TNT e Space tem Champions League! | JUDAO.com.br

Vendo que ficaria com o maior campeonato de futebol do mundo pra (quase) ninguém ver, Turner volta atrás e libera a Champions League no TNT e no Space

A Turner investiu pesado no Esporte Interativo. De parceiro comercial à dona, botaram um caminhão de dinheiro pra tirar a Champions League da ESPN – tudo pra usar o maior campeonato de futebol do mundo pra conseguir entrar nas grades das maiores operadoras. Depois, fizeram uma grande campanha nos outros canais do grupo, botaram o Zico pra convocar a galera, acusaram as operadoras de não dar espaço pro EI e teve até executivo dando entrevista pra afirmar que eles nunca colocariam as partidas do campeonato nos outros canais da programadora.

Mas, como diriam as Velhas Virgens, duro é quando água gelada bate no saco.

Nessa sexta (30), a Turner anunciou que exibirá alguns jogos da próxima semana da Champions (da quarta rodada da fase de grupos) nos canais TNT e Space, que estão nos pacotes mais baratos das principais operadoras de TV por assinatura.

Você pode ver em detalhes na chamada a seguir, mas eu já te adianto que são Real Madrid VS. PSG, Manchester United VS. CSKA, Barcelona VS. Bate Borisov e Chelsea VS. Dynamo de Kiev. Tudo ao vivo.

A estratégia lembra um pouco aquela que a Fox fez quando tirou a Copa Libertadores do SporTV, em 2012. Com o Fox Sports barrado nas maiores operadoras, colocaram alguns jogos da primeira rodada em outros canais da programadora, mas claramente como um ~gostinho do que a galera estava perdendo, com o resto do campeonato exclusivo no canal esportivo. Com o apelo de Corinthians e Flamengo na disputa, as barreiras foram caindo nas semanas seguintes e, justamente em seu primeiro ano por aqui, viu o Corinthians campeão.

Só que agora é diferente: a Turner não queria dar nem esse gostinho. “De forma alguma. Isso não vai acontecer. Os jogos vão ser passados no Esporte Interativo”, disse, há exatos QUARENTA E CINCO DIAS, Fábio Medeiros, diretor de conteúdo do EI, ao Trivela. Só que a Champions 2015-15 começou, tivemos a rodadas classificatórias, play-offs e TRÊS rodadas da fase de grupos. E não rolou. Sky e NET, as maiores operadoras no Brasil e que controlam 70% do mercado, não bancaram a entrada do EI.

No final, existe uma enorme barreira política, tecnológica, de QI e de boa-vontade pra emplacar um canal novo numa grande de operadora, e o trunfo da Turner simplesmente não funcionou.

O que fazer, agora? Manter os jogos pra pouca gente ver? Não. Apaga o que foi dito há um mês e meio e coloca umas partidas nos canais que estão em todas as operadoras. E, se você reparar bem, o mote da campanha nem é mais usar os assinantes pra pressionar as operadoras, como estavam fazendo antes. Já viram que isso não dá certo. No lugar, pedem “para assistir a todos os jogos, acesse”. Na prática, os jogos na TNT e no Space acabam se tornando o trampolim para oferecer um serviço de streaming, e não exatamente um canal tradicional.

Assim, meio que por linhas tortas, a Turner e o Esporte Interativo vão percebendo que, se as operadoras não querem algo, AZAR das operadoras. O jogo virou no esporte também. O streaming é o futuro da TV e oferecer um pacote de assinatura (que inclui 145 jogos da Champions, sendo 121 exclusivos) via internet para quem tá interessado é mais eficiente do que lutar contra uma estrutura burocrática e antiquada — ainda que o preço mensal seja exatamente o mesmo de um pacote com todos os canais de esporte na TV, em HD.

Em tempo: o Space tem tradição de exibir a NBA e lutas aqui no Brasil, enquanto a TNT dos EUA não só tem a NBA, mas também exibe parte da temporada da Nascar e do basquete universitário — e, no passado, já teve partidas da NFL.

Com a água batendo na bunda o Esporte Interativo pode ter feito a jogada mais inteligente dessa história toda até agora. Só não vão esquecer disso quando, eventualmente, as operadoras abrirem um espaço pra vocês, tá?