Mike Mignola, o criador do personagem, fez o anúncio na noite dessa segunda-feira (08). Maaaaaaaas…
“Tolinho”, disse eu pra mim mesmo na noite dessa segunda-feira, 08 de Maio. Quando Guillermo Del Toro anunciou que Hellboy 3 não iria acontecer mais, depois de anos e anos de tentativas de tirar o projeto do papel, eu escrevi aqui mesmo que “Hellboy acabou, de uma vez por todas”.
Levei em consideração apenas a sua preguiçosa aposentadoria nos quadrinhos e as negativas da Legendary Pictures em produzir o filme pra escrever essa frase. Deixei de lado o fato de que o filme não saía do papel, essencialmente, porque não queriam dar o dinheiro que Del Toro pedia pra fazer o filme que ele tinha na cabeça e que a resposta do público às campanhas tanto do diretor mexicano quanto de Ron Perlman tinham sido mais do que positivas.
Mas, meu principal erro foi esquecer de que se trata de Hollywood.
Do mais profundo nada, tal qual um RKO do Randy Orton, Mike Mignola apareceu no seu Facebook pra informar a todos que SIM, vai rolar um novo filme do Hellboy, dirigido por Neil Marshall (de Abismo do Medo e, principalmente, Game of Thrones), estrelado por David Harbour, o Jim Hopper de Stranger Things.
De acordo com o Hollywood Reporter, o filme se chamará Hellboy: Rise of the Blood e tem roteiro escrito por Andrew Cosby (criador de Eureka), Christopher Golden, que escreveu três jogos, um filme feito pra TV (baseado num dos jogos) e um curta, além do próprio Mike Mignola.
Larry Gordon e Lloyd Levin continuarão como produtores, mas o filme agora seria feito pela Millenium Pictures, de Invasão a Casa Branca e Invasão a Londres, a terceira empresa a produzir um filme do Hellboy.
Sabe, Guillermo Del Toro até pode ser chamado de azarado, já que a todo momento tiram o doce da sua mão, sempre naquele momento em que ele poderia explodir pro mainstream — O Hobbit talvez seja o maior de todos os exemplos de coisas que ele quase fez.
AO MESMO TEMPO, respeito muito o fato de que ele prefere não fazer os filmes se não for exatamente do jeito que ele os imagina. Porque, bom... Olhando pra todos os envolvidos, vão diminuir e MUITO o orçamento e, espero estar errado aqui, a qualidade de produção.
Hellboy me lembra a Tenente Ripley, já que estamos falando tanto de Alien por esses dias. Inicialmente uma personagem que todos gostavam, depois clonada, híbrida e no meio de um filme assustadoramente ruim.
Talvez Hellboy não tenha acabado de uma vez por todas, mesmo. Mas pode ser que isso não seja uma boa ideia, no fim das contas. A ver.