Rage of Demons: mais do que uma nova história, uma experiência integrada | JUDAO.com.br

Nova ambientação da 5a edição do popular Dungeons & Dragons vai permear não apenas os jogos de mesa, mas sim os livros, MMORPGs, games para PC…

A Wizards of the Coast tem plena consciência de que tem, em mãos, a mais cultuada franquia de RPGs de mesa do planeta, um universo de fantasia medieval que se tornou parte integrante da cultura pop mundial. Mas, à medida em que vai anunciando os produtos da elogiada 5a edição de Dungeons & Dragons, a empresa também deixa claro que entendeu que o mundo mudou. Que os antigos fãs ainda estão por aí, jogando e consumindo, rolando seus dados de 20 lados. Mas que uma nova geração está bastante interessada neste tipo de produto...só que consumindo em outras plataformas.

Vejamos, por exemplo, a nova linha de histórias Rage of Demons. Ganhou até trailer, vejam só, pra pegar pelas canelas a molecada alucinada por superproduções hollywoodianas e videogames. E um trailer bem bacana, diga-se de passagem. Dá até para imaginar se o novo filme não vai seguir esta pegada, aliás... :)

Além de colocar no mercado um livro que vai permitir à galera das planilhas e dados entrar na trama, a Wizard vai disponibilizar uma nova expansão para o MMORPG Neverwinter; um novo RPG para PC batizado de Sword Coast Legends; uma série de miniaturas colecionáveis via WizKids – e ainda prepara novos livros de ficção nesta mesma ambientação, incluindo um escrito pelo cultuado autor R.A. Salvatore.

Ou seja: os demônios vão atacar por todos os lados – literalmente.

Os veteranos de D&D sabem bem quem é o herói desta história, ninguém menos do que Drizzt Do’Urden. Criação de Salvatore, na trilogia literária Icewind Dale, rapidamente ele se tornaria um dos grandes personagens de Forgotten Realms, campanha que serve como base para Rage of Demons, justamente por ser um elfo negro atípico, desviando dos caminhos das trevas de seu povo. Além dos livros – como a trilogia The Dark Elf – e dos RPGs, Drizzt ficaria famoso ao estrelar uma série de graphic novels publicadas pela Devil’s Due Publishing e games como aqueles da popular franquia Baldur’s Gate.

A trama começa em Underdark, uma espécie de País das Maravilhas sombrio, um vasto e bizarro labirinto subterrâneo, sob os Reinos Esquecidos. É lá que Gromph Baenre, elfo negro e arquimago da cidade de Menzoberranzan, realiza um feitiço que abre portais para o Abismo dos Demônios. Logo, monstros há muito temidos como Demogorgon (o príncipe dos demônios), Orcus (senhor dos mortos-vivos) e Grazz’t (lorde dos demônios, surgido em Greyhawk), alguns dos maiores vilões da história de D&D, surpreendem o senhor da magia e colocam os pés para fora.

Eles começam a aterrorizar a população do subterrâneo e rapidamente se espalham os boatos de que podem chegar às cidades de Sword Coast, ameaçando levar o caos e a insanidade para a superfície. É aí que o renegado Drizzt Do’Urden é enviado para investigar a situação – e eis que os SEUS personagens vão ter que ajudá-lo nesta batalha.

Rage_02Rage of Demons começa da maneira tradicional, claro, com a aventura fechada para os jogos de mesa chamada Out of the Abyss – que chega no dia 15 de setembro às lojas mas que já teve um preview apresentado durante a Gen Con 2015, realizada no final de julho. O desenvolvimento é da Green Ronin, a mesma empresa que fez os jogos The Song of Ice and Fire, a adaptação da obra de George R.R. Martin para o mundo dos RPGs.

Em Out of the Abyss, além dos lordes demoníacos, quem vai fazer a festa e servir de antagonista para fazer da vida de Drizzt um inferno literal são os Illithid. Criações de Gary Gigax, co-criador de D&D, inspirados na obra de monstros ancestrais de H.P.Lovecraft, eles são uma raça de seres que parecem saídos de um pesadelo, com poderes psiônicos e uma reconhecida face cheia de tentáculos – que, na maior parte das vezes, são usados para sugar a mente de suas vítimas.

A ação vai se desdobrar também em Neverwinter, MMORPG gratuito para PC e Xbox One desenvolvido pela Cryptic Studios e pela Perfect World Entertainment e todo ambientado na cidade de mesmo nome, um dos locais mais conhecidos de Forgotten Realms. Em breve, será liberada uma expansão, com título de trabalho Neverwinter: Underdark, na qual Drizzt Do’Urden aparece e ainda teremos missões escritas por R.A. Salvatore. A história vai estar integrada àquela contada no livro Out of the Abyss, mas se concentrando em diferentes eventos e circunstâncias (mais ou menos como diferentes gibis contando uma pedaços de uma mesma saga integrada).

No dia 29 de setembro, é a vez do lançamento do CRPG (computer role playing game) Sword Coast Legends, para Windows, Mac e Linux. Totalmente ambientado nos Reinos Esquecidos, o jogo tem dois formatos possíveis: no modo jogador, dá para embarcar em uma campanha criada pela mesma galera responsável por Dragon Age: Origins e Baldur’s Gate, entre outros. Mas também dá para curtir o modo DM (Dungeon Master), que emula uma partida de RPG tradicional de mesa, com um mestre guiando os jogadores e aquela história toda. E, claro, fazendo jus à Rage of Demons, os jogadores poderão passear pelo Underdark e descobrir pistas de que uma dominação demoníaca está prestes a começar.

Completando a coisa toda, teremos mais uma série de romances inspirados na trama. Em Archmage, ainda sem data de lançamento, Salvatore vai aproveitar a sua experiência com elfos negros e falará sobre Gromph Baenre. Mas não vai parar por aí, já que Erin Evans (Brimstone Angels) e Troy Denning (trilogia Twilight Giants) também escreverão sobre outros vilões, respectivamente Grazz’t e Orcus.

“Rage of Demons é uma grande storyline envolvendo todas as expressões possíveis de Dungeons & Dragons, e estamos empolgados em trazer os jogadores para esta história”, afirma Nathan Stewart, diretor de marcas da Wizards of the Coast, em comunicado oficial. “Mal podemos esperar para ver todo mundo interagindo com um dos personagens mais reconhecidos do mundo da fantasia: Drizzt Do’Urden. Descer às profundezas não será exatamente uma missão fácil para ele”.

E desde quando algum dia na vida de um elfo das trevas que resolveu caminhar pelo lado da luz foi fácil, mesmo...?