Netflix faz parceria com BuzzFeed para série documental sobre jornalismo online | Judão

E olha que, até o momento, a coisa parece BEM legal!

Eu confesso que demorei um tanto pra reconhecer o BuzzFeed como um site que também tem jornalismo de qualidade. Sempre gostei de me perder apenas e tão somente entre as listinhas inocentes e os testes contagiantes até que, no ano passado, foi publicada AQUELA reportagem sobre o Fofão da Augusta, uma verdadeira aula do Chico Felitti.

Vi então que o negócio lá também tinha potencial DE VERDADE, herança e DNA puro do BuzzFeed News dos EUA, que carrega uma veia investigativa bem forte. Pois parece que, possivelmente inspirados pela parceria da Vice com a HBO, eles estão dispostos a dar mais um passo que vai tornar a coisa AINDA mais interessante.

O BuzzFeed News da terra do Tio Sam vai lançar Follow This, uma série de 20 mini-documentários produzidos junto com o Netflix. A ideia é que cada episódio semanal, lançados a partir de Julho, tenha 15 minutinhos de duração e seja sobre um tema específico por vez — com uma ideia MACRO de sempre acompanhar um jornalista da redação enquanto ele faz sua pesquisa e vai se aprofundando sobre o assunto.

“Estamos muito felizes que o Netflix tenha visto o drama no trabalho dos nossos jornalistas e nas histórias que contamos”, disse Ben Smith, diretor-chefe do BuzzFeed News americano.

O primeiro episódio chama-se The Internet Whisperers (Os Sussuradores da Internet, em tradução livre) e aborda a pesquisa da jornalista Scaachi Koul sobre o sucesso dos vídeos de ASMR (Sabe? Aqueles que têm pessoas cochichando e fazendo barulhinhos para te ~relaxar).

Já tem até uma prévia, olha aí:

É uma maneira BEM atraente de apresentar esse tipo de conteúdo e complementar as reportagens escritas. A duração é mais curtinha, inclusive, justamente numa tentativa de ser mais amigável para o público que assiste a vídeos no celular no tempo que sobra. Dá pra entender que a ideia aqui faz parte de uma vontade de democratizar informação e de variar a maneira de entregá-lo. Que bom, né? :)

Fiquei bem curiosa para ver o resto, mas teremos que esperar um pouquinho. A estreia tá marcada pro dia 9 de Julho de 2018!