Steven Soderbergh, HBO e o Você Decide dos EUA | Judão

Diretor, canal e a Apple anunciam Mosaic, uma “nova experiência de storytelling”

Num momento de grande iluminação criativa conhecido como ANOS 1990, a TV brasileira começava a desafiar o conceito tradicional de televisão com programas chamados interativos, como Fantasia, Garganta e Torcicolo e o hoje lendário Hugo. Só coisa de classe. Talvez o mais icônico de todos, o famigerado Você Decide da RGT mostrava todo o potencial narrativo que deixar o poder diretamente na mão do público tem, oferecendo controle sobre ao menos duas versões finais de um quase-esquete do Zorra Total.

Tudo feito via um artefato quase extinto chamado “telefone”, claro.

Com o advento de uma pequena coisa chamada internet, bem como o desenvolvimento do formato reality show de uma forma geral, esse formato de atração perdeu considerável espaço na TV tupiniquim e, por que não, mundial. Mas eis que ele promete retornar em grande estilo. renovado e recauchutado.

Isso porque uma tal de HBO, juntando-se com um sujeito chamado Steven Soderbergh e uma empresinha aí que atende pelo nome de Apple decidiu desenvolver o seu próprio Você Decide. Batizada de Mosaic, essa “nova experiência de storytelling” permitirá ao espectador, usando um aplicativo para iOs, escolher os pontos de vista e caminhos que irá seguir para acompanhar uma mini-série dirigida e pensada pelo pai de Magic Mike.

No primeiro trailer da brincadeira, lançado há pouco tempo nas REDES, é possível ver como arquivos complementares, tais quais relatórios, fichas e vídeos curtos direcionados às plataformas mobile, complementarão toda a tal experiência. E se não existem grandes detalhes quanto trama da história a ser contada, pelo menos sabe-se que ela envolve os talentos de, entre outros, Sharon Stone e Garrett Hedlund.

“Narrativas ramificadas sempre existiram, mas agora a tecnologia permite, espero, que as pessoas possam interagir com essas narrativas de uma forma mais elegante e sofisticada”, afirma Soderbergh em comunicado oficial. “Não estávamos fazendo uma engenharia reversa na história, para fazê-la se encaixar numa tecnologia já existente; ela estava sendo criada em paralelo ao trabalho da equipe técnica”.

Segundo o diretor, é isso que garantirá à Mosaic uma fluidez e naturalidade que fará com que tudo realmente funcione, sem que “momentos onde você está fazendo uma decisão pareçam uma interrupção”. Veremos...

Enquanto o aplicativo (que também tem um quê do clássico formato livro-jogo) ficará disponível para download já em novembro deste ano, a série deve chegar à tela da HBO apenas em janeiro de 2018, marcando, se funcionar, um novo capítulo na revolução digital da caixa pequena. Uma pena que, pra eles, será no mesmo ano em que teremos o remake de Você Decide. E já sabemos qual deles realmente fará história.

Chupa, maçãzinha!