exibido segunda-feira... E por aí vai.
O sistema chama de “episódio exclusivo” e eu fico na dúvida se foi tudo friamente calculado ou uma grande cagada, já que não há divulgação nenhuma sobre o fato e, bom, essa é a única série que tem essa vantagem (até tentei já assistir ao próximo episódio de The Walking Dead, mas não tava disponível, ainda :/).
Seja como for, esse é um exemplo bem claro do significado que essas plataformas têm — o que inclusive deve explicar a razão pela qual a NET não permite o acesso a ela: você assiste o que quer, quando quer... E que se foda o sistema.
Falta só permitir assinaturas diretas, agora. :P