Você vai finalmente conseguir entender a cronologia dos X-Men | Judão

Marvel anunciou na SDCC uma nova série que irá (re)contar todas as grandes histórias do grupo mutante

Por muito tempo, a Marvel apostou nos X-Men. Desde os anos 1980 o grupo mutante se tornou um dos maiores EXPOENTES comerciais da editora, passando a protagonizar boa parte das grandes histórias e crossovers até os anos 2000. Mas tantas histórias, com suas idas e vindas, começaram a pesar. A fórmula mutante desgastou e a Casa das Ideias passou a enxugar o seu universo mutante. Isso até que eles ficaram de lado – para, dizem os rumores, boicotar os filmes da Fox.

Mas isso, pelo jeito, é passado. E agora é hora de correr atrás do prejuízo.

Pra isso, a editora aproveitou o painel Next Big Thing, que rolou nesta quinta-feira (20) na San Diego Comic-Con, pra revelar uma nova minissérie, chamada X-Men Grand Design, que terá roteiro e arte de Ed Piskor, criador da HQ independente Hip-Hop Family Tree.

Basicamente, cada edição de Grand Design irá reunir uma década de histórias dos X-Men, começando pelos anos 1960. Ao total, serão seis edições, chegando aos dias atuais e englobando desde a fase de Stan Lee e Jack Kirby, passando por Chris Claremont e John Byrne para chegar nas HQs de Brian Michael Bendis. Todos os pontos importantes serão reunidos em uma narrativa única, construindo uma história própria.

Isso deve formar um ponto de entrada BEM interessante, já que um dos grandes impeditivos para ler os X-Men sempre foi esse excesso de coisas passadas, que exige muito dos novatos ou de quem dá aquela parada na leitura. A Marvel já tentou outras alternativas no passado, como ignorar eventos ou se livrar de personagens, mas sempre tudo voltava para confundir ainda mais.

Resta saber como será tudo reunido em Grand Design. Será que Piskor se manterá fiel ao material original (como, por exemplo, deixando os mutantes no contexto dos anos 60 na primeira edição), ou irá adaptar eventos para se encaixarem dentro de uma cronologia mais próxima das HQs de hoje? Será que teremos espaço para retcons, também?

X-Men Grand Design sai a partir do final deste ano – e tenho certeza que muita gente vai começar a contar os dias. ;)