Agora será necessário comprar HQs diretamente pelo site
Já havíamos comentado há tempos aqui no JUDÃO que comprar HQs digitais no ComiXology via web era melhor do que fazer isso via app – principalmente porque o leitor economizava um pouco e uma maior fatia do bolo ia pra editora. Porém, a compra de gibis via app para iOS e Android estava disponível, é mais prático comprar diretamente no tablet/smartphone que você vai ler, enfim... O importante é ter poder de escolha.
Ou melhor, ERA. Após ser comprada pela Amazon, a ComiXology seguiu a recente política da gigante das vendas e tirou a possibilidade de compras via app em uma nova versão da loja. Na real, eles tiraram totalmente A LOJA da bagaça. Agora o app serve apenas para baixar o que você comprou no site deles.
O impacto deve ser grande, ao menos no bolso da Apple e do Google. É que, tirando games, as HQs eram as coisas mais vendidas dentro de aplicativos nas plataformas dessas duas empresas.
Tem mais: por ser um aplicativo totalmente novo, que exige um novo download, é necessário sincronizar novamente sua conta e baixar mais uma vez toda a sua biblioteca de HQs. Ok, você pode manter ainda o app antigo e ler as HQs por lá, mas acaba que isso também não é prático.
Já tem muita gente reclamando da mudança e a nota do ComiXology na AppStore já caiu pra uma estrela – antes era um aplicativo 5 estrelas. Pra tentar compensar, a empresa está oferecendo um voucher de US$ 5 de brinde.
O fato é que duas empresas que tinham pouca relação com HQs vão parar te tirar a sua (enorme) fatia do bolo. Vai sobrar mais dinheiro para a ComiXology, editoras e quadrinistas. Você vai ter um pouco mais de trabalho, mas o mundo será mais justo, no final das contas...