Lucasfilm confirma: novos filmes NÃO vão considerar o Universo Expandido de Star Wars | Judão

Vão construir todo um novo universo conectado com as novas produções

Se alguém ainda tinha dúvida, essa dúvida acabou. A Lucasfilm publicou hoje uma nota para a imprensa e os fãs, esclarecendo que Star Wars: Episódio VII e os Episódios VIII e IX NÃO vão levar em consideração o Universo Expandido da franquia, construído em inúmeros filmes, jogos, HQs e livros.

“Em ordem para dar o máximo de liberdade criativa para os cineastas e para preservar os elementos de surpresa e descoberta do público, os filmes não vão contar a mesma história pós-O Retorno de Jedi do Universo Expandido”, disse o estúdio na tal nota. “Enquanto o universo que os leitores conhecem está mudando, isso não está sendo descartado”, a empresa esclarece, afirmando que elementos daqueles enredos podem aparecer nas novas produções.

Além disso, a empresa justifica a decisão também em atitudes do próprio fundador da companhia, que não apita mais nada por lá desde que foram comprados pela Disney. “Enquanto a Lucasfilm sempre se esforçou para que as histórias criadas para o UE fossem internamente consistentes com nossos filmes e conteúdo para TV, Lucas sempre deixou claro que não estava subordinado ao UE. Ele definiu os filmes que ele criou como canônicos. Isso inclui os seis Star Wars, assim como as muitas horas de conteúdo que ele desenvolveu e produzido em Star Wars: The Clone Wars. Essas histórias são objetos imóveis da história de Star Wars”.

A nova história canônica de Star Wars, com pós-O Retorno de Jedi, vai sair a partir da série Star Wars: Rebels. Além disso, novos livros, com uma nova história, serão lançados pela Del Rey Books.

Traduzindo: em nome das surpresas e da liberdade criativa, estão acabando com tudo o que foi feito com o Universo Expandido. Quer dizer que vai morrer de vez? Não. A própria Lucasfilm anuncia que essas histórias serão publicadas com o banner “Legends” a partir de agora. Mas eu apostaria que, aos poucos, vai morrer, sim. É estranho continuar produzindo material para algo que não tem mais relação com o que será feito nos cinemas – principalmente depois que a Marvel assumir os gibis de Star Wars, o que acontece no próximo ano... Só coisas relacionadas ao novo universo de Star Wars devem sair a partir de agora.

E se você lembrar que o Lucas tocou e retocou os próprios filmes diversas vezes, ele provavelmente teria feito algo ainda mais drástico com o UE.

Pra fechar o anúncio, a Lucasfilm ainda produziu um vídeo sobre o Universo Expandido e o que está por vir.