Central Perk pelo Mundo | JUDAO.com.br

Réplica comemorativa dos 20 anos de Friends em Nova York não só não é a primeira, como não é a única e TALVEZ não seja nem a mais legal :D

Se você tiver passeando por Nova York entre os dias 17 de Setembro e 18 de Outubro, já tem uma nova coisa pra visitar: o Central Perk. Uma réplica do lugar que todo mundo que um dia assistiu a Friends sempre quis ir vai ficar aberta durante esse mês, em comemoração aos 20 anos da série, no 199 Lafayette Street, no SoHo.

Vai ter o sofá laranja, props da série, uma série limitada de café, Eight O’Clock Coffee de graça (Eight O’Clock é a cafeteria que tá sendo transformada), sing-along das músicas da Phoebe, presenças incertas e especiais de Michael Tyler, o Gunther e, claro, LEMBRANCINHAS.

Eu nunca entendi porque a NBC não aproveita o 30 Rock (que é um prédio, não uma série... ou pelo menos não só uma série) pra criar a cafeteria, física e eterna. Eles tem lá uma lojinha que todo e qualquer fã de séries de TV derrete ao entrar, tamanha a quantidade de merchandising jamais visto em nenhum outro lugar, de todas as séries atuais e antigas exibidas no canal. Eu sei que deve ter problema de direitos e etc., mas eu tenho pra mim que VALERIA A PENA.

Anyways, essas replicas são comuns como promoção de alguma coisa. San Diego, por exemplo, acaba ganhando trocentas a cada edição da Comic-Con — de cenários de The Walking Dead ao Flynn’s Arcade, passando pela galeria de armaduras do Homem de Ferro. Mas essa do Central Perk, porém, já não é novidade nenhuma.

Central Perk de Beijing

Central Perk de Beijing

Cinco anos atrás — portanto, quando a série completava 15 — Londres já tinha recebido a sua réplica do Central Perk, na Broadwick Street. E em Liverpool e Chester, existe o café de verdade, devidamente licenciado. Na China também: em Beijing e em Shanghai existem cafés que replicam TUDO que se via na série, inclusive o menu. O dono é tão fanático pela série que até uma réplica do apartamento do Joey e do Chandler ele montou. #RESPECT

Rapaz, até o BRASIL teve a sua réplica do Central Perk, na época do lançamento da série em Blu-ray. A ideia, porém, era um pouco... diferente. Tratava-se de uma tentativa não tão bem sucedida de uma versão genérica do sofá original e um BACKDROP, pra galera ir lá nas lojas e tirar fotos, que eram publicadas na página oficial da Warner no Facebook (que você pode rir ver aqui). :D

Mas, se você tiver pensando em ir pra Nova York SÓ por isso, primeiro você é uma pessoa um tanto estranha que nunca pensou em ir pra Nova York por qualquer outra razão, tenho outras duas dicas: o prédio que diziam ser o que eles moravam, que fica na 12 Grove St (at Bedford), em West Village; e o tal do VIP Studio Tour da Warner, em Burbank, na CALIFÓRNIA. :D

O Centrel Perk ORIGINAL da Warner (Renan Martins Frade / JUDAO.com.br)

O Centrel Perk ORIGINAL da Warner (Renan Martins Frade / JUDAO.com.br)

É que lá na Warner, além de você ter acesso aos estúdios onde centenas de séries e filmes foram (e ainda são) feitos, você também pode visitar o Central Perk ORIGINAL, digamos assim.

Com o fim de Friends, claro, tiveram de desmontar o set, que ficava no Estúdio 24 — o mesmo em que gravaram, por exemplo, a série da Mulher-Maravilha e Full House. Mas, como Friends AINDA HOJE é a série mais assistida das produzidas pela Warner, líder de audiência em reprises e coisas assim, resolveram REMONTAR o Central Perk, pelo menos, num lugar devidamente exclusivo — com as mesmas dimensões, mesmas marcações, mesmo tudo.

A primeira impressão é de que o negócio é MÍNIMO. E isso é porque... Bom, é porque realmente é mínimo. Nessas coisas de estúdios, duas coisas são extremamente importantes, tirando a economia de dinheiro: tempo e espaço (que, aliás, também se refletem no dinheiro). O Central Perk resume isso: não dava mais do que cinco passos pro pessoal entrar no café e chegar no sofá, por exemplo. Eram as múltiplas câmeras que davam a ilusão de espaço maior, fora os atores dando voltas nas mesas após entrar no cenário minúsculo e antes de chegar na marcação, só pra parecer que o café era enorme.

E sim, essas coisas você aprende fazendo essa visita. Os guias são muitíssimo bem informados e costumam fazer todo um drama em relação a esse set, dizendo que eles, só eles, vão deixar você sentar no sofá; mas eu, por exemplo, já fiz isso umas três vezes. E em todas ouvi essa história. ;D

ENFIM: Se a sua ideia é mesmo SÓ visitar o Central Perk, veja, eu entendo que a ideia seja tomar um café, brincar e a porra toda e, realmente, é muito divertido e eu ADORARIA passear por lá. Mas se você tiver atrás mesmo do que você via na TV, bem... É do outro lado dos EUA. E vale bastante a pena. ;)