Stephen Hawking sabia de um dos maiores segredos de Star Trek | JUDAO.com.br

Talvez não tenha sido, de fato, o maior segredo DO MUNDO, mas enfim — é o tipo de informação de bastidores bonitinha que aquece o coração a gente saber, ainda mais em tempos de #ThanosDemandsYourSilence

Na fase de Homem-Aranha Superior nos gibis — quando o Doutor Octopus e o Cabeça de Teia trocaram de mentes, o vilão se tornou o grande herói escalador de paredes e Peter, bom, morreu — o roteirista Dan Slott disse que não aguentou e TEVE que contar que o Aranha original iria voltar em algum momento pra duas pessoas: Stan Lee e Andrew Garfield, que interpretava o personagem nos cinemas e o escritor acabou conhecendo no set de filmagens.

A questão aqui é que, bem cá entre nós, claro que a atitude do Slott foi bem da simpática, mas não era o maior segredo de todos os tempos, certo? Afinal, todo mundo já imaginava que Peter Parker retornaria da terra dos pés juntos, seguindo uma tradição ancestral da Marvel Comics. Da mesma forma, portanto, por mais que o diretor J.J. Abrams tenha negado e descaradamente mentido a respeito para tentar manter o segredo, meio que todo mundo já sabia, extra-oficialmente, que o personagem de Benedict Cumberbatch em Além da Escuridão – Star Trek era uma versão do icônico Khan.

“A verdade é que provavelmente teria sido mais esperto vir à frente é dizer ‘este é quem ele é'”, afirmou o cineasta, em entrevista para a MTV, pouco depois da estreia. “Foi apenas uma tentativa de preservar a diversão daquilo, mas poderia ter nos dado mais tempo para criar um clima e aceitar que ele era ele mesmo, afinal. Mas o estúdio, na real, não queria que os fãs criassem uma imagem imediata do personagem com base na versão antiga. Dizer que ele era Khan poderia significar que você sabe qual é o filme que vem pela frente”.

Embora esteja jogando a responsabilidade nas costas da Paramount, sabemos bem que Abrams trabalha com o conceito da Mystery Box, a tal caixa misteriosa que ele defende com unhas e dentes neste discurso do TED. Uma caixa que, no caso, o próprio Cumberbatch abriu, tal qual Dan Slott, ninguém menos do que o brilhante cientista Stephen Hawking.

“Eu contei para a única pessoa que achei que deveria saber”, confessou ele esta semana, em entrevista ao The Graham Norton Show, depois de ter sido questionado pelo entrevistador se era bom em manter segredos sobre as produções nas quais trabalhava. “Estávamos em nossa terceira margarita, eu acho, e eu decidi falar, sem consultar agentes ou meus empregadores”. Graham então pergunta se o físico contou pra alguém. “Não que eu saiba”, responde Cumberbatch, aos risos.

Vale lembrar que Cumberbatch e Hawking (que nos deixou no mês passado, para trilhar seu caminho rumo às estrelas) se conheciam desde 2004 — porque 10 anos antes de Eddie Redmayne ganhar o Oscar com A Teoria de Tudo, Benedict interpretou o cientista em Hawking, premiada produção da BBC para a TV. E o ator decidiu que Stephen merecia saber do segredo porque se tratava de um trekker de carteirinha, fanático por ficção científica e, lembremos, a única pessoa a interpretar a si mesma em todas as temporadas de todas as séries relacionadas à franquia. Foi em 1993, em Descent, season finale d’A Nova Geração, quando, em forma de holograma, ele se senta para um jogo de cartas com o androide Data e outros grandes nomes da ciência: Isaac Newton e Albert Einstein (os dois obviamente interpretados por atores, caso seja preciso explicar).

Ah, sim, e Hawking ganha o jogo, depois de um bem-sucedido blefe com o Einstein. ;)

Este é o tipo de informação divertida de se saber sobre bastidores, ainda mais esta semana, com toda a história de #ThanosDemandsYourSilence que os irmão Russo, diretores de Guerra Infinita, mandaram nas redes sociais — que eles até já deletaram mas, bom, a internet tá aí pra isso, né? E de nada adianta pedir pras pessoas ficarem longe das redes sociais se você tem um cara como Benedict Cumberbatch no elenco.

Aliás... PERA. Quem é mesmo que interpreta o Doutor Estranho no filme dos Vingadores? Oops! Esperando ansiosamente que ele tenha contado alguma coisa pro Steve Ditko. ;)