Le Mans, a série, te convida a acelerar na mais tradicional corrida de endurance do mundo | Judão

Produção original da Amazon foi lançada nesta sexta-feira (9) e revela tudo da edição 2015 das 24 Horas de Le Mans

Se nos quadrinhos a TRINDADE da DC Comics é formada por Mulher-Maravilha, Batman e Superman, no mundo do automobilismo ela é formada pelo GP de Mônaco da F1, as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans. Provas históricas, tradicionais e tudo mais. Só que há um problema aí: uma delas recebe menos atenção do que deveria. E, meio que para preencher essa lacuna, foi lançada nesta sexta (9) a série Le Mans: Racing is Everything.

A corrida francesa, que rola todo ano no Circuito de La Sarthe, é aquela menos lembrada nessa trindade das quatro rodas. Mônaco e Indianapolis estão todo ano na TV aberta, atraindo o público e trazendo rostos conhecidos. Mas Le Mans, com seu formato de UM DIA INTEIRO de corrida, nunca conseguiu ter o mesmo charme pra mídia e, por consequência, acaba tendo menos fãs envolvidos.

Le Mans é uma enorme festa de borracha e gasolina, que obriga carros, equipes e pilotos (são três por carro, aliás) a buscarem seus limites. Uma paixão tão grande que, no passado, fez com que os atores Paul Newman e Steve McQueen corressem em La Sarthe. Newman, aliás, foi segundo na classificação geral da edição de 1979, enquanto McQueen acabou optando por desistir de participar da edição de 70 (na qual dividiria um carro com o campeão mundial de F1 Jackie Stewart) para focar nas cenas que precisava gravar para o fime As 24 Horas de Le Mans.

Anualmente, grandes fabricantes de carros constroem protótipos com a mais alta tecnologia – hoje, por exemplo, temos carros híbridos com tração integral. Mas não é só isso: são quatro categorias correndo junto, compreendendo carros GTs (como modelos da Aston Martin, Ferrari e Porsches 911) e até um espaço para pilotos amadores. Ou seja, se você consegue pagar a conta, dá pra acelerar um Corvette por algumas horas ao lado de gente como André Lotterer, Mark Webber, Giancarlo Fisichella, Nelsinho Piquet e Scott Dixon, entre outros.

Sem falar que, na prática, é o aprendizado desses carros que influência mais os modelos que andamos, e não exatamente a tecnologia da F1.

Esse universo de corridas, chamado Endurance, é o ponto de partida de Le Mans, a série. Dirigida por James Erskine, que já fez um filme em 3D sobre essa mesma prova, a produção se divide em duas grandes partes.

Na primeira, acompanhamos os preparativos, os treinos e a prova de 24 horas de Le Mans em 2015. Com imagens incríveis e uma narração bem afinada (feita por uma equipe inglesa), temos toda a emoção das disputas, problemas e acidentes da corrida. Já a outra parte, que se intercala com a primeira, traz os bastidores de tudo isso. Conhecemos mais sobre a preparação de pilotos como Mark Webber e André Lotterer, ou vemos a vida de Jann Mardenborough, um jovem piloto inglês descoberto num torneio entre jogadores de Gran Turismo, o game do PS4. Juro.

Também há um olhar direto na parte técnica dos carros, de uma forma bem didática. Eles explicam as diferentes categorias de Le Mans e as diferenças entre os principais carros da disputa. Você vai ver, por exemplo, os motivos da Nissan investir em um carro com motor à frente do piloto, algo nada usual no automobilismo moderno.

O resultado disso é uma edição bem dinâmica, que alterna entre momentos de ação na pista com coisas um pouco mais densas. Não fica chato pra ninguém, além de não soar superficial para os mais entendidos. Quem não se liga tanto em automobilismo pode ficar um pouco perdido com uma ou outra referência, mas vai entender a mensagem geral e, quando se der conta, já vai estar vendo um carro pegando fogo.

Ao total, são seis episódios de quase meia hora, todos já disponíveis para assistir no Amazon Prime Video. Se você fizer uma maratona, dá um pouco menos de três horas, bem menos que a aventura de Le Mans. Ou seja: é um bom começo pra entrar nesse universo.

E, se você se empolgar, fica a dica: a edição 2017 (e 85ª edição) das 24 Horas de Le Mans acontece entre os dias 17 e 18 de Junho. Tá logo aí. ;)