Penny Dreadful: Terror encorpado | JUDAO.com.br

Nova série de Terror empolga, mas mais do que isso: envolve

Sempre amei o gênero Terror, mais ainda: sempre amei Terror Sobrenatural. Vampiro, bruxa, lobisomem, essas criaturas sempre me atraíram. E não sou o único. Muita expectativa circunda Penny Dreadful, novo seriado do Showtime – no Brasil, vai passar pela HBO, ainda sem data de estreia. A estreia oficial lá fora é só neste domingo, dia 11 – mas que o JUDÃO já conferiu.

Os bastidores da produção já servem para te deixar empolgado e com o pé atrás ao mesmo tempo: o projeto foi oferecido a diversas emissoras antes da casa de Homeland aceitar e foi concebido por John Logan e Sam Mendes, após trabalharem juntos em 007 – Operação Skyfall. Logan acumula três indicações ao Oscar como roteirista e Mendes ganhou o Oscar de Melhor Diretor por Beleza Americana. Credenciais os caras tem, hora de pagar pra ver.

Se os demais sete episódios desta primeira temporada ficarem à altura do piloto, vamos ter a melhor série de Terror da atualidade, botando todas as três temporadas de American Horror Story tranquilamente no chinelo. A série é ambientada na Londres vitoriana e acompanha o americano Ethan Chandler – vivido pelo sumido Josh Hartnett de Dália NegraFalcão Negro em Perigo, que aos poucos acaba se envolvendo com estranhas histórias sobrenaturais, através de Sir Malcolm Murray – interpretado pelo sempre operístico Timothy Dalton, e pela misteriosa Vanessa Ives, na pele de Eva Green.

4516

Juntos, eles vão se deparar com várias histórias clássicas de Terror, como Drácula, Frankenstein e Dorian Gray, mas não naquele estilo meio de aventura de Supernatural ou Grimm: é tudo muito sinistro e envolto em mistério. O primeiro episódio serve apenas pra dar um gostinho e apresentar os personagens e, mesmo assim, é muito bem-sucedido em fisgar a atenção da audiência.

Além do elenco principal estelar, o maior trunfo do piloto é a ambientação. Londres é escura, suja e terrível e a trilha sonora passa as mesmas sensações. Ao mesmo tempo é estranhamente romântico, no sentido Noite na Taverna, em que cada esquina pode esconder um terror inominável, como Mr. Hyde ou Jack, o Estripador. Este elemento de mistério e investigação é tão bom que o programa é o mais próximo que eu já vi um seriado chegar de uma atmosfera lovecraftiana ou de Allan Poe.

3789755-6137169289-Penny

O próprio nome reforça essa pegada: Penny Dreadful eram as revistinhas pulp de Terror da era vitoriana, custando apenas um centavo, e trazendo histórias de Horror, eróticas, ou de piratas. O que vimos até agora foi muito pouco, apenas um gostinho, mas foi um gostinho muito bom. Assim como o personagem Ethan Chandler não consegue resistir aos mistérios que o cercam, nós também não resistimos.