Segundo James Gunn, a Marvel Studios não estará no Hall H esse ano…
Respondendo a uma fã no Facebook, o diretor de Guardiões da Galáxia, James Gunn, disse que provavelmente não estaria na San Diego Comic-Con desse ano pelo simples fato de que a Marvel Studios não estará por lá. No twitter, mais tarde, reforçou a informação, quando alguém cogitou a possibilidade de ele estar FALTANDO COM A VERDADE, dizendo que nunca mentiu sobre nada pros fãs — o que não se aplica à Marvel.
O modus operandi da Casa das Ideias Cinematográficas é negar e desmentir tudo, até que chegue o momento de divulgar. Evangeline Lilly até comentou sobre isso, no painel de 2014. “Eu estou há dois dias aqui na Comic-Con, respondendo perguntas sobre o Homem-Formiga, mas oficialmente dizendo que não estou em Homem-Formiga”, disse, depois de ter sido confirmada no papel por Kevin Feige, alguns minutos antes. “Mas agora eu tou aqui, feliz de anunciar que eu sou a Hope Pym”.
Eu acredito no James Gunn, porém. Primeiro porque não há qualquer razão pra duvidar dele, ainda mais quando o cara solta a informação como se fosse algo normal. Segundo porque, acredite, isso faz sentido. Pra Marvel e principalmente pra Disney.
Entre os dias 14 e 16 de Agosto acontece, bem na frente da Disneyland, em Anaheim (que fica a uns 150km de San Diego), a D23 Expo, que é, em resumo, a Comic Con BIENAL do Mickey e sua turma. Uma turma que, não nos esqueçamos, tem o Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Thor, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Nick Fury, Visão, Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Pantera Negra, Capitã Marvel, Dr. Estranho, Thanos, Inumanos e, claro Homem-Aranha. ENTRE OUTROS.
O evento já aconteceu três vezes, sendo duas no atual formato. Estivemos lá na edição de 2013, que rolou quase três semanas depois da Comic-Con de San Diego e, bom... Longe de ser um desperdício, mas o evento estava esvaziado, digamos assim.
Naquele ano, TODOS os anúncios e novidades da SDCC em relação à Casa das Ideias foram repetidos no evento de Anaheim. Mostraram o primeiro teaser de Vingadores: Era de Ultron e Guardiões da Galáxia (devidamente censurado no momento em que o Starlord mostra o dedo do meio), além dos novos trailers de Thor: Mundo Sombrio e de Capitão América – Soldado Invernal. Até tentaram tentaram adicionar cenas novas dos filmes do Bandeiroso e do Deus Nórdico, pra fazer valer o esforço e a espera de quem foi naquele evento, mas foi pouco – principalmente porque a empolgação no palco foi menor, principalmente porque o Tom Hiddleston não fez nenhuma brincadeira caracterizado como Loki e o elenco dos Guardiões não esteve presente, por estarem gravando em Londres.
Enquanto isso, os outros departamentos da ~firma aproveitaram bastante a D23 Expo. Muppets, Cinderella, Malévola, Tomorrowland, Walt nos Batidores de Mary Poppins, Divertida Mente, SININHO (mimimi, Tinker Bell), Frozen, Mickey...
Conhecendo esses grandes conglomerados, devem ter rolado aqueles intermináveis e-mails pós-evento, com observações como “tal estúdio da casa conseguiu resultados ótimos com menos gastos em nosso evento” ou “tal executivo prestigiou o evento da casa e isso nos deu força”. Sabe como é, né? Então. Gastar todas as fichas em dois eventos com semanas de diferença nunca é bom – sem falar em todo o custo que envolve contar com caras como Tom Hiddleston e Chris Evans (naquele ano, Robert Downey Jr. foi SÓ pra San Diego, enquanto Natalie Portman e Anthony Hopkins SÓ apareceram na D23 Expo).
Em 2011, na primeira D23 depois da aquisição, a Disney já fez com que a Marvel abandonasse o Hall H da Comic-Con. Naquela época, o primeiro filme dos Vingadores ainda estava sendo gravado e a única novidade NOVIDADE exibida foi o Hulk de Mark Ruffallo, que ainda era uma incógnita.
