Achou a luta entre Obi-Wan e Maul em Star Wars Rebels curta demais? Assista de novo. | Judão

Sim, foram só três segundos. Mas como esses três segundos aconteceram, bom…

Cara, rapidão, vamo parar um pouco e prestar atenção nisso aqui. Vai lá assistir ao episódio desse último fim de semana de Star Wars Rebels, Twin Suns, o penúltimo dessa temporada, caso ainda não tenha visto. SPOILER!, sabe como é.

Já viu? Então vem comigo.

Aqui embaixo tem um vídeo. Nele, Obi-Wan Kenobi e Darth Maul se enfrentam pela última vez, pondo fim a uma treta que começou muito, muito tempo atrás, lá em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma. Aperte o play.

Sim, essa luta que demorou cherca de 30 BBY pra acontecer dura míseros 3 segundos. Rolam umas olhadas pra cá, outras pra lá, o Maul parte pro bote e o velho Kenobi arregaça com o maluco, cortando o sabre e o peito do cara no meio. Só isso? Não, se você assistir novamente e reparar nas trocas de olhares e posições dos dois. Há uma história ENORME por aí, que explica justamente porque a treta foi tão curtinha.

No melhor estilo Trilogia Clássica, é o MALACO que puxa o sabre primeiro. Ele saca a parada e assume um posicionamento mais defensivo. O cara tá prudente, faz tempo que num treta com um mestre Jedi desse nível e tal — e quase morreu quando enfrentou Darth Vader, uma temporada atrás.

Aliás, originalmente, ele teria morrido, se Dave Filoni e os roteiristas da série não tivessem percebido que “não havia material emocional suficiente entre os dois”, de acordo com essa entrevista ao io9. “É meio que uma diversão de fan fiction, a luta ter acontecido do jeito que aconteceu. O drama emocional era entre Vader e Ahsoka, então nós o deixamos viver”.”

Imediatamente depois de sacar o seu sabre e deixar claro que ele sabe que Obi-Wan está em Tatooine pra proteger algo, ou alguém, é a vez do Mestre Kenobi assumir uma posição de luta. No caso, a característica do Soresu, ou Forma III de combate — segundo O Caminho do Jedi, “a expressão definitiva da defesa” e o principal estilo do Obi-Wan. Essa aí de baixo.

“É pra expressar a diferença entre os Jedi e os Sith — enquanto os Jedi são altruístas, os Sith são egoístas”, afirmou Filoni, em outra entrevista ao io9. “Quando acuado, por estar protegendo alguém no fim das contas, Obi-Wan luta”.

Mas Obi-Wan logo enxerga o ódio nos olhos de Maul e, da mesma maneira que fez com Anakin, usa sua sabedoria pra vencer o oponente com estratégia: primeiro, trocando seu estilo de luta para o IV, uma opção extremamente agressiva também chamada de Ataru. “Ela também é conhecida como Forma da Agressão, ou Caminho do Falcão-Morcego”, diz o Caminho do Jedi. É exatamente a mesma forma usada por Qui-Gon Jinn quando este foi morto EMPALADO por Darth Maul, em Naboo, lá no Episódio I.

Agora, se liga na troca de olhares entre o ex-sith e Kenobi assim que o mestre jedi troca de posição. Maul vê que tem algo ali, mas parece pensar que houve alguma confusão. Ele movimenta seus pés e toma um posicionamento agressivo, abandonando a cautela inicial e partindo para o ataque contra Kenobi.

Repetindo os mesmos movimentos que usou contra Qui-Gon, ele imagina que Kenobi cometerá os mesmos erros, mas usando a técnica de seu mestre combinada aos seus conhecimentos em auto-defesa, o mestre jedi se protege do sorrateiro golpe de cabo na testa (O MESMO que fez Liam Neeson de trouxa) e desfere um golpe mortal em Maul.

“Por ser tão verdadeiro e saber quem ele é naquele momento, você não pode vencê-lo”, diz Filoni sobre Obi-Wan. “Mostrando evolução, Obi-Wan está pronto para o ataque e corta o sabre de luz em dois, representando o Maul sendo cortado. A gente até brincou que talvez Obi-Wan devesse cortá-lo em mais pedaços e separar em diversas partes do planeta porque ele tende a voltar... Mas não dessa vez”.

Ele o atinge porque Maul é uma pessoa perdida e quebrada, o que eu penso que é porque, no fim, você vê o Maul sendo embalado por Obi-Wan

Numa luta que dura literalmente 3 segundos, os roteiristas de Rebels retomam o início da relação entre Obi-Wan Kenobi e Darth Maul e o encerram, ainda homenageando o lendário Qui-Gon Jinn.

Acredito que isso nunca tenha sido dito em momento algum na história desse site, então desde já peço que vocês sigam um único conselho meu e ASSISTAM A STAR WARS REBELS.