Então tá, vamo falar do Homem-Aranha nesse novo trailer de Capitão América: Guerra Civil | Judão

Como proceder quando você preferia ter visto a revelação no cinema, mas PUTAQUEPARIU É O HOMEM-ARANHA COM OS VINGADORES? :D

Bom, a esta altura do campeonato, acreditamos que você já tenha assistido ao novo trailer de Capitão América: Guerra Civil, né? Você deve ter, portanto, visto o NOVO Homem-Aranha em ação, de uniforme completo e tudo. Ficou legal? Ficou. MUITO. Mas a grande questão aqui é: precisava? ;)

Olha, eu dei uma surtada quando vi o Homem-Formiga na ponta da flecha do Gavião Arqueiro. PURO FANSERVICE, fato. Achei incrível. Mas pô, Marvel, deu uma queimada na largada aí, hein? Eu teria guardado isso pro filme, não precisa mostrar TUDO nos trailers, será que vocês não aprenderam nada com A Era de Ultron?

E aí eis que naquela cena de treta no aeroporto, com #TeamCap e #TeamIronMan se encarando pra pancadaria que deve encerrar o filme ou um dos seus arcos, Tony Stark pede a paciência e grita pelo PIRRALHO — ainda que, em inglês, ele grite “Underoo”, termo usado pra toda e qualquer ROUPA DE BAIXO que seja estampada. Sabe essa calcinha de Hora da Aventura que você tá usando agora? Underoo, que nesse caso é uma referência ao que parecia o uniforme do Peter Parker quando Tony o conheceu — mas sobre isso falaremos mais pra frente, porque veio a rajada de teia no escudo e nas mãos do Capitão América.

...o trailer podia ter acabado ali. Escurece a tela, a gente ouve o “hello, everyone”. Deu. Mas...

Homem-Aranha

Eu não queria ver o Homem-Aranha neste trailer. Eu queria ver o Homem-Aranha apenas no filme. Sério. Lembra do que o JJ Abrams fez com o Luke Skywalker na divulgação de Star Wars? Então. Segura, não precisa ir com toda esta sede ao pote. Apareceu só a mãozinha metálica apoiada no R2-D2, numa cena de flashback. Ficou guardado pro finalzinho, pra ser a cereja do bolo. Porque você já sabia mesmo que o Luke estaria no filme. Assim como você também já sabia que o Homem-Aranha ia dar as caras em Guerra Civil. Guardar isso para o filme seria preservar a EXPERIÊNCIA de ir ao cinema. A arma secreta do Tony Stark podia ter continuado secreta.

O foda é que, pra mim, aí tem o OUTRO lado da moeda. Porque quem estava falando no parágrafo acima é o meu lado RACIONAL. O jornalista, o profissional, o crítico de cinema, o sujeito que se especializou em cultura pop. Que pensou isso de imediato. Só que, logo na sequência, um sorriso enorme se abriu no meu rosto. E aí o lado EMOCIONAL falou bem mais alto. Vibrei. O lado do fã que tem o Homem-Aranha como herói favorito desde os 7 anos de idade. E que imediatamente pirou ao vê-lo, finalmente, do lado dos Vingadores na versão cinematográfica, coisa com a qual eu vinha sonhando desde que os heróis mais poderosos da Terra se uniram na telona pela primeira vez.

Como lidar com esta dualidade? Sei lá, na verdade. :D

Spider-Man

Este novo visual do Homem-Aranha tá com um quê de John Romita. O uniforme é uma variação do clássico com listras cortando as mangas e a parte de cima da bota, lembrando um pouco a linha mais “modernosa” do atual uniforme que Peter Parker, empreendedor adulto de sucesso, usa nas HQs — além de ser “largo” o suficiente pra se parecer mais com um tecido normal do que com os SPANDEXES que estamos acostumados.

E esta seria uma segunda, ou terceira, ou enfim, não-primeira versão do uniforme.

De acordo com o Latino Review, primeiro Peter Parker apareceria com uma roupa simplona, pobrinha, feita em casa, que se parece com um UNDEROO, e depois ganharia uma parada mais avançada, cortesia de Tony Stark, fazendo referência à trama do Aranha de Ferro na versão papel de Guerra Civil. Ah, sim: e agora está confirmado de vez que, pelo menos em alguma parte da história, Peter Parker vai estar do lado do Homem de Ferro nesta luta.

Se isso vai durar, bom, são outros quinhentos...

A aranha que ele usa como símbolo na frente é BEM menor do que aquela estilizada de patas enormes que vimos nas versões do Tobey Maguire e do Andrew Garfield. E ainda deu pra gente ver, nas costas, que ele vai mesmo ter o que o Borbs chamou de BARATA GORDA: aquela aranha redonda vermelhona que é típica do design sessentista do personagem – e que o desenho Ultimate Spider-Man trouxe de volta.

Homem-Aranha

A coisa mais legal de perceber, no entanto, é que a Marvel optou por fazer uso de um recurso bastante divertido dos gibis: a movimentação dos olhos do Cabeça de Teia. Não são raras as vezes em que os olhos da máscara do garotão se mexem para dar mais personalidade e ênfase ao que o herói fala – afinal, com aquela cara toda tapada, sem a boca aparente, faz sentido como recurso narrativo. Sabe o que rola com Deadpool? Então. Originalmente, na verdade, foi o Mercenário Tagarela que se inspirou no Escalador de Paredes, e não o contrário. =D

E eles ainda fazem um barulhinho quando se mexem, tipo os pedaços da armadura do Homem de Ferro quando ele move. Cortesia das Indústria Stark.

Nesta história aqui, sou #TeamCap desde sempre. Todo mundo aqui no JUDÃO, aliás. Desde os gibis do Mark Millar. Tomara que o Homem-Aranha mude de lado e perceba a cagada o quanto antes. ;)

Capitão América: Guerra Civil estreia em 28 de Abril no Brasil. Il, il, il.