Criação de Mike Mignola teve o seu FINALE (ao menos por enquanto) em Hellboy in Hell #10, e foi em grande estilo
SPOILER! Há uma coisa interessante sobre os personagens autorais: depois de anos, eles ganham vida na mente do autor. É como se as crias escolhessem as próprias falas, as próprias lutas, os próprios destinos. Com a principal cria do quadrinista Mike Mignola não foi diferente: foi o próprio Hellboy que escolheu o seu fim, que aconteceu em Hellboy in Hell #10, publicado na ultima quarta-feira (1) pela Dark Horse.
Tudo começou em 2012, quando o Hellboy morreu, numa tentativa do Mignola de tirar o personagem de todos os rolos terrenos que ele entrou, podendo viver uma nova aventura na qual “ele apenas fosse dar uma volta”, como definiu o criador em entrevista ao CBR.
Ainda de acordo com Mignola, Hellboy in Hell era pra ser eterno, pra durar anos. “E então, eram pra ser quatro encadernados. Depois, três”. E aí ficou nas dez edições ESPARSAS, que demoraram quatro anos para sair.
A grande chave nessa mudança de rumos foi, de acordo com o autor, quando o “passeio” do Hellboy virou uma luta contra Satã. Com a morte do vilão, a história se esvaziou. O próprio Mignola confessa que, pra ele, já tinha dado — e que, como precisava de dez edições para ter mais um encadernado, ampliou a história em mais duas. Foi o máximo que deu pro Garoto do Inferno.
Fica realmente difícil imaginar algo muito além do que matar o próprio Satã. Já é um auge para o personagem, com tudo o que vier depois apenas ficando na sombra disso. E, como explica o próprio autor, “eu nunca soube o porquê Hellboy matou Satã”.
Hellboy in Hell #10 é um bom fechamento pra história, com um grande texto e momentos de quebra da quarta parede, com a revista se tornando quase que um mockumentary em certos trechos. O herói fecha a sua luta contra os últimos ASSECLAS de Satã, trazendo a sensação de encerramento. Na arte, Mignola parece estar um pouco mais preguiçoso, mas, sinceramente, combina com todo o clima da HQ.
Resta, agora, saber qual será o destino do Hellboy. Mignola diz ter outros caminhos na mente, outras histórias, mas vai saber quando e SE elas serão contadas. No mínimo, será só a partir de 2017, quando o quadrinista voltar de ~férias. Mas não vai depender dele: Hellboy continuará, de alguma forma, se assim quiser, se achar que é válido viver uma nova aventura. Tá bem claro que é ele quem dita os rumos, agora. E que o inferno pode ser um lugar legal pra ficar tranquilo, de boa.
E se o Hellboy nunca mais voltar, bom... Sorria porque ele tá curtindo uma boa vida no inferno.