Star Wars Rebels é que é Star Wars de verdade | JUDAO.com.br

The Siege of Lothal, “filme” que serve de primeiro episódio da 2a temporada da série, segue nos colocando mais próximos daquela saga que o Universo aprendeu a amar — agora com Darth Vader.

SPOILER! Ainda tava naquela escuridão entre o início dos créditos e o momento em que todo mundo começa a sair da sala, mas me lembro de ter comentado com o Renan, depois de assistirmos ao primeiro episódio de Star Wars Rebels numa sala de cinema em San Diego no meio da Comic-Con, ano passado, que parecia até que Star Wars era legal.

Olha só: Jurassic Park é o meu Star Wars. Foi em torno dos dinossauros do Spielberg que minha vida foi formada. Assisti à trilogia original tarde demais, o suficiente pra não ser IMPACTADO pela magia de George Lucas. Compreendo, absolutamente, toda a importância que os filmes tem pra cultura pop, mas eu sou daqueles que não vê problema nenhum com o Jar Jar Binks e prefere Serenity / Firefly. Midchlorians?

Mas tinha UMA COISA ali naquele episódio, ainda não finalizado, que eu acabara de assistir. Era como se de repente eu conhecesse tudo, personagens, detalhes das histórias, universo expandido e fosse mais um LOUCO PRO BANDO. Star Wars Rebels, que começa quatorze anos depois do Episódio III e cinco antes do Episódio IV, faz o favor de deixar um espaço reservado com poltrona reclinável, almoço e talheres de metal na janelinha do bonde que você que por acaso quer pegar andando em alta velocidade.

Não sem motivo, claro. Sendo exibida no Disney XD, um canal feito pro público entre 6 e 14 anos de idade, Star Wars Rebels é a desculpa que o Mickey usa pra criar toda uma nova geração de fãs para a LOUCURA que começa a partir de Dezembro. Mesmo que esses fãs já tenham passado dos seus 30 anos.

Porque é assim tão bom, esse tal de Star Wars Rebels, que usa um grupo de seis pessoas num planeta dominado pelo Império que, pelo menos inicialmente, agem mais ou menos como Malcom Reynolds, indo de lugar em lugar, pegando coisas, vendendo e sobrevivendo, pra mostrar o início da Aliança Rebelde.

Até os minutos finais do último episódio da primeira temporada, o que vemos é Ezra, Kanan, Hera, Sabine, Zeb e Chopper nessa correria pra lá e pra cá, sempre esbarrando em uma galera conhecida que, a cada aparição, te deixam mais a vontade em toda a história e preparam pro que está por vir. Lando, Yoda, Obi-Wan, C-3PO, Ahsoka...

Darth Vader.

Star Wars

Sua primeira aparição em Rebels foi um tanto BUROCRÁTICA, é verdade. Mas quando, no primeiro episódio, duplo, que abriu essa segunda temporada no último sábado, ele liga o sabre de luz, seguido por uma porrada de troopers e treta com Kanan e Ezra — que ele quase DECAPTA usando apenas e tão somente o poder da Força e o sabre do moleque, dá pra sentir o frio que os Jedis sentem na sua presença.

Dá pra entender porque eles desistem de lutar, porque Ahsoka desmaia ao perceber o quão forte é a Força que tá lá BARREL-ROLLING com um TIE Fighter, sozinho, destruindo o tal do Esquadrão Phoenix (ou quase isso).

Eu consegui, enfim, entender porque é que dizem que esse cara é um vilão. Porque... Bom, convenhamos que o Anakin que vemos na nova trilogia é só um babaca, um BUNDÃO, não um vilão, né?

O que se vê em The Siege of Lothal, com voz de James Earl Jones, é um Lord Sith, cruel, confiante, experiente. A máscara parece ter expressão, e ela não é nada boa. Quase me faz questionar todo o amor que sentem por ele. O que foi que eu perdi em todos esse anos? Ou será que foi o próprio personagem que se perdeu?

Não seria nada impossível, em se tratando de George Lucas...

"The Apprentice is alive!"

“The Apprentice is alive!”

Acredito que ele terá uma participação maior durante a segunda temporada, já que ele agora quer encontrar a sua Aprendiz. Devem ser mesmo episódios especiais, alguns cliffhangers próximos de hiatos, ou algo assim. E tá ótimo. Ele não precisa de muito mais pra botar medo. Porque é assim que uma boa história é. :)

Star Wars Rebels é a primeira produção da saga pós-Disney. É a primeira que me faz ter vontade de conhecer mais a fundo esse universo, a última antes da estreia de Star Wars: O Despertar da Força. É mais uma prova do cuidado que a nova Lucasfilm tá tendo, mais uma razão pra se confiar no que J.J Abrams está fazendo, nesse momento, lá em San Francisco.

Será que alguém ainda tem alguma dúvida? :)