20 anos da lenda chamada Akuma | JUDAO.com.br

O que era apenas um mito, culpa de uma uma tradução mal feita, se transformou em um dos personagens mais legais da história dos videogames

É muito louco pensar que Street Fighter II foi lançado em 1991 para os arcades do mundo todo, e em 1992 para o nosso amado Super Nintendo. Por mais que muitos amem loucamente a série Mortal Kombat, não há como negar que Street Fighter causa algo diferente nas pessoas. Seja por aquele filme absurdo, pelo anime genial ou claro, pelas lendas, mitos, teorias e paranóias envolvendo o jogo.

Entre tantas dessas coisas envolvendo o jogo há um hoax que virou verdade, uma brincadeira feita pela revista EGM (Eletronic Gaming Monthly) que acabou se transformando em um dos personagens mais legais da história dos video games.

Akuma.

Em japonês, 悪魔 ou アクマ; Aku significa Mau e Ma demônio. Demônio Mau. No Japão, é conhecido como 豪鬼, Gouki, que significa “espírito forte” ou “demônio forte”.

Tudo começou com um erro de tradução — e benditos sejam eles, uma vez que se não fosse isso, nenhuma de suas bases é me pertence — nos arcades com Street Fighter II. Toda vez que uma luta acabava o personagem vencedor dizia alguma frase meio que zoando o adversário derrotado. A treta começa com a frase que o Ryu dizia após ganhar uma luta: “You must defeat Sheng Long to stand a chance”. QUEM DIABOS era Sheng Long? Por que Ryu mencionava essa ~pessoa e dizia para você derrotá-lo? Seria um personagem secreto? E se fosse, como fazer para jogar contra ele? Bom, sempre tem um filho da puta…

Já deviam existir várias teorias sobre “Sheng Long”, mas toda dúvida foi ~tirada na edição de Fevereiro de 92 da EGM. A publicação fazia todo ano uma brincadeira com o Dia da Mentira, e a escolhida da vez foi a revelação sobre o famoso personagem oculto de Street Fighter II. A matéria foi escrita por W.A Stokins (ou, lendo rápido, waste tokens, algo como “desperdício de fichas”), residente de Fuldigan, HA (ou fooled again, HA — enganado de novo, HÁ!), que dizia que para desbloquear Sheng Long você deveria, jogando com Ryu, derrotar todos os inimigos com PERFECT e empatar DEZ VEZES com o M. Bison. DEZ. VEZES.

[text-box]Um minuto de silêncio para todos os pobres coitados que perderam milhares de dinheiros — além de tempo (muito!) e paciência — ao redor do mundo tentando lutar contra o tal Sheng Long.[/text-box]
A famosa edição da EGM com a história do Sheng Long. REPAROU naquela bolsa EXTREMAMENTE portátil pra carregar GameBoy? :D

A famosa edição da EGM com a história do Sheng Long. REPAROU naquela bolsa EXTREMAMENTE portátil pra carregar GameBoy? :D

Naquela época, o ápice dos 16 bits, existiam inúmeras lendas relacionadas a videogames e consoles, oriundas, claro, da mente doentia de crianças, pré-adolescentes e pequenos adultos que queriam dar uma zoada naquela meca da infância chamada Locadora. É óbvio que as coisas espalhavam (hoje diriam que viralizava), mas o que aconteceu com esse hoax foi algo de proporções dantescas para uma época em que a internet praticamente não existia. De repente, o MUNDO INTEIRO sabia da lenda de Sheng Long e como desbloqueá-lo.

Mas, lembre-se, era um hoax. E muito, muito difícil de desmentí-lo.

Isso só veio a acontecer oficialmente em DEZEMBRO de 92, quando a EGM fez uma matéria falando sobre como a brincadeira se espalhou mundialmente. Acontece que a tal frase do Ryu — fosse traduzida de forma correta — seria “You must defeat my dragon punch to stand a chance”, ou “Você deve derrotar meu soco do dragão para ter alguma chance”. Ela só existia nos arcades, mas ninguém se preocupou muito na hora de espalhar a história na casa dos amigos e locadoras.

[three-fourth]Foi por causa dessa ZOADA toda que a Capcom acabou dando vida ao Akuma, que no canon da série é o irmão do mestre do Ryu e Ken, Gouken — mestre que na teoria da conspiração seria de fato o tal Sheng Long.

Sua estreia foi como um chefe secreto em Street Fighter II Turbo e, além de carregar toda essa mística e admiração pré concebida, Akuma era muito, MUITO apelativo. Em praticamente TODOS os aspectos. Tanto como chefe quanto como personagem selecionável.

Akuma tem o mesmo estilo de luta de Ryu e Ken, porém mais forte, mais rápido, mais fodão e provavelmente o maior PÉ da série, além de contar, é claro, com a técnica mais roubada do universo que é o lendário Especial do Akuma, deixando a tela branca e arrancando corações e reações de ira de jogadores no universo inteiro.[/three-fourth][one-fourth last=”true”][text-box width=”100%” title=”Até hoje, nada de Sheng Long nos videogames”]

Trocentos jogos depois, Sheng Long NUNCA apareceu. Mas, em Street Fighter: The Movie, o personagem é citado (!) nos finais de Ryu, Ken e, claro, Akuma.

Em 1997, a EGM reciclou o boato, com história e imagens do personagem, mas não foi a mesma coisa. Em Street Fighter IV, porém, com a pressão dos fãs, a Capcom liberou o Gouken.

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Além das trocentas continuações de Street Fighter, Akuma também estrelou praticamente todos os outros títulos de luta da Capcom. Noritaka Funamizu, game designer da Capcom que trabalhou em muitos desses títulos, disse, em entrevista à IGN que não incentivava muito essa ideia de colocar a lenda escondida em todos, mas que “Akuma é um personagem que encaixa perfeitamente em qualquer jogo.”

Não só o Akuma, como todo o universo da série Street Fighter (Oi Cammy, oi Chun-Li!), merecem adaptações para outras mídias a altura do que representam nos video games. Tirando a fantástico ó-meu-deus-puta-que-pariu anime chamado Street Fighter II: Victory, nada muito bom mesmo foi feito para a franquia, o que é um pecado. Além de pequenas esperanças com alguns fan films bem legais, não temos nem previsão, muito menos esperança, de que algo seja feito.

MENTIRA. Esperança a gente tem sim. Se transformaram uma lenda dos videogames em um personagem foda, podemos acreditar.