A verdade sobre a saída de Isaac Hayes, o Chef, de South Park | JUDAO.com.br

“Ele não era tão hipócrita assim a ponto de fazer parte de um show que constantemente satirizava negros, judeus e gays e só sair quando zoassem a Cientologia”

“Há lugar nesse mundo para sátira, mas chega um momento em que a sátira acaba e intolerância e irracionalidade contra crenças religiosas do próximo começa” afirmava a declaração oficial na qual Isaac Hayes, o Chef, pedia pra ser liberado de seus compromissos com South Park que, meses antes, havia feito um episódio focado justamente na Cientologia, religião que Hayes seguia. “Crenças religiosas são sagradas para as pessoas e sempre deveriam ser respeitadas e honradas. Como um ativista dos direitos civis há 40 anos, eu não posso apoiar um programa que desrespeita essas crenças e práticas”.

Assim, um dos principais personagens da série acabou sendo morto ao ser atingido por um raio e mutilado por um urso e um puma, devidamente cagado, só pra garantir que jamais poderia ressuscitar — isso depois de se recusar a retornar a South Park, quando se juntou ao Super Adventure Club e sofreu uma lavagem cerebral que o fazia se comportar como um pedófilo, algo que o CLUBE DAS SUPER AVENTURAS acha que tudo bem, devido as suas crenças.

Durante o seu funeral, Kyle afirma que não deveria “ficar puto pelo Chef ter nos deixado, deveríamos ficar putos pelo seu clubinho ter fodido com seu cérebro”. Eventualmente ele retornaria como Darth Chef e faria diversas aparições aleatórias, inclusive em jogos, mas nada além disso.

“Oficialmente”, então, ficou definido que Isaac Hayes havia abandonado South Park por conta da Cientologia.

Isaac Hayes

Na época, o jornalista Roger Friedman afirmou em sua coluna no site da Fox News que “Isaac Hayes não saiu de South Park. (...) Alguém saiu por ele”.

“Eu posso afirmar que Hayes não está em posição de abandonar nada. Ao contrário do que dizem as reportagens, o grande compositor, cantor e músico sofreu um AVC”, afirmou o jornalista. “Hayes não sofreu paralisia, mas o AVC pode ter afetado sua fala e sua memória. Ele está em sua casa se tratando desde que aconteceu”.

O AVC aconteceu em Janeiro de 2006 e o comunicado foi liberado em Março do mesmo ano. “Amigos em comum me disseram que ele não liberou nenhum comunicado sobre South Park. Eles estão perplexos”.

Em 2008, depois da morte de Isaac Hayes, Friedman voltou a falar do assunto, afirmando que o AVC nunca tinha sido noticiado exatamente, apenas uma internação por exaustão tinha sido divulgada. “Seu staff — que consistia de monitores da Cientologia e raramente o deixavam sozinho — tentaram transformar o AVC num problema menor. Não era. Fontes me disseram que Isaac tinha problemas significantes de movimento e fala”, escreveu.

Segundo o jornalista, um show que Hayes fez em 2007 foi uma “abominação”, com ele meio parado na frente do teclado, fingindo que liderava a banda, declamando as letras das músicas, com muita dificuldade. “Mas o pior é que ele mal sabia quem eu era. E nós nos conhecíamos muito bem”.

Isaac Hayes não saiu de South Park; alguém saiu de South Park por ele

No dia em que South Park estreia sua 20a temporada, mais uma vez, o assunto voltou à tona. Dessa vez não através de Friedman, mas sim dos criadores da série, Matt Stone e Trey Parker e do filho de Isaac Hayes, Isaac Hayes III que, em resumo, confirmou a história de que algo ou alguém tirou o Chef de South Park.

“Quando a gente fez o episódio da Cientologia, Isaac Hayes veio e eu conversei com ele. Foi um ou dois dias depois de ir pro ar, e era bem óbvio, pela conversa, que alguém tinha pedido pra ele falar com a gente pra tirar o episódio do ar. Nós não tínhamos dito nada por que não queríamos que ele fosse responsabilizado”, contou Matt Stone em entrevista ao Hollywood Reporter.

Isaac Hayes não saiu de South Park; alguém saiu de South Park por ele. O que aconteceu é que em Janeiro de 2006 meu pai teve um AVC e perdeu sua habilidade de falar. Ele realmente não compreendia as coisas e precisou reaprender a tocar piano e um monte de outras coisas. Ele não estava em posição de se demitir sabendo o que estava fazendo. Na época, todo mundo ao redor do meu pai estava envolvido com a Cientologia — seus assistentes, as principais pessoas. Alguém saiu de South Park em nome de Isaac Hayes. Nós não sabemos quem.

“A gente meio que percebeu isso tudo depois, mas foi exatamente o que aconteceu”, afirmou Matt Stone. “Foi tudo uma bosta. O comunicado dizia que ele tava saindo e meio que nos chamava de intolerantes”. Mas, segundo Trey Parker, eles sabiam nos seus corações que “algo muito mais podre estava acontecendo”.

“Meu pai não era tão hipócrita assim a ponto de fazer parte de um show que constantemente satirizava negros, judeus e gays e só sair quando zoassem a Cientologia”, afirmou Isaac Hayes III.

“Ele se juntou à Cientologia mais pra fazer parte de algo com celebridades”, disse Roger Friedman, no ano passado, pouco antes da estreia de Going Clear, um documentário sobre a Cientologia que mostra ex-membros contando como se uniram à igreja, a história dela e do seu fundador e uma monte de histórias assustadoras de abusos por conta dos seus líderes. “Quando você tiver assistindo ao filme, pense sobre essa história”.

Nós já falamos sobre o filme aqui, mas você pode aproveitar que ele tá disponível no Netflix pra assistir. E aí, quando se lembrar que o Isaac Hayes deixou South Park, talvez as coisas façam mais sentido — Isaac Hayes de fato saiu da série por conta da Cientologia. Mas os motivos não estavam escritos naquele comunicado.