Depois do Ultimato, pra onde o Universo Marvel vai nos levar? | JUDAO.com.br

Disney anunciou sua agenda de lançamentos pelos próximos anos, mas não disse quais filmes da Marvel estarão em cada data. Nos resta especular. :)

Onze anos e uma média de dois filmes a cada 365 dias depois, nos despedimos do outrora conhecido como Universo Cinematográfico da Marvel como conhecemos com o final da saga do Infinito em Vingadores: Ultimato e Homem-Aranha: Longe de Casa, a sequência imediata dos acontecimentos que abalaram esse mundo (ou seriam... mundos?). A partir de 2020, a Marvel tocará a Fase Quatro do seu universo de filmes em um novo capítulo com novos heróis, que sentirão o impacto dos últimos eventos.

Mas... o que EXATAMENTE devemos esperar?

No início dessa semana, a Disney divulgou seu calendário de estreias de 2019 até 2027 com todos os seus filmes originais e as produções que “herdou” após a compra da 21st Century Fox. Além de estalar os dedos para todos os filmes do X-Men e do Gambit — sim, AQUELE com o Channing Tatum — anunciados anteriormente pelo ex-estúdio, a Disney apontou as datas em que os novos filmes da Marvel deverão estrear: Maio e Novembro de 2020, Fevereiro, Maio e Novembro de 2021 e Fevereiro, Maio e Julho de 2022.

Ajude o JUDAO.com.br continuar desafiando a cultura pop. Assine!
A partir de R$5 por mês.

Em entrevista recente ao iO9, o produtor Kevin Feige afirmou que o estúdio está trabalhando em um plano de cinco anos que começou a ser elaborado antes mesmo do retorno dos personagens que estavam nas mãos da Fox. Segundo ele, a Marvel está focando em como continuar contando histórias sobre alguns dos personagens que o público já conhece de uma maneira diferente — como é o caso do filme solo da Viúva Negra.

Dirigido por Cate Shortland, Scarlett Johansson reprisará o papel em uma história que se concentra na vida de Natasha Romanoff antes de entrar para a SHIELD. O roteiro escrito por Ned Benson e Jac Schaeffer começará a ser filmado em Junho de 2019, portanto não é difícil pensar que o filme pode se encaixar em uma dessas datas de 2020, dependendo do tamanho da produção. O filme ainda contará com Rachel Weisz, David Harbour, Florence Pugh e O-T Fagbenle.

Outra produção a ser filmada ainda em 2019 é Os Eternos, que poderia entrar em outra categoria mencionada por Feige. Segundo ele, o estúdio está pensando em formas de introduzir “novos personagens que até mesmo os fãs mais hardcore, fãs de quadrinhos, mal conheceram ou quase não ouviram falar”. Criados por Jack Kirby em 1976, os Eternos são uma raça originada do homem primitivo, os primeiros habitantes da Terra. Com sua genética sendo drasticamente modificada pelos Celestiais, essa raça de seres imortais moldou a história e as civilizações da Terra.

Os responsáveis pela introdução desses seres no MCU serão a diretora Chloe Zhao e os roteiristas Matthew K. Firpo e Ryan Firpo. O filme será protagonizado por Angelina Jolie e ainda conta com Kumail Nanjiani e o sul-coreano Dong-seok Ma, além de supostas conversas com Richard Madden. Sem qualquer desvios pelo caminho, a produção — que, de acordo com rumores, focará no romance entre os eternos Sersi e Ikaris, além de introduzir o primeiro super-herói abertamente gay nesse Universo — poderia estar pronta para Novembro de 2020.

