Uma Aventura LEGO: tudo é incrível nessa paródia da jornada do herói :D | JUDAO.com.br

A história do Zé Ninguém que salva todo mundo nunca foi tão genialmente subvertida :)

LEGO não foi um brinquedo presente na minha infância. Sempre que eu voltava da casa de algum amigo maravilhado com essas pecinhas divinas e pedia pra mãe Esperon comprá-las pra mim, ela respondia que eu nunca as montava e deixava tudo de lado. O que não faz o menor sentido, já que ela nunca comprou LEGO pra mim. Mas tudo bem, não guardo rancor. Só quero ver quando ela ficar mais velha e precisar de remédios. Responderei “ué, mas você nunca toma os que eu compro“. Aguarde-me, mamãe.

Enfim. Recentemente, a namorada de um amigo trouxe alguns conjuntos lá dos Estados Unidos e eu fui pra casa dele montar. Maluco, o que aconteceu com LEGO? Costumava ser simples. Blocos grandes, instruções rápidas (que ninguém lia) e pronto. Hoje em dia os manuais parecem os planos pra atacar a Estrela da Morte e até as peças tem peças. Montar o que tá retratado na caixa é mais complicado do que ser um vampiro banguela.

Mas mesmo com essa mudança toda, LEGO ainda mora no meu coração. E por isso mesmo eu parecia o garotinho do Nintendo Sixty-FOOOOOUR depois de assistir ao trailer de Uma Aventura LEGO. E ainda cravei que esse seria um dos filmes mais divertidos de 2014.

Diferentemente do calendário maia, eu tava certo: tudo é incrível nessa paródia da jornada do herói. ;D

uma aventura lego

E tudo isso é verdade... porque rima

Uma Aventura LEGO conta a história de Emmet (Chris Pratt), um LEGO comum que é confundido com um lendário Master Builder — indivíduos super criativos que conseguem montar coisas fantásticas com as peças à sua volta (e esse é um título real, dado a quem faz o design dos brinquedos de verdade haha) — por ter encontrado a histórica peça da resistência. Ele então é recrutado pela construtora Megaestilo (Elizabeth Banks) e se vê no meio de um conflito de proporções épicas contra o império do Senhor Negócios (Will Ferrell).

emmet lego movieParece ser aquele tipo de filme que a gente já cansou de ver, né? A velha história do Zé Ninguém que surge do nada pra descobrir seu verdadeiro poder e derrotar algum mal específico — resumidamente, a tal jornada do herói, presente no mundo desde a Grécia Antiga, quando eles ainda nem se preocupavam em falir.

E é aí que tá: na verdade, o longa é uma paródia genial do monomito. Diversos elementos da jornada são subvertidos ou simplesmente se tornam alvo de piadas incríveis. Por exemplo, de acordo com o próprio sábio da trama, a profecia — que é o elemento primordial do conflito — é real... porque rima. SINTA O NÍVEL. :D

Aliás, o humor do filme é FODA. Não tem outra forma de descrever. As piadas são lançadas da forma mais anárquica possível, num estilo que lembra muito o genial Frango Robô. É uma atrás da outra, uma melhor que a outra. Quase não rola brecha pra respirar entre as gargalhas. Uma Aventura LEGO é definitivamente uma das melhores comédias dos últimos anos, sem exagero nenhum.

E as sátiras presentes na produção não se limitam apenas a fazer graça de recursos narrativos milenares. Diversos elementos do nosso dia-a-dia também não escapam das brincadeiras do longa, desde as grandes corporações até as precárias relações humanas modernas, levando à várias mensagens bacanas ao decorrer do filme. :)

lego movie batman

Uma franquia feita com várias franquias

Tem coisa mais legal do que crossovers entre as franquias que nós amamos? Alguma coisa em juntar personagens de obras diferentes no mesmo lugar simplesmente mexe com os nossos corações. Eu tava quase tirando a roupa quando os heróis finalmente se uniram em Os Vingadores, por exemplo. E se já foi sensacional ver os avengeiros da Marvel — que são do mesmo universo — unidos, imagine ver cenas que colocam o Batman, Gandalf, Abraham Lincoln (?!), Dumbledore e MUITOS outros no mesmo lugar! :D

É claro que o LEGO não ia deixar de aproveitar as licenças que ele tem pra fazer brinquedos das mais diversas marcas na vida real, mas os caras foram além. Cada participação, acompanhada de referências hilárias, é melhor que a anterior. Uma dica: não procure o filme no IMDB pra não estragar nenhuma surpresa. ;D

A propósito, os atores de Uma Aventura LEGO são uma atração à parte. Consegui encontrar uma sessão legendada aqui no Rio de Janeiro e com Chris Pratt, Morgan Freeman, Will Ferrell, Elizabeth Banks, Will Arnett, Alison Brie, Liam Neeson, Charlie Day, e muitos outros no elenco, nem preciso dizer qual versão eu recomendo que você assista — por mais que estejam falando que a dublagem brasileira tá bacana.

Pode esquecer apresentação de stand up comedy e até mesmo outros filmes de comédia. Se você quiser chorar de tanto rir, Uma Aventura LEGO é a escolha certa. Uma animação hilária, incrivelmente bem feita, cheia de mensagens bacanas e referências à cultura pop. Ah, e boa sorte tentando tirar a música tema do filme da cabeça. ;)