Vai ter Horror em Salvador | JUDAO.com.br

Quarta edição do evento anual dedicado ao cinema de gênero vai rolar em 2019, entre os dias 17 e 27 de outubro, com direito a homenagens a Poe e Lovecraft — e as inscrições para os filmes a serem exibidos já estão abertas

Se a gente chega aqui e fala que vai ter uma mostra de cinema gratuita dedicada exclusivamente a filmes de gênero fantástico (horror, suspense, trash, b-movies, fantasia, ficção-científica e thrillers), certeza que a sua cabeça já vai pensar que a parada rola em São Paulo. No máximo, talvez, ali no Rio de Janeiro.

Sim, a gente sabe, já falamos dezenas de vezes por aqui sobre eventos de cultura pop do eixo RJ-SP, que são EFERVESCENTES em calendários do tipo. Mas o ponto é que existe público interessado em várias partes do país e não só aqui no Sudeste. E existe sim gente se movimentando pra fazer várias coisas em tudo que é canto.

Por isso mesmo, saiba que a tal mostra de cinema gratuita dedicada exclusivamente a filmes de gênero fantástico a qual me refiro não vai rolar em SP ou RJ, mas sim em Salvador, na Bahia. Diferente do paulistano que deve estar chocado neste momento, se você é local, egresso deste glorioso e ensolarado estado que aparentemente sabe votar pra presidente, com certeza não deve estar muito surpreso. ;)

O evento em questão é a o Cine Horror, que acontece nos dias 17, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de outubro, na sala de cinema Walter da Silveira, localizada na Biblioteca do Estado da Bahia, no bairro dos Barris. A ideia é que as sessões, que podem ainda ser seguidas de debates e também bate-papos com o público, rolem entre as 14h e às 21h.

Ajude o JUDAO.com.br continuar desafiando a cultura pop. Assine!
A partir de R$5 por mês.

A primeira edição do Cine Horror rolou em outubro de 2016, na RV Cultura e Arte, uma mistura de galeria de arte e comic shop que fica no Rio Vermelho. Foram quatro dias de exibição, em dois finais de semana, curtas e longas de grandes diretores brasileiros. No ano seguinte, a iniciativa foi abraçada pelo DIMAS – Diretoria de Audiovisual, órgão da FUNCEB, do Estado da Bahia, e aí migrou pra Biblioteca, ampliando o escopo do evento.

No ano passado, foram exibidos nada menos do que 72 filmes, entre produções brasileiras, americanas, espanholas, mexicanas, portuguesas, chilenas e argentinas. Além disso, os organizadores aproveitaram o ensejo e dedicaram um dia pra homenagear o bicentenário da primeiríssima publicação do livro Frankenstein, da escritora Mary Shelley, ao exibir duas obras de James Whale estreladas pelo monstro: Frankenstein (1931) e A Noiva de Frankenstein (1935).

A programação oficial deste ano ainda não foi divulgada, mas já se sabe que teremos homenagens a dois escritores importantíssimos para a linguagem e narrativa do horror. O primeiro deles é Edgar Alan Poe, lendário autor norte-americano, do icônico poema O Corvo (“Nevermore!”) e que em 2019 celebra 210 anos de seu nascimento. E o outro é ninguém menos que H.P.Lovecraft, cujo horror cósmico deu origem a um panteão de antigas entidades como o Cthulhu.

Para quem produz cinema de gênero, principalmente os independentes sem muita grana mas com muita imaginação, o Cine Horror é uma chance de mostrar seu trabalho pra uma galera interessada. Por isso mesmo, as inscrições estão abertas até o 31 de julho — o resultado final da curadoria, assim como a programação na íntegra misturando filmes nacionais e internacionais, será anunciado no final no mês de setembro.

Quem confia no poder de sua obra e tá querendo se inscrever, no entanto, basta seguir as instruções deste link. Não tem limite no número de inscrição por participante mas, importante dizer, os curtas e longas devem ser preferencialmente inéditos, sem estar abertos para visualização pública na internet, por exemplo. Além disso, filmes submetidos em edições anteriores do festival serão automaticamente desclassificados.

Vale reforçar ainda que o próprio evento também é independente, feito no peito e na raça. Portanto, se você tem aí e/ou trabalha com uma marca relacionada e tá interessado em patrocinar/apoiar esta galera, acesse www.cinehorror.com.br pra saber mais.