No cinema, será todo mundo pela Liga da Justiça | JUDAO.com.br

Zack Snyder diz que a ideia é definir o Universo DC dos cinemas com base na super-equipe

No começo, a Marvel Studios queria fazer apenas os seus filmes de super-heróis, se aventurar em algo que nunca tinha feito antes por si só. Deu certo. Aliás, deu tão certo logo de cara, no primeiro Homem de Ferro, que a já famosa cena pós-créditos definiu tudo o que viria depois: a Iniciativa Vingadores.

Passados sete anos, veja onde eles estão. #ItsAllConected.

Dá pra fazer um certo paralelo com os filmes baseados nos heróis da DC. O Homem de Aço, dirigido por Zack Snyder, agradou tanto a galera lá na caixa d’água e, de repente, o Superman perdeu aquele que seria seu, só seu, segundo filme (o que aconteceria depois de décadas!). Virou Batman VS. Superman.

Virou a Aurora da Justiça. Da LIGA da Justiça. E esta é, agora, a chave da construção do Universo DC nos cinemas.

“A primeira coisa que tivemos foi o conceito da Liga da Justiça”, disse Snyder numa entrevista pra última edição da Empire, que tem Batman vs. Superman na capa. “Os outros filmes, de certa forma, precisam dar suporte pra isso. Essa é a nossa Mulher-Maravilha, o nosso Aquaman. Eles possuem seus próprios conceitos criativos que os apoiam, mas eles servem à Liga da Justiça na aproximação entre aqueles heróis”.

Lendo nas entrelinhas, é possível entender o significado disso: o conceito básico de cada herói está sendo desenvolvido pelo time do Snyder, que cuidará do longa da Liga da Justiça. Ponto. Os filmes solo de cada um terão que se desenvolver a partir daí, mas basicamente cada personagem terá que servir primeiro ao time, depois a si mesmo.

Por isso Batman vs. Superman é, na realidade, um “Liga da Justiça 0”. E é por isso que apenas esse filme, o da Mulher-Maravilha, Esquadrão Suicida (que é um time por si só) e o já lançado O Homem de Aço vão preceder Justice League Part One, que sai em 2017. O resto dos filmes solo, incluindo do Lanterna Verde, Aquaman e Flash, só vem depois. Isso já difere um pouco da Casa das Ideias, que preferiu introduzir cada integrante dos Vingadores individualmente (talvez apenas com exceção do Gavião Arqueiro e sua rápida aparição em Thor, além do troca-troca de Hulks) com algumas regras pré-definidas, pra depois justamente trabalhar com essas diferenças na construção do time.

EMPIREPorém, esse conceito diferente não quer dizer necessariamente que Snyder controlará todo o Universo DC Cinematográfico com mão de ferro. “Eu quero que todos os diretores dos outros filmes consigam esticar as pernas e fazerem o que quiserem, mas, ao mesmo tempo, é um universo interconectado. Eu estou dando pra todos um acesso incrível a nossa história, a mim, ao que estamos fazendo. Todos os filmes têm em mente um ponto de acesso conceitual”.

Pra definir tudo isso, Snyder contou que existe uma linha do tempo, assim como direcionamentos que cada produção pode tomar e como cada história se encaixa, ainda que cada um tenha a sua liberdade. É tudo tão interconectado que sim, Snyder também confirmou que o Aquaman fará uma aparição rápida em Batman vs. Superman.

Agora, como fica o Morcegoman nesse universo todo? Você reparou que, apesar dos rumores sobre o envolvimento de Ben Affleck na direção/roteiro e do Geoff Johns, ainda não foi anunciado nenhum filme solo do personagem. Bom, talvez a culpa seja um pouco do Christopher Nolan.

Veja a justificativa do Snyder pra que Batman vs. Superman não seja, exatamente, um filme solo do Homem-Morcego: “Se fosse um filme do Batman, seria uma proposta bem mais difícil, por conta de quão bons são os filmes do Chris [Nolan]. Vivemos uma gratidão a esses filmes. Chris definiu um tom pro Universo DC e nos separou da Marvel de uma ótima maneira. Nós somos o legado desses filmes”.

Ou seja, de brinde ele deu a justificativa pra DC/Warner ser mais sombria que a Casa das Ideias, uma que todo mundo já tinha em mente, claro.

Só que isso não quer dizer que o Batman não fez nada antes de Batman vs. Superman. Até pra trazer à tona essa visão tão diferente dos filmes do Nolan, Snyder explica que o herói tem entre 45 e 46 anos, e que veste a capa e o capuz faz vinte anos. “Toda a história tá lá”. Além disso, foi o próprio Cavaleiro das Trevas que prendeu cada um dos integrantes do Esquadrão Suicida, fora os já óbvios Coringa e Arlequina, justificando como eles são coagidos a participar do projeto do governo e o link deles com o próprio Batman.

Se todos os heróis vão ser definidos pela Liga da Justiça, acho que dá pra dizer que todos os vilões do Esquadrão Suicida vão ser definidos por um certo Morcego. ;)