O fim do Universo Marvel como conhecemos | JUDAO.com.br

Só que isso não quer dizer que veremos um REBOOT, fiquem calmos.

“O anúncio pra acabar com todos os anúncios”. Foi assim que a Marvel promoveu uma ~conferência de imprensa (ou, na prática, um verdadeiro painel de comic con) que rolou nesta terça-feira (20) pra falar sobre a nova versão de Secret Wars, que rola a partir de Maio. Direto de Nova York, o VP sênior Tom Brevoort e o editor-chefe Axel Alonso jogaram a bomba: o Universo 616 (o principal nas HQs) e o Ultimate vão se unir logo no começo da saga.

Não teremos mais o Universo Marvel como conhecemos. BOOM.

Secret-Wars-1-ross

Secret Wars tem como ponto de partida um “fenômeno” que está rolando nos gibis da Casa das Ideias desde o crossover Infinito e se chama Incursão. Já explicamos com calma aqui no JUDÃO, mas, basicamente, dois universos começam a se aproximar e se mesclam por algumas horas. Nesse momento, ou um destrói o outro, ou os dois vão pro saco. Como você pode reparar, é algo que vem sendo construído pelo roteirista Jonathan Hickman, que assina Guerras Secretas e os dois principais gibis dos Vingadores, há muito tempo.

Assim, no começo de Guerras Secretas, os dois universos mais famosos da Marvel vão entrar juntos nessa treta. “O Universo Ultimate e o Universo Marvel vão colidir”, disse Alonso. “Imagine duas pizzas: eles vão combinar os sabores, alguns sabores vão cair fora. É mais que o Universo Marvel e o Universo Ultimate, são todos os universos que você pode imaginar. Esse é o Universo Marvel que vai seguir em frente”.

“É provavelmente bom. Tudo o que eles fazem que é inesperado e diferente normalmente chama a atenção dos fãs”, disse Stan Lee, o cara que criou toda essa brincadeira ao Newsarama. “As pessoas vão seguir isso pra ver o que acontece e pra onde isso leva”. Stan também está um pouco emotivo, claro. “Eu tenho uma ligação emocional com o Universo Marvel original, porque eu tive envolvimento nisso. Mas isso não quer dizer que eu espero que fique do mesmo jeito pra sempre. Pode ficar melhor nessa nova abordagem. Estou ansioso para ver o que acontece”.

Battleworld

A grande diferença em relação ao que rolou antes é que OUTROS universos paralelos vão começar a se juntar a essa bagunça. Esquece Multiverso Marvel. “Tudo é o Mundo Bélico”, disse Brevoort. Sim, é aquele Mundo Bélico que já vimos antes em parte, dos trocentos teasers e que aproveita diversas histórias de universos paralelos da Casa das Ideias e que, nas próximas semanas, terá vários outros pra deixar todo mundo com a pulga atrás da orelha.

Só que, lembra do CONTEXTO? Então. Durante a coletiva foi dito que teremos o Mundo Bélico durante Secret Wars, e não depois – o que não faria sentido. É algo que já falamos por aqui: essa nova Guerras Secretas lembra muito o que a DC fez nos anos 80, com a Crise nas Infinitas Terras. Em determinado momento a Distinta Concorrência uniu as quatro principais Terras num mundo só e, depois, as mesclaram em um novo Universo DC. O que surgiu ali soava muito com a antiga Terra-1, a principal, acrescida de alguns detalhes dos outros três universos.

O Universo Marvel 616 – ou qualquer número ou nome que vá ganhar – que sair de Secret Wars deve seguir o mesmo caminho. Teremos a mesma Terra principal conhecida por todos, aquele que todo mundo leu, só que, a julgar pelo destaque que deram ao Ultiverso nesse lançamento, com um ou outro herói do selo Ultimate andando por lá. Miles Morales provavelmente estará entre eles.

Nisso, o Marvel Ultimate vai pro limbo. Afinal, são crônicas de um fim anunciado.

10-Ultimate-Universe-The-End-2015

Isso não quer dizer que teremos um reboot da Marvel logo após o fim do crossover. A editora já deixou claro diversas vezes que isso vai contra o DNA deles – até para diferenciá-los do que a DC faz. “Nós não fazemos reboots. Nós respeitamos o nosso passado!”, disse o mesmo Axel Alonso na San Diego Comic-Con de 2012. Só que isso não impede de aproveitar uma saga como essa pra tirar destaque de alguns personagens (tipo os mutantes e o Quarteto Fantástico, por conta da treta com a Fox), dar esse mesmo destaque para outros (Inumanos, claro!), relançar revistas mensais, fazer ajustes... É o relançamento, coisa que a Casa das Ideias sabe fazer muito bem. Já sabemos até o nome dessa nova fase: All-New Marvel, que começa em setembro.

Nos EUA, Secret Wars vai começar com uma edição 0, que sairá no Free Comic Book Day, em maio. Os números seguintes (#1 e #2) vão ser maiores que o normal (o segundo deverá ter o “tamanho de uma lista telefônica”), e as capas serão feitas por Alex Ross, com variantes de Esad Ribic. No meio disso, vão ser lançadas inúmeras edições especiais explorando esses mundos que agora estão juntos – os anúncios vão vir nas próximas semanas. Tudo junto com uma enorme linha de produtos colecionáveis. Afinal, faturar faz parte do jogo.

E, a julgar o NERD RAGE que deve ser gerada por isso de “fim do Universo Marvel”, eles vão faturar bastante. ;)