Até que demorou, mas enfim vamos ter um live-action de Gundam! | JUDAO.com.br

Ou, nas entrelinhas: MANDA MAIS FILME DE ROBÔ GIGANTE LUTANDO QUE TÁ POUCO!

Gundam é o típico caso do anime que surge e dura muuuuuuitos anos, com vários spin-offs, jogos, dezenas de produtos licenciados, mangás e até uma estátua de quase 20 metros em Tóquio. Tamos falando de um clássico que nasceu em 1979, criado por Yoshiyuki Tomino, e é um dos grandes precursores de ~historinha com lutas de robôs gigantes, o gênero conhecido como MECHA, aquele que se tornou parte fundamental da cultura pop da Terra do Sol Nascente.

A série original, Mobile Suit Gundam (também conhecida como First Gundam ou Gundam ’79), conta a história de como, no futuro, a humanidade saiu pra colonizar o espaço e, em pleno ano de 2179, teve que encarar Zeon, uma de suas colônias, declarando independência e contra-atacando na base da porrada. A guerra acaba rolando, no caso, com imensos robôs pilotados por seres humanos.

Por aqui, uma de suas múltiplas séries derivadas, Shin Kidou Senki Gundam Wing (1995), chegou a ser exibida em 2002 pelo Cartoon Network, dentro do finado bloco Toonami — segundo consta, a Globo até adquiriu os direitos, mas nunca incluiu na programação. A versão mangá foi publicada pela Panini, inaugurando em 2002 o seu selo Planet Manga.

Hoje em dia praticamente todos os grandes portais e grupos de mídia do Brasil cobram pra que você possa ler seus conteúdos. O JUDAO.com.br continua produzindo conteúdo de graça pra todos, de forma independente, em diversas mídias, e vai fazer isso pra sempre. Mas não tá fácil pra ninguém.

Nunca o JUDAO.com.br foi tão lido em toda sua história, mas anúncios estão desaparecendo, o Facebook não deixa ninguém sair de lá e nós dependemos cada dia mais dos nossos leitores, ouvintes e espectadores pra financiar a produção de todo esse conteúdo sobre cultura pop que é bem raro na internet Brasileira. Se todo mundo que gosta, compartilha e/ou comenta contribuir, o nosso futuro estará garantido. Vamo?

Conheça nosso projeto e assine a partir de R$10 / mês. :)

Engraçado, no entanto, que mesmo com TANTOS subprodutos, incluindo aí uma série animada atualmente em exibição (Gundam Build Divers, que tem foco num novo jogo futurista de realidade virtual) e um longa animado programado pra estrear ainda este ano (Mobile Suit Gundam Narrative, que chega em novembro aos cinemas japoneses), a franquia só teve UM único filme live-action — no caso, G-Saviour, do ano 2000, parceria do estúdio japonês Sunrise com a produtora independente canadense Polestar Entertainment — mas como a produção foi inteiramente focada em seu lançamento na TV, digamos que o orçamento não era dos maiores e o resultado não ficou dos melhores...

Depois do ODE de Guillermo Del Toro ao gênero com Círculo de Fogo, será que Hollywood não se interessaria por Gundam em algum momento?

Bom, ENFIM aconteceu: durante o Anime Expo 2018, que rolou em Los Angeles, a Legendary Entertainment anunciou que está produzindo um longa live-action de Gundam em parceria com a Sunrise. Vale lembrar que a Legendary também é responsável por dar nova vida, nas telonas do Tio Sam, a outro patrimônio cultural japonês, o monstruoso lagartão Godzilla, já programado pra sair na mão com o King Kong e tudo.

Ainda não temos detalhes da trama do live-action ou sua data de estreia. Mas pensa aqui comigo: esse gênero inspirou diretamente coisas como as batalhas de Megazords dos Power Rangers e todos aqueles tokusatsus do tipo super sentai que foram febre por aqui como Changeman e Flashman. Um filme blockbuster com o orçamento todo que tem direito de uma das franquias que popularizou esse tipo de entretenimento promete ser no mínimo divertido, vai! :D