Afinal, as garotas são sim um público importante para as editoras de HQs
Uia. A Marvel, no aquecimento pra San Diego Comic-Con (que rola na semana que vem), se adiantou e fez um grande anúncio nesta terça-feira (15). Durante o programa The View, do canal estadunidense ABC, a Casa Ideias não só confirmou que Thor Odinson não é mais digno de segurar o Mjölnir, como também a próxima pessoa digna do poder de Thor será uma MULHER.
Atualizado às 13h com novas informações.
De acordo com a apresentadora Whoopi Goldberg, que fez o anúncio, o personagem será um DEUS, e não uma DEUSA. E irá usar o Mjölnir da mesma forma que seu predecessor, acessando assim todo o poder do Deus do Trovão. Em um tempo no qual as mulheres se tornaram um público-alvo das editoras de HQs (incluindo aí a DC, que está dando um uniforme menos fetichista para a Batgirl), a iniciativa faz bastante sentido.
• LEIA TAMBÉM! Precisamos falar sobre peitos e quadrinhos
.@Marvel announces that Thor is no longer worthy of Mjolnir, and now a woman will be wielding the mighty Uru Hammer! #TheView
— The View (@theviewtv) 15 julho 2014
Em comunicado para a imprensa, a editora liberou as primeiras artes (que são capas do novo volume do gibi do personagem), revelando um uniforme comportado.
Ainda no comunicado, o roteirista Jason Aaron afirma que “Este não é a Mulher-Thor. Não é a Lady Thor. Não é a Thorita. Este é o THOR. Este é o THOR do Universo Marvel. Mas é diferente de qualquer Thor que você já viu antes”. Pra reforçar isso, a nova publicação com a nova versão do personagem se chamará Thor, God of Thunder. Sim, é no masculino. A arte ficará com Russell Dauterman.
Com a mudança, Thor, God of Thunder passa a ser o 8º gibi mensal da Marvel nos EUA que é estrelado por uma mulher. O lançamento por lá acontece em outubro.
No passado, enredos envolvendo outros personagens usando o Mjölnir já apareceram (Bill Raio Beta e Trovejante são exemplos clássicos), fora o fato de heróis como Mulher-Maravilha, Superman e Capitão América já terem levantado o martelo. Há algum tempo, falamos sobre o assunto aqui no JUDÃO.
Não sabemos todos os detalhes ainda de como será a troca de personagens, ou a identidade do novo usuário do martelo. O fato é que o poder de Thor pode ser acessado por qualquer personagem que seja digno dele, e não apenas o Thor Odinson original.
Vale dizer que, originalmente, Donald Blake criado por Stan Lee e Jack Kirby era apenas um cara que descobria que o próprio cajado era o Mjölnir disfarçado e, por consequência, dava a ele os poderes de Thor. Pouco depois foi introduzido o conceito (ainda pro Lee e Kirby) que Blake sera o Thor mitológico, apenas tinha perdido as memórias por um tempo e estava preso em um débil corpo humano.
Mais detalhes devem surgir em breve, ou ainda durante a Comic-Con, que acontece entre os dias 23 e 27 de julho. O JUDÃO estará lá, claro. ;)
(Ah, sim: o Capitão América também está sendo substituído pela Marvel, como já falamos. E sim, é tudo por apenas algum tempo. No Universo Marvel 616, o principal da editora, nada é definitivo – e eles fazem questão de deixar tudo isso bem claro).