Que porra é essa de Rua Cloverfield, 10? | Judão

Uma sequência DIRETA de Cloverfield, aquele filme do monstro, sabemos que não é. E, pelo jeito, se não fosse por esse título, nem estaríamos aqui falando sobre… :D

Ah, JJ Abrams, seu grande filho da puta. :D

Do mais profundo nada, antes das exibições de 13 Horas, novo filme de Michael Bay, lá nos EUA, Mary Elizabeth Winstead, John Gallagher Jr. e John Goodman ouviam música de uma jukebox e jogavam Jogo da Vida, montavam quebra-cabeça e assistiam a filmes velhos quando tudo começou a tremer e as coisas começaram a ficar bem estranhas. BEEEEM estranhas. “Tem alguma coisa vindo”... 10 Cloverfield Lane. Ou, no título nacional, Rua Cloverfield, 10.

EITA CARALHO! :D

Seria essa a sequência de Cloverfield, aquele filme de 2008, sendo anunciado assim, com um trailer-surpresa, menos de dois meses antes da estreia, que rola dia 07 de Abril aqui no Brasil?!

Foi, aliás, durante um outro filme do Michael Bay que o primeiro vídeo de Cloverfield foi exibido... “A ideia surgiu há muito tempo durante a produção. Nós queríamos fazer um parente de sangue de Cloverfield. A ideia foi sendo desenvolvida. Queríamos segurar o título pelo maior tempo possível”, afirmou o produtor JJ Abrams ao Collider.

Isso significa então que não se trata de um Cloverfield 2... Mas o que é? Bom, primeiro a gente precisa assistir ao trailer, que teve versões bootleg espalhadas pelas internets antes do lançamento oficial sem que nenhuma delas fosse deletada, dando a entender de que é tudo PARTE DE UM PLANO. :D

Veja só você: todo mundo tá sabendo tanto sobre o filme quanto... todo mundo. É quase uma lembrança do que aconteceu entre 2007 e 2008, nos tais virais de Batman: O Cavaleiro das Trevas. Uma pista era jogada, todo mundo ia tentando descobrir o que a foda tava acontecendo e, no fim, alguma recompensa.

Nesse caso tudo começou com a recompensa, mas a movimentação das redes sociais e dos sites de cultura pop, tentando entender o que era tudo aquilo, deixou tudo mais interessante — pelo menos pra quem prefere fazer outra coisa que não ruminar uma história e entregar, traduzida e resolvida, pro resto do universo compartilhar. ;)

Mas, enfim. O que caralhos é Rua Cloverfield, 10?

Rua Cloverfield 10

Até ontem o título desse filme era Valencia. PONTO. Tá lá no IMDb, pode procurar. Se bobear você até encontra como The Cellar... Mas é tudo a mesma coisa. Estreia em Março nos EUA, Abril no Brasil, tem direção do estreante Dan Trachtenberg (responsável pelo curta Portal: No Escape) e chegou a ter algumas exibições-teste sob esse mesmo nome, sem que nada lembrasse o monstrão de 2008.

A sinopse fala sobre uma jovem mulher que acorda depois de um acidente de carro no porão da casa de um cara que afirma ter salvado sua vida de um ataque químico que deixou o mundo lá fora inabitável. Não que um monstro e uma bomba atômica façam com que a Terra se torne o melhor lugar pra viver, mas talvez seja um pouco de exagero dizer que 10 Cloverfield Lane é uma sequência direta daquele filme, certo?

Rua Cloverfield, 10 é um endereço e é uma referência direta à rua que serviu de inspiração para o nome do primeiro filme; pela sinopse e pelo trailer, se passa dentro de um porão; até outro dia o nome do filme era JUSTAMENTE “O Porão”.

Ainda assim, JJ Abrams afirma que se trata de um “parente de sangue” de Cloverfield.

As noites de Natal costumam mostrar que não é só porque um monte de gente é parente, de sangue, que elas se dão bem ou têm QUALQUER coisa em comum, certo? Drew McWeeny, do HitFix, levantou uma hipótese bastante interessante: e se Cloverfield for como uma piada, algo que sirva pra ligar uma série de produções, como por exemplo The Twilight Zone ou, mais recente, a Trilogia Cornetto?

É exatamente o que parece. Porque, pelo que vimos — e é como o filme foi descrito quando foi anunciado, ainda como Valencia — se trata de um ~suspense psicológico, não um filme de monstro. Nem sequer sabemos o que é que existe fora daquela casa pra fazer o John Goodman manter a Mary Elizabeth Winstead presa, se desesperando quando ela consegue “fugir”...

E convenhamos: se fosse só Valencia, ou The Cellar, teríamos dado uma bela de uma hagada pra tudo isso. :)

Rua Cloverfield, 10 estreia em 07 de Abril no Brasil. Cloverfield 2, bom... Acho que vamos ter de esperar mais um pouco. :)