Foi o roteiro que tirou Edgar Wright do filme do Homem-Formiga | JUDAO.com.br

Ou melhor, o que fizeram com o roteiro…

Diferenças criativas podem significar qualquer coisa. Por exemplo, a galera costuma achar o Romero Britto um enorme monte de cocô, ainda que ele ganhe dinheiro pra caralho com tudo o que faz. Mas, no caso da saída de Edgar Wright da cadeira de diretor do filme do Homem-Formiga, que nos últimos meses começou a enfim ganhar uma cara, isso se refere ao roteiro, especificamente.

Ou, pelo menos, o que sobrou dele.

Segundo fontes ligadas à Marvel, o estúdio não tava gostando nada da visão de Wright para o filme há algum tempo. Kevin Feige, o presidente — que chegou a afirmar que a visão de Wright era a razão para que o filme fosse feito — acabou pedindo algumas revisões no roteiro, que foram feitas, mas sem que Wright pudesse palpitar.

Na semana do dia 19 de Maio, então, ele resolveu pegar o chapeuzinho, um Cornetto e sair andando.

Kevin Feige se divertindo com Edgar Wright na Comic-Con 2012

Kevin Feige se divertindo com Edgar Wright na Comic-Con 2012

Segundo o Hollywood Reporter, algumas pessoas do estúdio sentem que Guardiões da Galáxia pode estar indo longe demais e que a Marvel não quis se arriscar com o Homem-Formiga que, a partir de agora, corre perigo — muita gente da equipe saiu, prevendo atrasos na produção, e pode não ser tão fácil encontrar um diretor que assuma a bronca de dirigir um filme que, bem ou mal, estava há oito anos na mão de uma outra pessoa.

Isso me lembra um pouco o que aconteceu com X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Pra começar a produção, Matthew Vaughn saiu — o que não é surpresa nenhuma, conhecendo o currículo dele. Não deu muitas horas e Bryan Singer assumiu e o resultado você viu: não é exatamente um filme do Singer. Já havia todo um plano por trás e Singer, que era o produtor, resolveu abaixar a cabeça e aceitar a ideia. Deu certo.

Com a Marvel é ÓBVIO que há planos. Talvez só o primeiro Homem de Ferro e O Incrível Hulk (e talvez o terceiro filme do Ferroman, já que é Robert Downey Jr. quem manda) tenham sido feitos com um pouco mais de liberdade, uma vez que depois TUDO precisava se encaixar — e é assim desde então. E tem funcionado.

O filme do Homem-Formiga faz parte de um plano — ou pelo menos passou a fazer depois de um tempo. E não vai ser a saída de um diretor que vai mudar isso. Assim como a Copa, o filme vai sair de um jeito ou de outro e as chances do time da casa ser campeão são enormes.

Só uma pena o preço que tenha sido pago pra isso acontecer. Pago inclusive por Edgar Wright, que mais uma vez se fode ao trampar com estúdio grande (ainda que, quando assumiu a bronca, a Marvel fosse só um estúdio independente e começando a ter ideias malucas).

Que dê tudo certo pra todo mundo — principalmente pra gente. :)

Homem-Formiga