"É apenas desrespeitoso", diz Sophie Turner sobre a tal petição pedindo a refilmagem do final de Game of Thrones | JUDAO.com.br

E ela concorda com a gente: o fã tem que acabar. ELA NÃO DISSE ISSO, não, mas pra bom entendedor… ;D

Depois de oito temporadas, Game of Thrones deu adeus em um misto de memes e indignações. Enquanto os memes são divertidos e uma forma saudável de expressar nossas opiniões, algumas indignações foram um poooouco longe demais.

Recentemente, fãs iniciaram uma petição online para que a oitava e última temporada temporada fosse refilmada, chamando os showrunners DB Weiss e David Benioff de “incompetentes”. Como acontece com toda desgraça, a tal petição se tornou viral e mais de 1,2 milhão de assinaturas foram contabilizadas – e esses números continuam aumentando. Não demorou muito para essa história chegasse aos ouvidos da atriz Sophie Turner, a Sansa Stark, e sua reação não foi necessariamente uma surpresa.

“Todas essas petições e coisas assim… Acho que é desrespeitoso com a equipe os roteiristas e os cineastas que trabalharam incansavelmente ao longo de 10 anos, e por 11 meses filmaram a última temporada”, disse a Rainha do Norte, em entrevista ao New York Times. “Tantas pessoas trabalharam tanto, tão duramente, e para as pessoas simplesmente reclamarem porque não é o que elas querem ver, é apenas desrespeitoso”, completou a atriz.

Ajude o JUDAO.com.br continuar desafiando a cultura pop. Assine!
A partir de R$5 por mês.

Sophie ainda diz que as pessoas sempre têm uma ideia pré-concebida de como querem que uma série termine. “Então, quando não acontece como elas querem, elas começam a falar sobre isso e se rebelam”, opina. “O que sempre foi incrível sobre Game of Thrones é que é uma série que tinha viradas e surpresas malucas, desde a decapitação do Ned Stark na temporada 1. A Daenerys se tornar algo como a Rainha Louca não deveria ser algo negativo para os fãs. É um choque, claro, mas acho que principalmente por não ter sido do jeito que eles queriam”.

Apesar de concordar que a temporada tem problemas – e falamos sobre isso na edição #165 do ASTERISCO –, ela não está errada nessa declaração. Fazemos parte de uma geração que simplesmente não aceita algo que não saia exatamente como espera, então esse tipo de comportamento parece aceitável. Não é fácil fazer uma série do tamanho de Game Of Thrones independente da qualidade da temporada final. Na verdade, não é fácil fazer qualquer material audiovisual

Como apontado pela própria atriz, esse trabalho envolve uma quantidade INSANA de pessoas que devem ser respeitadas pelo trabalho que fizeram e não podem ser menosprezadas por simplesmente fazerem seu trabalho. É muito válido questionar a cultura que consome e ter pensamento crítico é fantástico. Mas dizer simplesmente “não gostei, faz de novo” é bastante desrespeitoso.

Isaac Hempstead-Wright, ninguém menos do que o próprio Bran Stark, resumiu bem o assunto em uma entrevista ao The Wrap ao afirmar que a petição é “apenas um tipo de gesto estranho e infantil”. E é isso, esse gesto é apenas infantil porque escancara que não estamos preparados para nos frustrar.

Precisamos aceitar que as coisas nem sempre acontecem como a gente espera e, pode parecer bobagem, mas esse pode ser um bom exercício para lidarmos com nossas frustrações.