O mundo dá voltas, Homem-Aranha | Judão

Primeiro trailer do novo filme do Escalador de Paredes traz algo que, há dez anos, seria inimaginável: destaque para o Homem de Ferro. Mas isso é só um detalhe…

O Escalador de Paredes voltou pra casa. Na madrugada desta sexta (9), durante o programa Jimmy Kimmel Live, a Sony Pictures e a Marvel Studios divulgaram o primeiro trailer de Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

E sim, Sony e Marvel, mesmo, no canal do YouTube do Kimmel (cujo programa passa na ABC, controlada pela Disney), nas redes sociais da Marvel AND da Sony, nos canais internacionais da Sony no YouTube... Tá divertido de acompanhar essa mistura maluca. Mas não se engane: como bem disse Tom Holland no vídeo exibido durante a CCXP, o chefe é Kevin Feige. A Sony só tá aproveitando a viagem. ;)

Ok, que já tinha rolado aquela participação sensacional em Capitão América: Guerra Civil, mas finalmente estamos vendo o dono dos brinquedos tirando as caixas do sótão pra brincar. E esse trailer representa a nossa primeira visão sobre isso tudo.

MELHOR AINDA: nossas primeiras visões, no plural, já que foram liberados DOIS trailers — um pro mercado DOMÉSTICO, outro INTERNACIONAL. Só que, diferentemente do que acontece nesses casos (que, sim, são comuns), o vídeo feito especialmente pro resto do mundo não tá só acrescentando novas cenas: ele traz também uma nova montagem, com todo um novo sentido.

Por isso, caro amigo, assista às duas versões. Por mais que não tenha fluência na língua de Stan Lee, não é nada complicado. :)

Se você reparar bem, a versão pro ~resto do mundo tira o foco da vida civil de Peter Parker e dá mais atenção ao relacionamento dele com Tony Stark. É como se o trailer falasse “ok, é um filme do Homem-Aranha, mas tem aquele personagem que todo mundo ama, também. Venham ver!”. Na prática, o Homem de Ferro tá ajudando a vender o filme do Escalador de Paredes.

Não que isso seja errado – a vantagem do Aranha estar no mesmo Universo Marvel dos outros filmes é justamente essa, afinal é tudo uma coisa só e crossovers fazem parte da brincadeira. Mas, há exatos dez anos, era inimaginável pensar que o Homem de Ferro, um personagem pouco conhecido fora do mundo dos gibis (e, vá lá, das animações) estaria dando uma força no filme do Homem-Aranha, já uma franquia bilionária e bem constituída.

As camisetas do Peter Parker são sensacionais. :D

As camisetas do Peter Parker são sensacionais. :D

Agora, antes que alguém se descabele, Tony Stark não deve roubar pra si o filme dirigido por Jon Watts. Ele tá ali como mentor, um posto ocupado por diversos personagens experientes não na versão original, mas na Ultimate. Nick Fury e o próprio Stark ocuparam esse posto nos gibis da linha.

Mas, me perdoe quem gostou da versão internacional, é o trailer dos EUA que parece mais vender o filme que assistiremos. Com um pouco mais de dois minutos, o vídeo estabelece Peter Parker, o amigo Ned Leeds e essa vida nada fácil de estudante enquanto tem que salvar a cidade. Tem esse clima de Clube dos 5 e dos filmes do John Hughes, tão citados pelo chefão Kevin Feige e o próprio Jon Watts. Mas também tem aquele clima das clássicas histórias do herói, quando era escrito por Stan Lee e desenhado por John Romita e, principalmente, Steve Ditko.

Essas teias SUVACAIS de Peter Parker são uma clara referência ao traço do Ditko, co-criador do personagem.

No entanto, o mix com o Ultiverso também continua. No caso, Ned Leeds (Jacob Batalon) – que não é, originalmente, da fase COLEGIAL do Aranha – surge muito próximo do que o personagem Ganke Lee representa para o Miles Morales, o segundo Homem-Aranha Ultimate dos gibis. Pelo jeito, será Ned (assim como Ganke) que vai ser a válvula de escapa de Peter, o cara pra dar aquela força, trocar uma ideia, essas coisas.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Uma coisa em comum nos dois trailers é a presença do vilão Abutre – aquele mesmo que o Sam Raimi queria para Homem-Aranha 3, mas o produtor Avi Arad achou melhor trocar pelo Venom, deixando-o para Homem-Aranha 4, mas esse aí nunca aconteceu. Agora, em mais uma dessas voltas da vida, os trailers confirmam que o personagem, agora vivido por Michael Keaton, é o grande cara a ser batido. Mas não é o único.

Os vídeos já começam a introduzir o Shocker, outro vilão clássico – criado em 1967 por Lee e Romita. Pelo jeito, vai seguir muito do original: um ladrão que usa a sua inteligência para criar um equipamento de CHOQUES para cometer crimes. DIZEM que ator que vive o personagem é Bokeem Woodbine, o Mike Milligan de Fargo. Mas será que ele é o único Shocker? Repara nas jaquetas, especialmente nas mangas...

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

E sim, é muito cedo pra falar que De Volta ao Lar pode sofrer com excesso de vilões — até porque um deles é bem merda. Uma das dinâmicas do Homem-Aranha é que os antagonistas do herói não pedem licença. Eles estão lá, atuando por Nova York, roubando, extorquindo e cruzando o caminho do Escalador de Paredes. Inclusive um dos grandes elementos da mitologia do herói é justamente uma união de vilões, o Sexteto Sinistro – outro filme que a Sony certa vez sonhou em produzir...

Enfim, aí embaixo tem algumas imagens com detalhes que você PODE não ter percebido quando assistiu ao trailer. Homem-Aranha: De Volta ao Lar estreia em 06 de Julho aqui no Brasil (e eu espero que aquele vago “2017” do trailer legendado seja só pra constá, mesmo). ;D

Conseguiram deixar a Zendaya assim. Pra transformá-la em Mary Jane não deve ser difícil. #EuAcredito

Conseguiram deixar a Zendaya assim. Pra transformá-la em Mary Jane não deve ser difícil. #EuAcredito

OLHAÍ OS VINGADORES! :D

OLHAÍ OS VINGADORES! :D

Pera. É quem eu tou pensando que é...?

Pera. É quem eu tou pensando que é...?

Se liga na imagem do Howard Stark lá atrás. A história é ensinada nos colégios do Universo Marvel... ;D

Se liga na imagem do Howard Stark lá atrás. A história é ensinada nos colégios do Universo Marvel... ;D

Outro momento "história": Bruce Banner ao lado de outros grandes cientistas :)

Outro momento “história”: Bruce Banner ao lado de outros grandes cientistas :)