Se tudo acontecer como previmos, essa será a única aparição pública do Cabeça de Teia antes da estreia do filme. OH NOES!
Tudo bem que eu não sou um dos ENTUSIASTAS da ideia de mostrarem o Homem-Aranha no trailer, nem como fã da Marvel, nem como o jornalista de cultura pop. Na verdade, me senti mais DECEPCIONADO quando o vídeo não ficou todo preto depois que a teia sequestrou o escudo do Capitão América.
Sabe? Hoje não, hoje não, hoje não!... Hoje sim...
Sim, o design é legal, cheio de história em e dos quadrinhos, apertado o suficiente pra mostrar os músculos e largo o suficiente pra se parecer com tecido, mesmo que seja feito de qualquer coisa que permita que os olhos tenham alguma expressão (por favor, gente, é um adolescente que ganha poderes de aranha, a tecnologia na máscara me parece o mais próximo de conseguirmos no mundo real, vamos relaxar e curtir!). Tem também aquele logo no peito, que é um homem AND uma aranha, numa coisa bem coorporativa, bem Stark Industries — que, bom, sabemos que é quem cria esse uniforme.
SE por acaso você não tinha enxergado nada disso, é só olhar de novo que vai perceber. Vai demorar o que, uns dois minutos? Aí você vai compartilhar com alguém, “olha isso!”. E lá vai a imagem se repetir mais algumas centenas de vezes. Quer ler algum site de cultura pop? A foto tá na capa do JUDÃO e tantos outros, dos mais diversos lugares do mundo. O trailer já foi visto mais de 100 Milhões de vezes...
Tá lá no twitter, no Facebook, no Instagram.
Você não?
Passei um fim de semana aspirando e arrumando a casa, assistindo ao Corinthians, Arquivo X, filmes, produzindo o nosso podcast, comendo açaí, fugindo das redes mais sociais e, enfim, tentando ao máximo ocupar a minha cabeça de qualquer outra coisa... Mas, invariavelmente, lá estava ele, estático, me encarando, cerrando aqueles olhos como se tivesse miopia e quisesse ler alguma coisa a mais de 1m de distância, no meio daquele nada.
Era um meme, algum comentário, alguma história, alguma notícia, alguma nãotícia. Até camiseta virou.
É uma imagem que chega com o peso de ser “enfim o Homem-Aranha no Universo Marvel”, e funciona nesse sentido, veja bem. Pra falar bem a verdade, pode ter sido uma ÓTIMA ideia da Marvel revelá-lo dessa maneira, deixando todo o desenvolvimento do personagem, antes e depois, pro filme. Tirando a coisa do “Underoo”, que imediatamente leva a ideia de que o primeiro uniforme se parecia com uma CUECA ou algo assim, não sabemos de mais nada. Em que ponto ele surge? Como o Tony Stark o encontra? Onde ele estava durante a batalha de Nova York? Não teremos a experiência da surpresa, do ineditismo — muitas vezes importante — no cinema, mas pelo menos poderemos conhecer aquele Peter Parker / Homem-Aranha na tela grande.
Ok, vamos aceitar isso: não foi a revelação do Homem-Aranha, mas sim sua imagem.
Mas, perceba: é uma imagem que não diz nada, não significa porra nenhuma. Ela não conta uma história, não tem uma história. Não diz nada sobre o personagem, sobre qualquer coisa que a gente já não soubesse anteriormente. Nem mesmo EXCITA os fãs que, por mais pelados que tenham corrido pelas ruas do universo, acabaram mesmo ficando CALMOS sabendo que, sim, ele tá no filme e, sim, ele vai ter uma participação importante e/ou interessante.
Marimoon no #365nus, por exemplo. Foram ANOS de teasing, ANOS de sugestão, transparências, tarjas, lendas urbanas... Você quer, você tem a necessidade de olhar para os que podem ser os peitos mais lindos do Universo, seja lá qual sua orientação sexual. Se quiser, você pode ainda pensar no fato de ela estar pelada em cima de um telhado, onde passam baratas, ratos e chuva ácida. Tem também um gatinho (juro, pode procurar), toda uma composição que, pelo jeito, só o Fernando Schlaepfer consegue captar... Uma imagem que você pode até se acostumar, pode até querer variar um pouco com outras, mas JAMAIS vai negar a beleza, se por acaso trombar com ela por aí.
Mesmo a primeira foto de Andrew Garfield como o Teioso, lá em 2011, pra ficarmos numa teia mais específica. Peter Parker, todo fodido de alguma treta, suado, uniforme rasgado, andando por Nova York, carregando a mochila. Disparadores! A imagem tem uma história. Pode nem ser a história do filme, isso é o de menos, é marketing. Mas ela te diz algumas VÁRIAS coisas.
E o que essa imagem do Homem-Aranha da Marvel Studios faz por você além de mostrar que é feita por Tony Stark e é o Homem-Aranha da Marvel Studios? O que exatamente sobre isso você não sabia?
É aquela coisa. Poderia ter sido revelado em uma daquelas trocentas artes promocionais, que mostrariam a presença do personagem, possivelmente até em ação, ainda que não fosse o REAL DEAL — a galera poderia endoidar com essa coisa de ver, mas não ver; ver, mas não ter o acesso. Poderia, também, ter mostrado o uniforme em detalhes de uma outra maneira no trailer, tipo o moleque vestindo, em imagens mais fechadas, ou largado num quarto adolescente. MESMA COISA: tá lá, mas não é tudo.
Poderia, óbvio, ter mostrado o herói em ação, pra galera endoidar com o que ele pode fazer, contra quem vai fazer — sabe a cena do Homem de Ferro tretando com o Bucky e o Capitão América ao mesmo tempo? Trailers, no fim das contas, servem pra isso. Entraríamos DE NOVO na discussão de mostrar demais, mudar a experiência, tirar alguma graça... Mas teríamos o novo Homem-Aranha, de fato.
Agora, corremos o risco de passar um mês e meio com a MESMA IMAGEM sempre que alguém for se referir ao Homem-Aranha da Marvel. Em memes, em sites, em revistas, em redes sociais. ISSO ou aqueles montes de clipes que surgem na semana de estreia revelam a porra toda... Não tem mais pra onde fugir.
Esconde de novo, Marvel! Ainda dá tempo... Eu acho. :D