Outro personagem inédito é Shang-Chi, que também ganhará um filme para chamar de seu em um futuro próximo. Dirigido por Destin Daniel Cretton, esse é o primeiro filme da Marvel Studios estrelado por um super-herói asiático. Feige afirmou que essa produção será “bastante intrigante” para o público e para a própria equipe, já que será diferente de tudo feito anteriormente. “Nós queremos realizar obras que as pessoas percebam que foram arriscadas. E fazer a história de um herói de ascendência chinesa é algo bastante intrigante para nós. Será bem diferente e especial”, disse o produtor. Ainda não existe qualquer confirmação sobre atores, enredo (escrito por David Callaham) ou até mesmo o cronograma oficial. Então, é difícil imaginar em qual momento esse filme entrará nos cinemas, mas pela programação tradicional do estúdio, poderíamos esperá-lo para 2021.

Doutor Estranho 2, novamente dirigido por Scott Derrickson e uma das sequências já confirmadas pelo estúdio, busca um roteirista e existem rumores sobre o principal antagonista ser Nightmare, um demônio regente da Dimensão dos Sonhos que se alimenta do medo das pessoas durante o sono e é um dos principais vilões protagonista nos quadrinhos.

Doutor Estranho 2 também contará com os retornos de Benedict Cumberbatch, Rachel McAdams, Benedict Wong e Chiwetel Ejiofor, com filmagens programadas para primavera de 2020 no hemisfério norte. Com esse cronograma e sem grandes mudanças, o filme poderá estar pronto para Maio de 2021.

Depois do espetacular sucesso ao ser melhor bilheteria dos EUA em 2018, Pantera Negra 2 é um dos retornos mais aguardados do MCU. Apesar da confirmação do retorno de Ryan Coogler como diretor e roteirista, não existe qualquer informação sobre o enredo ou o elenco, mas alguns especulações começaram a circular na internet após uma pequena cena de Ultimato onde Okoye menciona terremotos sub-oceânicos ocorrendo na costa da África.

Apesar da informação passar despercebida pelos personagens, muitos acreditam que esse poderia ser um indício da introdução de Namor no próximo filme do herói. Após mostrar um anti-herói no primeiro filme, faz sentido Coogler introduzir outro personagem que também caminhe nessa linha fina entre a bondade e a vilania, principalmente porque ele tem um histórico de luta contra Wakanda.

Mas, sem qualquer confirmação oficial, os retornos de Chadwick Boseman, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Letitia Wright, Angela Bassett e Winston Duke são esperados, provavelmente para 2021.

Outra sequência confirmada é Guardiões da Galáxia 3, que passou por uma quantidade considerável de problemas após a demissão e readmissão do diretor James Gunn. Em Ultimato, vimos a Gamora do passado desaparecendo no presente após a morte de Thanos e aparentemente o próximo filme seguirá os Guardiões procurando pela personagem, agora com Thor a tiracolo.

Como a agenda do diretor está consideravelmente cheia com a produção de Esquadrão Suicida 2, não espere essa sequência até, no mínimo, 2022.

Aí, ainda existe a expectativa da sequência de Capitã Marvel, apesar do estúdio ainda não ter divulgado qualquer informação sobre isso. Mas, com uma bilheteria de mais de U$ 1 bilhão, dificilmente a Marvel abrirá mão de uma continuação e proooovavelmente, esse filme entrará em cartaz em 2022.

Isso tudo, é bom repetir e deixar bem claro, são apenas especulações. Um ano, um ano e meio entre o início da produção de um filme e sua estreia é um tempo MUITO pequeno — vale lembrar que, por exemplo, Jon Favreau largou a direção de Homem de Ferro 3 por conta do prazo apertado de apenas dois anos que a Marvel queria pra estrear o filme que, no fim das contas, acabou sendo muito menor que os outros dois.

Pode ser que nada disso esteja certo, outros filmes surjam por aí (até porque a Disney colocou “filme Marvel”, não “filme MCU” na sua agenda) e, se for o caso, a gente vem aqui falar sobre isso.

E se você espera uma produção com os X-Men, é melhor esperar sentado já que, segundo Feige, esses personagens ainda vão demorar para entrar no MCU. Mas existe uma quantidade considerável de novas histórias que valem a pena esperar, certo?