A Lucasfilm resolveu adotar CAU-TE-LA com as próximas Histórias Star Wars | JUDAO.com.br

Se você está esperando ansiosamente pelo filme do Obi-Wan e do Boba Fett, temos péssimas notícias…

Bem, parece que foi bom enquanto durou. Depois de Rogue One e Han Solo, e boatos e conversas envolvendo Obi-Wan Kenobi e Boba Fett, a Lucasfilm decidiu colocar um freio em suas próximas produções secundárias. De acordo com o Collider, estúdio optou por focar sua atenção em Star Wars: Episódio IX e na trilogia que virá após esse filme (aquela escrita e dirigida pelo Rian Johnson).

Segundo o site, o filme sobre o mestre de Anakin Skywalker realmente estava sendo produzido, mas os envolvidos no projeto não estão mais trabalhando. Tava tudo em estágio inicial, mas Stephen Daldry chegou a ser ventilado como possível diretor desse filme. O filme do Boba Fett, que apareceu nos radares depois que noticiaram conversas da Lucasfilm com James Mangold — o mágico responsável por Logan — também deve ser esfriado consideravelmente, assim como uma sequência de Solo, um filme do Yoda e um spin-off do Lando Calrissian. :P

Essa decisão não é realmente uma surpresa depois dos problemas de bilheteria e das críticas mistas de Solo. O filme arrecadou U$84,4 milhões no primeiro fim de semana e conseguiu U$192,8 milhões globalmente em quatro semanas. Apesar de não ser realmente um fracasso para os bolsos do estúdio — isso ainda é uma boa grana dentro dos padrões blockbusters –, o desempenho é muito baixo perto dos outros filmes da franquia. Por exemplo, quando comparamos com Rogue One – primeiro spin-off cinematográfico do estúdio – a diferença é bem gritante. O filme de Gareth Edwards conseguiu U$155 milhões no primeiro fim de semana e arrecadou U$424 milhões APENAS nos EUA depois de quatro semanas.

O que pode ter colaborado para esse “fraco” desempenho foi a data de lançamento apenas seamans depois das estreias de Vingadores: Guerra Infinita e Deadpool 2. Enquanto a aguardada continuação de Vingadores foi um verdadeiro massacre de bilheteria — passando dos U$ 2 BILHÕES globalmente –, Deadpool 2 conseguiu ultrapassar U$ 500 milhões em apenas 11 dias.

Abençoado seja Josh Brolin.

Há algum tempo, vemos os projetos da Lucasfilm ganhando destaque por inúmeros problemas nos bastidores. Apesar do sucesso de Rogue One, o filme não passou ileso de alguns tradicionais transtornos e precisou passar por diversas refilmagens para retrabalhar o terceiro ato — tudo com a supervisão do roteirista Tony Gilroy. E ainda teve a saída dos diretores Phil Lord e Chris Miller durante a produção de Solo, cedendo lugar à Ron Howard, que também precisou refazer várias cenas.

Agora, a ideia da Lucasfilm é concluir a trilogia atual no Episódio IX e focar na próxima trilogia com novos personagens. Além, claro, da série de filmes escritos por David Benioff e DB Weiss, showrunners de Game of Thrones — esses são projetos que continuam em desenvolvimento e não fazem parte desses spin-offs que entraram em hiato.

Segundo uma entrevista para o site /Film em 2017, Kathleen Kennedy — presidente da Lucasfilm — comentou que o estúdio está “olhando para pessoas interessantes para entrar no mundo Star Wars e nos levar a lugares que ainda não estivemos”. E o caminho realmente parece ser esse.

Mesmo que esses spin-offs sejam ideias interessantes – Boba Fett faroeste! -, essa pode ser a melhor decisão para o estúdio no momento. Com o fim da trilogia atual, a Lucasfilm precisa começar a explorar novas histórias, universos complexos e personagens.

Existem INÚMEROS caminhos narrativos que o estúdio pode trilhar, só falta querer.