Gotham e a arte de matar uma boa personagem (do jeito ruim) | JUDAO.com.br

Qual é o destino da Fish Mooney em Gotham? Não sabemos. Mas já dá pra enxergar o destino de Gotham sem Fish Mooney…

SPOILER! Gotham sempre foi, desde o anúncio, uma série sobre o passado da cidade que um dia terá Batman e toda a sua galeria de vilões. Porém, uma personagem sem qualquer ligação com os gibis foi criada e introduzida logo no primeiro episódio para preencher umas lacunas antes dos vilões serem vilões: Fish Mooney, interpretada por Jada Pinkett Smith.

Um tiro certeiro. O Pinguim ainda não era o Pinguim, o Charada ainda não é o Charada, o Espantalho ainda não é o Espantalho, o Coringa ainda não é o Coringa... Assim, Fish chegou como a vilã pronta, não só atrapalhando a vida do detetive James Gordon e se envolvendo, de alguma forma, como a morte dos Wayne, como também fazendo a ponte entre as ruas e a policia com as famílias mafiosas Falcone e Maroni.

Jada também mandou bem na interpretação, cheia de nuances e capaz de meter medo em qualquer marmanjo. Parecia uma combinação perfeita de bom enredo, boa personagem e boa intepretação que poderiam preencher toda essa primeira temporada.

Fish_Mooney_Gotham2

Só que séries de TV assim, semanais, costumam ser uma obra aberta, talvez tão aberta quanto as nossas novelas aqui no Brasil. A audiência é importante, assim como pesquisas de opinião e até o que o pessoal das emissoras vê de calor nas redes sociais. E é aí que surge o “fator Pinguim”. Simplesmente porque Robin Lord Taylor chutou bundas com o Oswald Cobblepot desde a primeira cena.

“O legal da televisão é que você pode responder imediatamente ao que está funcionando. [...] Robin teve um desempenho genial no piloto, de estrela, e foi natural [focar nele]. Sempre foi a intenção que a primeira temporada fosse sobre a ascensão do Pinguim, então não foi como se mudássemos os planos para ter mais dele”, contou o showrunner Bruno Heller em entrevista ao Hollywood Reporter. “Sempre foi a intenção ter o Pinguim como personagem central, nós apenas tivemos sorte de ter alguém tão bom quanto o Robin para interpretá-lo”.

Não dá pra saber, agora, o quanto exatamente o Pinguim ganhou de mais espaço em relação ao originalmente programado – o episódio piloto, por exemplo, dava um gancho para uma ausência do personagem por algum tempo, o que não aconteceu. O que sabemos é que Oswald Cobblepot teve um rápido crescimento na série, enquanto o conflito de Fish Mooney com Carmine Falcone pareceu ter sido resolvido de forma rápida – tudo em apenas 14 episódios. Com o fim da treta, o caminho ficou aberto para o Pinguim, que até ganhou a sua famosa balada no universo da série.

Fish_Mooney_Gotham5_Pinguim

O fato é que, aparentemente, os produtores ARREGARAM. Preferiram desistir de uma novidade pra investir no que o público em geral já conhece. Pros NEÓFITOS, sem um conhecimento mais profundo do universo do Batman dos quadrinhos, Fish Mooney chama tanto ou mais atenção do que vilões mais clássicos, como o Espantalho por exemplo (citando um que apareceu nos filmes do Christopher Nolan e, portanto, tá bem na mente da galera). Mas, não é difícil encontrar o famoso “uma série sobre o Batman sem o Batman?” por aí.

Se não tem o Batman, que tenha o Pinguim, né? ¯\_(ツ)_/¯

Agora Fish Mooney não tem mais propósito dentro da série. Sua fuga (que poderia resultar em um retorno triunfal) se tornou numa subtrama que não faz muito sentido, envolvendo pessoas sequestradas para tráfico de órgãos (por que fazer as pessoas viverem em condições precárias, ficando doentes, se você precisa dos órgãos saudáveis?), resgatando a existência do Criador de Bonecas, outro vilão do universo do Batman que já tinha sido citado em Gotham.

Realmente acredito que o Pinguim fosse dominar a série ao final da temporada, mas os planos foram devidamente apressados, o que fica perceptível pelo discurso da atriz. “Eu não acho [que vou continuar], não. Eu assinei por um ano e esse ano acabou”, afirmou Jada ao programa Live With Kelly and Michael. “Mas há outras coisas grandes vindo por aí em Gotham, acredite em mim. Há muita coisa boa chegando”.

Um sacrifício que vale a pena? Hm. Não.

Fish-Mooney-3

Você pode alegar que, bom, ninguém ia fazer um contrato de maior duração sem a garantia de uma renovação para a série – mas é mais fácil fazer uma cláusula de liberação em caso de não renovação do que se sujeitar a negociar uma proposta com aumento de salário posterior. Sem falar que a segunda temporada de Gotham já foi anunciada há algum tempo, ela sabe dos planos – tanto os originais quanto os novos... E sabe que não está mais neles.

Aliás, os produtores nem se esforçaram muito em negar isso tudo em um comunicado oficial. “A história da Fish Mooney toma um monte de reviravoltas interessantes e mudanças no final da primeira temporada de Gotham”, disseram eles, em tom enigmático, que não confirma e nem desmente. Mas, né...?

Agora o caminho fica praticamente livre. Talvez no futuro Fish até faça algumas aparições, mas nada tão importante. Enquanto isso, o Pinguim poderá seguir seu vôo solitário... Ainda que pinguins não consigam voar. Mas você entendeu.