Livro vai contar a história de Ahsoka Tano | Judão

O que aconteceu entre a Padawan das Guerras Clônicas e a Fulcrum de Star Wars Rebels?

Penso que é tranquilo afirmar que Ahsoka Tano é a personagem mais popular do DIMINUTO universo Star Wars a não dar as caras em nenhum dos filmes. Sua primeira aparição foi durante as Guerras Clônicas, ainda adolescente e treinada por um tal de Anakin Skywalker. Traída e fora da Ordem Jedi, seu PARADEIRO ficou desconhecido durante cerca de 30 anos, quando ela se revelou a Fulcrum de Star Wars Rebels.

(Parte da popularidade dela, aliás, tem a ver justamente com o Anakin, já que é ao lado dela que a gente consegue entender como ele virou daquele Anakin bostolão do Episódio II ao manjador-de-paranauês, mas ainda bostolão, do Episódio III... Mas isso é outra história. :D)

Agora, “finalmente, sua história vai começar a ser contada”, afirmam a Disney e a Lucasfilm Press, ao anunciarem Ahsoka, livro que sai em 11 de Outubro lá fora (e que só deve chegar, no segundo semestre do ano que vem por aqui, em português bonitinho). “Seguindo suas experiências com os Jedi e a destruição da Ordem 66, Ahsoka não sabe se pode fazer parte de algo maior. Mas seu desejo de lutar contra os males do Império e proteger aqueles que precisam vão levá-la direto para Bail Organa e a Aliança Rebelde...”

“Ahsoka tem uma história longa e tem muita coisa que os fãs não sabem” disse Dave Filonia, produtor executivo e supervisor tanto de Star Wars: Clone Wars quanto de Star Wars Rebels. “Eu sempre trabalhei na história dela, mesmo nas partes que eu sabia que nunca seriam exibidas. Indo com a história dela além das séries animadas para o papel, eu penso que temos uma oportunidade real de dar aos fãs detalhes sobre a personagem que eles jamais saberiam”, conta. “Os fãs querem mais Ahsoka e nós vamos dar a vocês, e como eu tou lá desde o início eu tou me dedicando com a editora pra ajudá-los a contar a história como se tivéssemos filmado para as séries”.

O livro está sendo escrito por E.K. Johnston, que se disse toda empolgada com a ideia. “Ela tem um espaço em branco na sua história que eu sei que vários fãs (incluindo eu!) queremos ver preenchidos. E ajudar a contar a sua história é um sonho se tornando realidade”, disse a autora, no press release.

Aí tem aquela história de que, pra entender o presente e construir o futuro, é preciso conhecer o passado. Nem todo mundo leva isso em consideração (só ver o que aconteceu no último domingo), mas o livro — que deve sair mais ou menos na mesma época da estreia da terceira temporada de Rebels — vai ajudar a explicar quem é aquela Ahsoka Tano que vimos na série e, se bobear, qual o futuro dela. SPOILER!

Ahsoka Tano

“Eu já comecei a conceber alguns detalhes sobre o futuro dela. Onde ela tá, o que tá acontecendo, se ela morre, como ela sobreviveria se fosse o caso?”, afirmou David Filoni ao io9. “Eu acho que essas questões eventualmente precisarão ser respondidas, mas eu não procuraria por isso, sinceramente, tão cedo”

Pra quem não acompanha (o que é um erro, saiba você), no último episódio da 2a temporada de Rebelds, Ahsoka enfrentou Darth Vader no primeiro contato que eles tiveram desde as Guerras Clônicas. Ao final da treta — BASTANTE pesada, aliás –, se ela fosse no mundo real, Ahsoka teria morrido. Não sendo, ficou aquela dúvida... Que, pelo jeito, só solucionaremos daqui um bom tempo.

Mas, morta ou não, é legal saber que conheceremos toda a jornada da personagem, seja quando for. :)