Vimos só um pouco, mas que LINDO é Divertida Mente! | JUDAO.com.br

Pixar voltando a ser Pixar, com dinossauros, peixes sem memória, vulcões e as emoções de uma garotinha :)

Ah, a Pixar isso, ah, a Pixar aquilo... Não sei se é a quantidade de cálcio muito grande no meu coração ou Carros e Aviões, mas faz um bom tempo que a Pixar não é isso, nem aquilo. Trabalhou mais com exceções, como Toy Story 3, do que regras, como era até mais ou Wall-E.

Sei lá se foi a influência dos olhos de negócios da Disney, que talvez tenham se virado demais praquele estúdio, em San Francisco, se foi mesmo uma crise criativa. Fato é que faz tempo que não vemos Pixar sendo Pixar. AQUELA Pixar.

Eis então que Jim Morris, o recém empossado presidente da Pixar, vem até o Brasil para mostrar um pouco do futuro do estúdio. Foi uma apresentação fechada, num cinema em São Paulo, onde vimos conteúdos inéditos sobre The Good Dinosaur, Procurando Dory, o curta Lava e Divertida Mente. E olha só... Saí de lá com a esperança renovada. Com aquela pulga atrás da orelha. Um sentimento de que a Pixar está, aos poucos, voltando a ser Pixar.

Lava

Lava

Lava, por exemplo, foi exibido na íntegra. É a história de um vulcão, solitário, que canta à espera de um amor, que não chega, fazendo com que ele perdesse toda a vontade de existir, sem lava. Ao mesmo tempo, sua tão aguardada companheira aparece, cheia de lava... E quem fica sozinha é ela. Mas essa explosão de lava faz com que o vulcão ganhe vontade de viver, preencha seu coração de lava e... < < < <

Sério, que coisa mais linda. Divertida, bonitinha... Segue, até, a linha de curtas da Pixar, que talvez tenham mostrado a maior liberdade criativa do estúdio. Mas aquela musiquinha, o trocadilho de “lava” com “love” (vamos ver como isso vai ficar em português), é de esquentar o coração, de fazer com que seu dia fique um pouco mais leve.

Vimos um pouco, quase nada, de The Good Dinosaur e Procurando Dory — eram mais imagens conceituais e testes de animação. No filme dos dinos, por exemplo, o máximo que vimos, além de alguns testes com os personagens, foi a animação inicial, mostrando que o meteoro que acabou com eles, errou a Terra. SÓ ISSO já me faria querer assistir ao filme (na verdade, só o fato de ter dinossauros, mas não conta pra ninguém).

Aí você descobre que a história vai girar em torno da amizade de um dinossauro com um humano — e o fato de que, nesse caso, o humano é um bicho de estimação. Sabe? < :D

The Good Dinosaur

The Good Dinosaur

Sobre a Dory, descobrimos que além de ter aquele problema de memória, a peixinha também é sonâmbula. Ela sai nadando enquanto dorme, e ninguém sabe pra onde... Nem ela, que tem essa vontade maluca de ir pra algum lugar, que não conhece. Assim sendo, Marlin e Nemo resolvem acompanhá-la nessa viagem que, depois a gente descobre, é para o lugar onde nasceu, o Marine Biology Institute of California.

Mas aí tem Divertida Mente... Sabe, todos esses filmes mostram o foco que a Pixar tá tendo em relações, em amizade — o que sempre foi o seu forte. Mas, ao entrar na cabeça da pequena Riley, no momento em que ela nasce e descobrir, junto com ela, como cada uma das suas emoções — Felicidade, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo — funcionam, interagem e geram memórias... Cara, eles chegaram a um outro nível.

Foram exibidos duas sequências: os primeiros cinco minutos, que mostram da primeira reação de Riley, suas primeiras memórias, e apresenta cada uma das emoções; e uma outra, num jantar, quando por conta de uma mudança de cidade e escola, a Felicidade e a Tristeza brigaram e sumiram, fazendo com que Medo, Nojinho e Raiva tentassem ocupar seus lugares — a tal da depressão. Tudo isso, mostrando as emoções dentro das cabeças dos pais.

É essa sequência, aliás, que está no trailer do filme, lançado nessa quinta (10), e que você pode assistir apertando o play aí embaixo. Repare, nessa versão legendada do vídeo, que o pai está pensando em FUTEBOL — sendo que, no “original”, ele pensa em Hockey. Nas cenas que vimos, algumas das memórias da Riley são formadas a partir dela jogando Hockey. Será que isso também será alterado? Seria lindo — e mais uma prova do cuidado da Pixar com esse filme. :)

Olha só: tem Star Wars, tem Vingadores, Batman VS. Superman, Jurassic Park. Mas Divertida Mente assumiu o lugar do filme que eu mais quero ver. Porque, nesses poucos minutos, eu me senti próximo de tudo aquilo. Me identifiquei, de alguma maneira, que não faço a menor ideia de como explicar. É só... Lindo.

The Good Dinosaur estreia em Janeiro de 2016, Finding Dory em Julho do mesmo ano. Lava chega junto de Divertida Mente em 02 de Julho do ano que vem. :)