Encontro com Rama: a descrição científica do primeiro contato da humanidade com um objeto alienígena | JUDAO.com.br

Arthur C. Clarke narra com maestria todos os detalhes da missão responsável por explorar o colosso Rama nesse clássico da ficção científica :)

Uma vez entrei sem querer no vagão exclusivo pra mulheres do metrô. Eu tava distraidaço escutando um podcast e não me liguei mesmo. As portas fecharam, arranjei um lugar pra mim e comecei a observar meus arredores. A primeira coisa que passou pela minha cabeça foi: “caramba, tem muita mulher aqui“. A segunda coisa: “olha, acho que sou o único homem nesse trem“. A terceira: “por que elas tão me olhando de cara feia?“. Quando eu tava começando a me achar ainda mais feio do que já sou, finalmente entendi o que tava rolando.

Aja como um NÃO estuprador“, disse pra mim mesmo. Fiquei na minha, com as mãos à mostra, olhando fixamente pro nada até conseguir sair na parada seguinte. E aí eu parei pra pensar no que tinha rolado. A minha simples entrada no vagão errado provocou preocupação e até mesmo medo nas pessoas basicamente porque elas não sabiam quais eram as minhas intenções. Eu era um objeto estranho naquele universo.

Imagine então o que rolaria se uma nave alienígena colossal adentrasse o nosso Sistema Solar. Pois é exatamente o que acontece no fantástico Encontro Com Rama, do mestre Arthur C. Clarke. ;)

No livro futurista de 1973, após um meteoro cair na Itália em 2077 (save the date!) e transformar Veneza numa Atlântida contemporânea, o governo da Terra cria o sistema Spaceguard, cuja função é monitorar os asteroides do nosso quintal (FUN FACT! esse projeto virou realidade em 1992 e foi batizado com o mesmo nome em homenagem ao autor).

[one-half]Encontro com Rama[/one-half][one-half last=”true”]Em 2130, um estranho objeto é detectado próximo a Júpiter. A princípio os astrônomos pensam que se trata de mais uma pedra gigante solta pelo espaço, categorizada como 31/439, mas caroços começam a aparecer nesse angu. Pra começar, o seu movimento de rotação é rápido demais pro tamanho gigantesco que ele aparenta ter. Além disso, sua velocidade e ângulo da trajetória indicam que ele não orbita o Sol, o que quer dizer que 31/439 vem de fora do Sistema Solar.

E o mais curioso: é impossível que Rama — como o objeto é posteriormente batizado — seja um asteroide, visto que estes têm superfícies irregulares, fazendo com que a luz do Sol refletida nunca seja a mesma devido à sua rotação (SCIENCE!). Rama, por sua vez, reflete a luz de maneira uniforme, OU SEJA, possui uma área completamente regular.[/one-half]

A sonda Sita é então enviada de uma das luas de Marte pra fotografar o objeto e é aí que o negócio fica sério de vez: os astrônomos descobrem que Rama é um cilindro perfeito de 20km de diâmetro e 54km de comprimento (o equivalente a 1392 Gols brancos), tornando esse o primeiro contato da humanidade com uma nave alienígena.

A espaçonave tripulada Endeavour — a única próxima o suficiente pra interceptar Rama antes que ela deixe o nosso Sistema — é enviada pra estudar o objeto. A missão, liderada pelo comandante Bill Norton (Bruce Willis já morreu em 2130), decide ignorar tudo que Hollywood já nos ensinou e entrar na nave colossal. E o que eles encontram lá dentro acaba por gerar muito mais perguntas do que respostas. ;)

Endeavour, a nave da missão (Arte: TomEdwardsArt / CGHub)

Endeavour, a nave da missão (Arte: TomEdwardsArt / CGHub)

Cada parte de Rama é descrita com maestria, onde tudo aparenta ter embasamento científico pra acontecer. Por mais que esse não seja um livro de suspense, o mistério presente nas 256 páginas é de tirar o fôlego. Você sempre quer saber o que mais a equipe da Endeavour pode encontrar. E o elemento do tempo deixa tudo ainda mais acelerado e frenético. :)

E é engraçado que tão tentando levar o livro pros cinemas há anos já. Mais precisamente, ninguém menos que Morgan Freeman tá tentando produzir e estrelar essa bagaça desde 2000. No início de 2012, DOZE anos depois, o ator disse que ainda tá correndo atrás do roteiro perfeito pra começar a adaptação. EU TENHO FÉ! \o/

Com ou sem filme, Encontro com Rama é um verdadeiro marco da ficção científica. Depois de conhecer a história, você começará a perceber o quão forte é a influência da obra na cultura pop atual. O exemplo mais recente é a estação espacial de Elysium, claramente inspirada no interior de Rama. Só que diferentemente do longa do Matt Damon, o livro é sensacional do começo ao fim. ;D

Rama por Dentro

Rama por Dentro