Já dá pra fazer animação com inteligência artificial! | Judão

Sistema Craft conseguiu criar episódios de Os Flintstones a partir de bancos de imagens. Parece mais com um pesadelo? Parece. MAS… :D

Um episódio de Os Simpsons demora cerca de 6 meses pra ficar pronto. No ano passado, os criadores de Rick and Morty tiveram que se desculpar pela demora no lançamento da terceira temporada (e agora já estão meio que tretando por conta da quarta). A gente fica um tempão esperando. Fazer uma série animada requer muito, muito trabalho, maaaas talveeeez uma ferramenta consiga nos ajudar a ver novos episódios mais rapidamente

Estudantes da Cornell University, em Nova York, desenvolveram um sistema chamado Craft (sigla para Composition, Retrieval and Fusion Network) que cria cenas inéditas animadas a partir de frases descritivas.

Os idealizadores alimentaram o banco de dados com mais de 25 mil clipes de três segundos de Os Flintstones (POR MAIS que pareça algo saído dos Jetsons, né?), categorizando tudo por personagens, ações, posições, localizações e objetos. Depois, inserindo textos como “Fred conversando no quarto com Wilma”, o Craft recolhe as imagens que armazena e monta o trecho sugerido.

O resultado dá pra ver aqui, ó:

Tá, eu sei, ainda parece uma coisa saída de um pesadelo. Mas veja só: a partir apenas das frases colocadas, o Craft foi capaz de reproduzir as cenas requeridas em um tempo mais curto do que um animador faria do jeito clássico.

Não é pra achar que ele pode substituir o trabalho artístico de toda a equipe, claro. MAS, se for aprimorado, o sistema conseguiria ajudar com sequências mais simples, como de conversas entre personagens ou uma simples caminhada pelo cenário. E então, com mais folga, as equipes poderiam focar em cenas mais elaboradas, em conteúdos diferentes… enfim.

Quem sabe, né?