FUCK YEA DIVERSIDADE! Mas era só essa a ideia, mesmo?
Não demora nem dois episódios pra você perceber que o que Os Wachowskis (como são creditados, agora) fizeram com Sense8 foi uma declaração política. A premissa das oito pessoas ao redor do mundo que têm uma conexão mental ajuda a esfregar na cara da galera que sim, os seres humanos — e as culturas onde são criados — são diferentes. E quanto mais fundo se vai na cabeça de cada um, o que se considera padrão, certo ou errado, vai fazendo menos e menos sentido.
Entre os protagonistas, há mulheres e homens. Europeus, americanos, africanos, asiáticos. Brancos, negros, latinos, orientais. Heteros, gays e trans (que, diga-se de passagem, é trans na vida real, também). E se não tá bom de diversidade, tem a mulher que enfrenta o sexismo, o AMANTE LATINO homossexual, a trans que é lésbica... Tudo isso enquanto passamos por racismo, desigualdade, violência, preconceito. Tem até parto humanizado. É tipo um enorme textão de Facebook postado no Tumblr! :D
É muito legal esse tanto e tipo de diversidade numa obra mainstream como Sense8. Mesmo que seja recheada de estereótipos e clichês (o mexicano é ator de novelas, a indiana vai se casar e tem dancinha, a vlogueira política lésbica mora em San Francisco), o que rola na série, nesse sentido, é infinitamente positivo, então... Como diria el viejo acostado, “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay”.
Os Wachowskis e J. Michael Straczynski também acertaram com os personagens e como cada um deles se desenvolve pelos doze episódios. É bem fácil embarcar na história de cada um dos oito protagonistas, que se desenvolvem independentes uma da outra, misturando aqui e ali, no que me lembrou muito algum videogame que eu tenho certeza que já vi ou já joguei, mas não lembro qual — Tá com dificuldade em algo? Chama o especialista. E é nessa hora que começam a surgir os questionamentos.
Ou melhor... Um questionamento só: por quê?
Por que todos falam inglês — e não só uns com os outros? Bom, a resposta é simples e simplista (sabemos como é que americanos lidam com o que não é em inglês e legendas), mas sendo uma série exibida oficialmente em mais de 50 países simultaneamente, se passando em quatro continentes, talvez tivesse sido o caso de manter as línguas naturais dos personagens (especialmente o espanhol, o coreano e o islandês, mas podia liberar o suaíli também). Por que não? Garantiria um ESTOFO maior às histórias.
É só lá pro fim da temporada que a gente descobre o porquê de aqueles oito terem as conexões mentais entre eles, e porque, bem, eles são sensates no fim das contas. É uma explicação aceitável, especialmente pra quem acompanha histórias em quadrinhos. Mas... Por que o tal do Sr. Sussurros os persegue? Por que eles lobotomizam os sensates?
A sensação (sem trocadilho por aqui, juro) que dá é de que a primeira temporada da série é um enorme episódio piloto de 12h de duração, dividido em doze pedaços, tentando fazer com que a gente tenha curiosidade suficiente pra assistir aos próximos episódios. Do primeiro ao último segundo, enquanto cada personagem segue sua vida, as únicas coisas em comum que temos são o Sayid aparecendo pra tentar fazer a galera fugir e o Sr. Sussurros tentando pegar a galera. É só isso, o tempo todo. Por quê?
Não existe um plot REAL pra série, que acaba parecendo mais uma desculpa dos Wachowskis pra exporem suas visões políticas, das quais compartilho a maioria e acharia ótimo se fosse feito de alguma outra maneira. Pra fazer uma série de ficção científica, esses elementos todos deveriam ser misturados com alguma história maior, um fio condutor que carregasse uma motivação real pra se acompanhar a série e esperar uma segunda temporada. Curioso eu fiquei, mas sabemos o que a curiosidade fez com o gato (e acredito que o efeito com um elefante possa ser o mesmo).
A ver.