A divisão feita dois anos depois mostra que a ideia não foi das melhores... Só que agora os tempos são outros. A D23 Expo cresceu, a pressão interna também deve ter crescido, exatamente como as expectativas — Pantera Negra, Dr. Estranho, Capitã Marvel... HOMEM-ARANHA.
Vamos ser sinceros: a não ser que você estivesse lá, a sua resposta é não. Se você assistiu ao vídeo da apresentação no YouTube, ao som de “André Marques fez o Mocotó”, guardou na cabeça muito mais a vontade de estar lá do que qualquer outra coisa. Nem o PITO que tomou Elizabeth Olsen ao citar “mutantes” você pode ver.
O trailer? É praticamente o mesmo que vimos, uns três meses depois, no conforto de nossas internets.
Todos, naquele dia, esperavam pelo anúncio dos próximos filmes da Marvel, que acabou vindo somente em Outubro, num “Fan Event”. Trocentos filmes anunciados, Pantera Negra, Guerra Civil, Guerra Infinita. ATÉ HOJE discutimos o que saiu dali, enquanto assunto da Comic-Con acabou no dia em que saiu o trailer.
Naquele dia, a Marvel mostrou que esse tipo de coisa se faz com fãs e não com anúncios pra investidores; mostrou que só não consegue fazer esse tipo de coisa sozinha porque teve uma ajuda enorme naquele dia: a internet.
“A Marvel arregou”, nos disse alguém pelo twitter, que esperava o EMBATE com a DC na edição desse ano. Quase como o “desafio final”, ainda que a Distinta Concorrência já tenha ~vencido a Comic-Con de 2014, ao exibir um conteúdo REALMENTE inédito, enquanto sobrou à Casa das Ideias uma nova versão de algo que todos já conheciam.
Só que essa coisa de “vencer um evento” não é como se fosse uma briga real e, acima de tudo, não define absolutamente nada no futuro. O público de uma Comic-Con é um nicho — e, muitas vezes, TODO o nicho. Scott Pilgrim dominou o evento em 2010 e falhou miseravelmente logo depois.
Além do quê, por mais que tenham suas preferências entre Marvel e DC, os caras que têm a credencial para o dia dos painéis e dormem na fila por eles querem tudo. Em 2014, o painel da DC foi o primeiro, às 11h, e o da Marvel o último, por volta de 19h. Quem entrou cedo não arredou o pé até o fim. E, corretamente, vibrou por tudo o que viu.
Se isso acabar não acontecendo em 2015, só há um perdedor: a própria San Diego Comic-Con, que poderá ficar sem os principais anúncios de 2015. O cara que comprou o ingresso, só terá metade do que ele esperava. Ele vai dormir na fila por metade do que poderia ter.
(E não, X-Men, Deadpool, Quarteto Fantástico e as séries de TV não entram nessa conta)
A DC Entertainment, claro, terá algumas semanas pra curtir a crista da onda, sem ninguém preenchendo o saco (e quando eu cito DC Entertainment, espero mesmo que seja um painel exclusivo, e não misturado com o da Warner, como costuma acontecer); a Disney vai ganhar mais atenção para o seu evento e, consequentemente, mais dinheiro; quem for aos eventos vai endoidar com todo o clima e o que de exclusivo for exibido; quem não for, terá as MESMAS informações e verá as MESMAS coisas que veria se fosse tudo num dia.
Entre os OUTROS que fazem parte daquela turma do Mickey e Homem de Ferro que citamos anteriormente, tem uma galera que acabou chegando depois, de uma galáxia muito, muito distante. Veja só: a Disney é dona da Marvel, sim. Mas a Disney TAMBÉM é dona de Star Wars.
Não há Liga da Justiça ou Vingadores capazes de enfrentar uma Guerra nas Estrelas.
A respiração dos organizadores ainda se garante porque, em Abril, acontece a Star Wars Celebration, e talvez muita coisa aconteça por lá, permitindo que role alguma divisão com San Diego. Mas eles ainda correm o risco de uma derrota ainda maior caso o pessoal de Burbank resolva tirar de San Diego o painel mais esperado da HISTÓRIA do evento, possivelmente.
Enquanto isso, Wakko, Yakko e Dot apenas sorriem do alto da caixa d’água. O público que não vai em nenhum dos dois eventos só garante uma conexão boa com a internet, que o resto tá tudo certo. ;D