Morreu o criador da série do Batman dos anos 60, Lorenzo Semple Jr. | JUDAO.com.br

Ele também escreveu os roteiros de A Trama, Três Dias de Condor, King Kong, Flash Gordon e 007 Nunca Mais Outra Vez, entre outros filmes

Os 75 anos de sucesso do Batman, comemorados agora em 2014, são justificados pelo trabalho de muitos quadrinistas, produtores, editores, roteiristas... ENFIM, muita gente. Entre eles, está Lorenzo Semple Jr., criador da série do Homem-Morcego produzida nos anos 60, que faleceu nesta sexta-feira (28), em Los Angeles.

Sim, sim, estou falando do Batman camp. Foi Semple Jr. quem criou o conceito da série, as “regras do programa” (incluindo a que ele não podia quebrar a lei) e deu a ideia dos socos serem substituídos por onomatopeias, um recurso dos quadrinhos. Você pode achar tudo bizarro hoje em dia, mas eram características que estavam de acordo com a ideia do programa: ser algo infantil. E, de certa forma, são características pelas quais a série é conhecida até hoje.

Além de desenvolver o conceito do programa, Semple Jr. também escreveu o roteiro do episódio-piloto, além dos outros quatro primeiros episódios. Depois, passou a supervisionar os roteiros. Até por isso, ele escreveu o longa-metragem de 1966 (feito a partir da série e com o spray para espantar tubarões, lembra?) e o crossover com o Besouro Verde.

A série durou só entre 1966 e 1969, por isso não dá para resumir a carreira do roteirista apenas com ela. Ele também escreveu (ou co-escreveu) as histórias dos filmes A Trama, Três Dias de Condor, King Kong (SIM!, aquele de 1976, com o Jeff Bridges e a Jessica Lange), Flash Gordon e 007 Nunca Mais Outra Vez (que não foi produzido pela EON, a dona “oficial” do James Bond).

Lorenzo Semple Jr. nasceu em 27 de março de 1923 em New Rochelle, estado de Nova York. Sim, ele completou 91 anos ontem e faleceu hoje. :/

Lorenzo

via Hollywood Reporter.