Parece que essas são as Aves de Rapina do cinema | JUDAO.com.br

Com direção de Cathy Yan e roteiro de Christina Hodson, o filme ainda é chamado internamente na WB como “Untitled Girl Gang Movie” :P

Que ia acontecer um filme das Aves de Rapina, talvez um dos anúncios mais interessantes desse universo cinematográfico da DC, isso você já sabia. Assim como também sabia que, obviamente, uma das joias da coroa da Warner atualmente, Margot Robbie,, reprisaria seu papel de Esquadrão Suicida e atuaria como produtora e roteirista.

Mas, considerando que estamos falando de uma equipe que teve múltiplas formações (essencialmente com heroínas, embora o Rapina tem se juntado ao time durante um tempo, junto com a parceira Columba) desde que surgiu em 1996, com o conceito criado por Jordan B. Gorfinkel e desenvolvido pelo roteirista Chuck Dixon, quais outras personagens estariam na produção ao lado da anti-heroína multicolorida?

POIS BEM: segundo o Wrap, além de Harley Quinn teremos Canário Negro, Caçadora, Cassandra Cain e a policial Renee Montoya dando suporte.

Curiosamente, por mais que a DC também esteja desenvolvendo um filme da Batgirl / Barbara Gordon, que foi quem fundou as Aves de Rapina nos gibis junto com a Canário, ela não estaria, pelo menos EM TESE, envolvida aqui, mesmo que a roteirista de ambas as produções seja a mesma, Christina Hodson — talvez porque a versão da Garota-Morcego que veremos nas telonas vai seguir mais a pegada jovem/leve que DEBUTOU nos últimos anos nas HQs da personagem? Pode ser um bom caminho.

Canário Negro

Sobre a Canário Negro, talvez a mais conhecida das quatro pelo público final, tem muito pouco a se dizer, já que a personagem ganhou bastante destaque recentemente fora dos gibis por conta de suas múltiplas aparições/intérpretes na série Arrow (e, antes que alguém pergunte, NÃO, muitíssimo provavelmente não estamos falando nem das mesmas atriz e muito menos da mesma versão da heroína). A aposta do Wrap e, claro, a nossa também, é que eles vão investir na Dinah Laurel, a Canário mais moderna, filha do policial Larry Lance e que descobre que sua mãe, que também se chama Dinah, foi a Canário Negro original.

Sugerimos que você dê uma lida NESTE TEXTO, que conta tudo que é preciso saber sobre as muitas Canários que existiram nos gibis e como elas se reproduziram dentro do Arrowverse na TV.

Caçadora

Aí tem a Caçadora, aka Helena Bertinelli, que também apareceu em Arrow como uma jovem herdeira de uma família tradicional que descobre que a fortuna do império de seu pai é construída com base no crime e acaba resolvendo se vingar sob a máscara de uma vigilante bastante violenta. Nos gibis, no entanto, além da personagem ter formado a trinca principal das Aves de Rapina com a Canário e a Barbara Gordon (na época, ainda presa a uma cadeira de rodas e atuando como suporte remoto de informações sob o codinome de Oráculo), a sua história é um pouquinho mais complicada.

Originalmente ela surgiu como Helena Wayne, uma heroína da Terra-2 que é filha do Batman com a Mulher-Gato. Depois de toda a coisa da Crise nas Infinitas Terras, quando trouxeram a personagem pra cronologia corrente, surgiu o sobrenome Bertinelli, numa pegada bastante similar àquela que foi vista em Arrow, só que considerando uma família mafiosa de Gotham City. O Batman acaba se tornando um misto de mentor e antagonista, porque os métodos bastante agressivos da moça incomodam o Homem-Morcego. Legal, mas aí corta pro reboot dos Novos 52 e, vejam vocês, a Caçadora volta a ser a Helena Wayne da Terra-2, enquanto Helena Bertinelli, a filha do mafioso, é uma agente secreta na organização Spyral, atuando ao lado de Dick Grayson em seu momento “identidade secreta revelada pro mundo e não posso mais ser o Asa Noturna”. Mas chegou então o Rebirth/Renascimento e sabe o que aconteceu? A Caçadora voltou a ser a Helena Bertinelli de antes, como se nada tivesse acontecido. Ou quase.

E DEPOIS OS FÃS SE PERGUNTAM PORQUE É TÃO DIFÍCIL LER GIBIS DE SUPER-HERÓIS... ;)

Já Cassandra Cain é uma mestra em diferentes artes marciais que, pelo menos nos quadrinhos, foi treinada desde a infância sem falar e privada do contato humano, para que pudesse se tornar uma assassina perfeita.

Mas a garota, filha dos igualmente mortais David Cain (que inclusive chegou a treinar um jovem Bruce Wayne) e Lady Shiva, acabou encontrando seu próprio caminho e, depois de atuar como uma das agentes da Oráculo em Gotham depois de um terrível terremoto, acabou assumindo durante algum tempo o uniforme da Batgirl, só que numa versão mais dark, menos colorida e mais Batman mesmo, sem abertura pra boca e tudo mais.

Pouco antes dos Novos 52, ela passou o manto para a amiga Stephanie Brown e chegou a atuar brevemente como Black Bat. Até que veio o reboot e, com ele, um novo codinome: Orphan.

Cassandra Cain

Por último, mas não menos importante, claro, temos Renee Montoya, uma das mais destacadas policiais do departamento de homicídios de Gotham City, criada originalmente na série animada do Morcegão nos anos 90 e depois transformada em personagem dos gibis, exatamente como a Arlequina.

Abertamente lésbica, Renee chega a enfrentar resistência no distrito não apenas por sua orientação sexual mas também por não se deixar dobrar pela corrupção e por ter, nos bastidores, um bom relacionamento de troca de informações com o Batman. Conforme a gente contou aqui, ela teve até um affair com a Batwoman e, durante um certo período, pré-Novos 52, a policial é treinada pelo Questão original e assume a sua identidade sem rosto, inclusive.

Vale aqui o mesmo aviso que a gente fez pra Canário: não espere que a versão dos cinemas seja a mesma Renee que apareceu em Gotham, atuando ao lado do parceiro Crispus Allen e fazendo, principalmente na primeira temporada, da vida do jovem James Gordon um inferno.

Renee Montoya

Aaaah sim: um detalhe importante aqui sobre o filme. Ainda segundo o Wrap, a produção, a ser dirigida por Cathy Yan (do elogiado longa Dead Pigs, com Zazie Beetz, a Domino de Deadpool 2), terá o seu principal vilão vindo diretamente dos gibis do Batman. Mas tamos falando de um personagem que AINDA não apareceu nas telonas, seja homem ou mulher, isso ainda não tá claro. Portanto, se formos considerar os SETE filmes do Cavaleiro das Trevas até o momento, esqueçam Coringa, Pinguim, Mulher-Gato, Charada, Duas-Caras, Senhor Frio, Hera Venenosa, Bane, Ra’s Al Ghul, Espantalho, Crocodilo...

De quem a gente estaria falando, portanto? Hugo Strange? Silêncio? Chapeleiro Louco? Morcego Humano? Ventríloquo? Victor Zsasz? Solomon Grundy? Mariposa Assassina? Façam suas apostas!