McDonald's, Monopoly e a Máfia | Judão

A Fox adquiriu os direitos dessa história CABELUDA envolvendo um esquema ilegal em uma promoção do McDonald’s que durou 12 anos. Ben Affleck vai dirigir, Matt Damon estrelar. Mas, afinal, que DIABOS aconteceu?

Sabe aquela promoção BANCO IMOBILIÁRIO do McDonald’s? Apesar de ter chegado por aqui só em 2013, ela acontece anualmente desde 1987 lá nos Estados Unidos. Funciona(va) assim: ao comprar os lanchos, você recebe selos para juntar ou ganhar prêmios instantâneos. Dá pra faturar desde umas batatas e sanduíches até coisas mais interessantes, como videogames, carros, motos, viagens e INCLUSIVE prêmios em dinheiro. Claro, as chances de encontrar algo de valor mais ~generoso são beeeem menores e a gente sabe que é preciso ficar de olho pra que tudo corra de maneira honesta e legal. Mas e quando o PRÓPRIO responsável pela segurança é quem resolve chutar o balde? :D

Nessa semana, um artigo publicado pelo Daily Beast relatou com TODOS os detalhes a descoberta e investigação de um esquemão que fez com que apenas um grupo seleto de pessoas ganhasse praticamente TUDO do jogo ao longo de 12 anos. Cerca de 24 MILHÕES de dólares em dinheiro e prêmios ficaram concentrados nas mãos de um grupinho seleto composto por mafiosos, donos de bares de striptease, traficantes, uma família mórmon e até alguns condenados pela justiça. E o grande chefão era um cara chamado Jerry Jacobson, conhecido entre os seus como “Tio Jerry”.

Jacobson é um ex-policial que depois de muitas desventuras, acabou conseguindo um emprego em segurança privada. Ele mostrou ser um cara super honesto e perfeccionista no trabalho e logo foi escolhido pela empresa Simon Marketing para cuidar da segurança da fabricação e distribuição dos tickets do McDonald’s. E o cara era MALUCO com isso. Criou várias maneiras de driblar falsários, ficava no encalço de todos os funcionários e inclusive fazia uma galera tirar os sapatos no fim do dia pra garantir que ninguém tava levando nada. Mas aí, uns anos depois, ele percebeu que existia uma manipulação: Jerry recebeu uma ordem de seus superiores para não mandar nenhum prêmio grande para o Canadá. Que deixasse todos em território americano mesmo, sabe como é… ¯\_(ツ)_/¯

Jerry afirma que, ao perceber que nada era tão honesto quanto pensava, resolveu ceder à tentação de se aproveitar. Ele começou a vender as peças do jogo mais valiosas e cobrava uma porcentagem em cima. Começou fazendo isso com conhecidos. Um irmão, um vizinho… Ele chegou, inclusive, a roubar um vale instantâneo de UM MILHÃO de dólares e doá-lo anonimamente para um hospital infantil, o St. Jude Children’s Research Hospital. Virou notícia na época, inclusive.

Hoje em dia praticamente todos os grandes portais e grupos de mídia do Brasil cobram pra que você possa ler seus conteúdos. O JUDAO.com.br continua produzindo conteúdo de graça pra todos, de forma independente, em diversas mídias, e vai fazer isso pra sempre. Mas não tá fácil pra ninguém.

Nunca o JUDAO.com.br foi tão lido em toda sua história, mas anúncios estão desaparecendo, o Facebook não deixa ninguém sair de lá e nós dependemos cada dia mais dos nossos leitores, ouvintes e espectadores pra financiar a produção de todo esse conteúdo sobre cultura pop que é bem raro na internet Brasileira. Se todo mundo que gosta, compartilha e/ou comenta contribuir, o nosso futuro estará garantido. Vamo?

Conheça nosso projeto e assine a partir de R$10 / mês. :)

Mas foi só em 1995 que ele conheceu um membro da máfia que transformaria aquilo tudo num negócio de gente grande, o italiano Gennaro Colombo. Juntos, eles formaram uma rede de clientes e começaram a fazer MUITA grana. Algum tempo depois, Gennaro se envolveu em um acidente de carro. Robin, sua esposa, estava ao volante e acabou sobrevivendo, mas ele não. E então, Jacobson tocou o barco sozinho acompanhado da viúva de Colombo e outros colegas.

SÓ QUE o resto do país começou a achar essa história meio estranha. Consumidores reclamavam e mandavam cartas para revistas e jornais falando sobre como era ESQUISITO que ninguém conseguisse ganhar muito mais do que umas batatinhas naquele jogo. Ao mesmo tempo, em 2000, o FBI recebeu uma denúncia de que o ganhador do prêmio milionário de 1996 fazia parte de um esquema ilegal. E quem era esse ganhador? O PAI DA ROBIN. E diz a moça que foi uma retaliação dos pais de Colombo: “Eles queriam me ver na cadeia para vingar a morte do seu filho”, conta.

Com o FBI avisado, o negócio foi pro vinagre bem rápido. Após um ano de grampos e investigação, Jerry Jacobson foi descoberto e toda sua rede foi pega NO PULO agindo durante a edição do jogo que rolou em 2001. Mais de 50 pessoas foram julgadas e condenadas por fraude e Jerry foi sentenciado a 3 anos de prisão.

Depois disso tudo, essa é a hora em que você manda aquele clássico: “ORRA! Isso dava um filme!”. E alguns estúdios saíram CORRENDO pra conseguir essa história, incluindo Netflix, Universal e Warner Bros MAS, no final das contas, quem deu o melhor lance foi a 20th Century Fox. De acordo com o Deadline, Ben Affleck vai dirigir o filme, com Matt Damon protagonizando, com Paul Wernick e Rhett Reese, de Deadpool, cuidando do roteiro.

Uma história como essa cheia de detalhes malucos tem BOAS chances de render algo legal, hein? ;)