É, aquele projeto envolvendo Guillermo Del Toro continua no limbo junto com tantos outros projetos do mexicano mais legal do mundo. Mas pra quem curte as animações da DC…
Guillermo Del Toro é um cara fascinante. Não só pelas histórias que conta e pelo formato delas, mas pela paixão que ele sempre demonstra por cada coisa que faz. Porém, talvez até por tanta PAIXÃO, diversos projetos ficam pelo caminho, como o filme baseado na Liga da Justiça Sombria das HQs da DC (chamado de Dark Universe) que, depois de idas e vindas, sumiu do noticiário e, de acordo com o THR, não teria mais o envolvimento do diretor e produtor.
Mas isso é sobre o filme live action... Porque teremos sim um longa-metragem da Liga da Justiça Sombria. ANIMADO.
O British Board of Film Classification, que, como o nome indica, recebe filmes para classificá-los antes do lançamento, colocou nos créditos da animação A Piada Mortal um SNEAK PEEK de Justice League Dark, indicando que este será o filme seguinte na linha de filmes animados da DC.
Enquanto fatalmente o Del Toro reuniria os personagens sombrios dos quadrinhos, como o Desafiador, Monstro do Pântano e Constantine numa história própria, essa animação deverá adaptar o primeiro arco do gibi Justice League Dark, chamado In The Dark, publicado em seis edições entre 2011 e 2012.
Na história, que se passa logo após o reboot da DC, a Magia (ou Encantadora, enfim, a mesma do filme do Esquadrão Suicida) derrota a Liga da Justiça “oficial”, aquela de Batman e Superman, forçando a união de um grupo de personagens com poderes mágicos. Zatanna, então, se encontra com John Constantine, Desafiador, Madame Xanadu e Shade, O Homem Mutável, para unir forças e derrotar a vilã.
O roteiro, escrito por Peter Milligan, trouxe de volta o misticismo e a magia ao Universo DC, que eram pouco explorados desde o ADVENTO do selo Vertigo, ainda na primeira metade dos anos 1990. O gibi também aprofundou muito a conexão entre esses heróis e vilões mágicos, principalmente as diferenças entre eles, com destaque todo especial pro Constantine, sempre manipulador.
Outros personagens, como Orquídea Negra, Frankenstein, Pandora e o Monstro do Pântano se uniram à equipe ou a ajudaram – e pode ser que apareçam na animação, também.
Levando em consideração todo o histórico das animações anteriores, Justice League Dark deve ser lançado em algum momento entre o final de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Se der certo, há a chance de continuações – o segundo arco dos gibis, com a Liga Sombria enfrentando vampiros e com a participação do Batman, é outro que daria um ótimo filme.
Isso tudo não quer dizer, porém, que a versão live action esteja morta e enterrada. O projeto ainda pode acontecer, seja ou não com o Del Toro, afinal há um descolamento natural entre o que é feito nas animações e no cinema. Pra você ter uma ideia, Batman: O Cavaleiro das Trevas foi lançado em DVD e BD em 2012, enquanto agora em 2016 tivemos Batman VS. Superman, que também é inspirado no clássico do Frank Miller, chegando aos cinemas.
A parte BOA é que, se o projeto do Del Toro nunca sair do papel, ainda vai ser possível ver um FILME da Liga da Justiça Sombria, mesmo não sendo aquele que você realmente queria... ;)