Batman VS. Superman conseguiu ressuscitar o Framboesa de Ouro | Judão

Ninguém se importava mais com o prêmio… Até ele mexer com os fãs de um dos piores filmes do ano

O calendário do Framboesa de Ouro sempre foi baseado no do Oscar: um dia antes do anúncio dos indicados ao Careca Pelado, o pessoal dos Golden Raspberry Awards indicava os seus; um dia antes de Hollywood se aglomerar no Dolby Theatre, os membros (ou, pelo menos, alguns deles) da Associação Framboesa de Ouro vão até o Palace Theater pra entregar seus troféus ao que costuma ser ninguém.

Há alguns anos, porém, tal qual uma piada repetida à exaustão, a ~premiação perdeu o gás, se tornando uma paródia de si mesma. Nunca tinha sido relevante, é verdade, mas a partir do momento em que resolveu transformar tudo em uma enorme piada, ninguém mais se preocupou com quem eram os piores do ano, de fato.

Na tentativa de chamar um pouco mais a atenção, desde 2015 eles resolveram premiar também aqueles que se REDIMIRAM, como se pedissem desculpas pela piada feita em algum momento anterior. Agora em 2017, tentaram novamente, divulgando uma “short list” aproveitando o hype do Globo de Ouro, tentando fazer um pouco mais de barulho, por um pouco mais de tempo.

Short list é lista de candidatos a partir dos quais uma escolha final é feita. Mais especificamente falando, é uma PRÉ lista dos indicados ao Framboesa de Ouro desse ano, que só será divulgada no dia 23 de Janeiro.

Numa análise rápida, você encontra todas as velhas piadas sendo feitas, como a indicação à Nicolas Cage por Snowden (eu nem lembrava que ele existia no filme) ou Megan Fox por Tartarugas Ninja 2, além de vários indicados ao troféu de REDENÇÃO novamente por ali, em papéis que ou não são exatamente ruins ou simplesmente não importam a ninguém.

Convergente também recebeu algumas MERECIDAS indicações...

Ao mesmo tempo, Batman VS. Superman se destaca pela maior quantidade de pré-indicações que, olha só, são em sua maioria merecidas. Roteiro, filme, diretor... Mas Ben Affleck como pior ator? Ah, sim: só mais uma piada, ele também já foi indicado ao prêmio de redenção, depois de se destacar com Gigli, há alguns váááários anos (provavelmente o que o Framboesa de Ouro mais foi popular).

Nas redes sociais, óbvio, é como se estivéssemos em Maio de 2016 novamente, com todos os tipos de xingamentos e acusações daqueles que defendem Batman VS. Superman — sim, já estamos em 2017 e ainda tem gente que faz isso. PRIMEIRO PONTO: o filme é ruim, mesmo. Dos blockbusters, é o pior, sem nenhum tipo de dúvida. É o mais mal dirigido, o de pior roteiro... Enfim, um desastre.

Mas sabe por que foi tantas vezes indicado, bem mais que Esquadrão Suicida — que foi indicado a pior filme, pior atriz (Margot Robbie) e pior ator (Will Smith)? Primeiro, porque é ruim mesmo. Segundo porque a maioria do povo que gostou desse filme se vê no direito de defendê-lo de qualquer crítica, como se fosse inadmissível alguém pensar diferente... Isso significa, portanto, que a ruindade (e os fãs) de Batman VS. Superman está fazendo o Framboesa de Ouro ser popular novamente.

Batman e Superman são, sem dúvida, os maiores heróis da cultura pop. Colocá-los em mais categorias que Esquadrão Suicida, ou QUALQUER outro filme, é um movimento político... Como praticamente todas essas premiações. E adivinha quem mordeu a isca?

Gente, olha só: não tem problema nenhum gostar de Batman VS. Superman. Seu gosto é duvidoso? Obviamente, mas não há nada que a gente possa fazer quanto a isso. Mas, assim... Segue o jogo. Vamo olhar pro futuro do DC Extended Universe, torcer pro filme da Liga da Justiça dar certo, pro Ben Affleck não largar The Batman.

Batman VS. Superman já foi. E o Framboesa de Ouro já tinha ido também, mas... Alguém por favor grita MARTHA?