Um dos maiores roteiristas do personagem – e lenda viva – tem uns comentários interessantes sobre toda essa polêmica
Stan Lee não criou o Capitão América (a tarefa foi de Joe Simon e Jack Kirby), mas ele tem uma grande importância na trajetória do personagem. Afinal, foi Stan o responsável por revivê-lo em Avengers #4, colocando Steve Rogers no panteão da Marvel moderna, escrevendo os roteiros do personagem por um bom tempo e sendo o editor-chefe da Casa das Ideias por ainda mais tempo. Por tudo isso, resolveram perguntar pra ele qual era a opinião sobre aquela revelação do Bandeiroso ser, “desde sempre”, um agente infiltrado da HYDRA. A revelação foi feita semana passada, em Captain América: Steve Rogers #1.
“É uma ideia inteligentemente infernal”, disse tio Stan durante a MegaCon, em Orlando, no último fim de semana. “Eu não sei se eu teria pensado nisso, sobre ele ser um agente duplo. Mas deixará vocês curiosos, fará vocês quererem ler as revistas... Eles provavelmente vão fazer um filme baseado nisso, então não posso condenar. É uma boa ideia”. Ele ainda fechou, em meio a uma risada: “Eu acho que é maluquice, mas é uma boa ideia”.
Apesar de não ter pensado exatamente NISSO, Stan Lee tem uma certa experiência em retcons do Capitão América. Ele, por exemplo, escreveu algumas HQs do personagem nos anos 50, pra na década seguinte explicar que o verdadeiro Steve estava preso no gelo desde o final da Segunda Guerra Mundial. Vários elementos foram adicionados à origem do personagem pelo então roteirista naquela época, que depois de algumas edições também definiu que o escudo do herói era indestrutível – algo que não existia até então.
O próprio conceito da HYDRA é, por si só, um retcon. Stan Lee e Jack Kirby criaram a organização em 1965, e só depois ela foi retroativamente colocada na Segunda Guerra — sempre como um grupo que queria se utilizar dos Nazistas, mas sem ser uma cria deles.
Vamo ver agora onde dará toda essa história do Steve Rogers como membro da HYDRA. Quadrinhos são famosos por revelar que “algo não era bem assim”, depois de algum tempo e ainda há diversos detalhes dessa relação para serem contados. De qualquer forma, se você não está gostando desse Steve Rogers mais à direita nos quadrinhos, há um SEGUNDO Capitão, o Sam Wilson, ex-Falcão. E esse aí é mais à esquerda. Ou seja, as duas linhas políticas dos EUA, que tá bem polarizado, estão representadas.
Ou você pode ver o Steve Rogers do cinema, que, apesar do que o Stan disse, AINDA não teve esse conceito da HYDRA adaptado a ele...