Arrested Development: quando ouvir (e só ouvir) é a melhor opção

Na tentativa de mostrar seu apoio a Jeffrey Tambor, Jason Bateman simplesmente ignorou seu comportamento tóxico durante gravações e teve de pedir desculpas a Jessica Walter.

Em Fevereiro deste ano, o ator Jeffrey Tambor entrou pra lista dos artistas que foram acusados de assédio sexual (que cresce cada vez mais, com Morgan Freeman como última adição). A denúncia foi feita por Van Barnes, uma das assistentes que trabalhava com ele na produção de Transparent. Alguns dias depois, outra pessoa, a atriz Trace Lysette, relatou no Twitter que foi constantemente assediada por ele — verbal e fisicamente — durante as gravações da série, detalhando bastante os casos.

Vale notar: ele interpretava Maura, uma mulher transgênero lidando com transfobia, fetichização e aceitação. E as duas mulheres que o acusaram por abuso são, justamente, trans. Por conta disso, Jeffrey foi cortado de Transparent, que terminará agora em sua 5ª temporada.

Aí, no começo desse mês, recebemos a notícia de que uma nova temporada de Arrested Development estrearia no próximo dia 29 — com Jeffrey Tambor, que é um dos protagonistas. Mitch Hurwitz, criador da série, afirmou à EW que não poderia demitir o ator por eventos que aconteceram em outro trabalho. “Se eu vou tirá-lo do programa me baseando em alegações que ele nega, que a Amazon não compartilhou e das quais eu nunca ouvi uma reclamação? Não, claro que não… Vou apoiar Jeffrey.”

Bem... por conta da estreia que se aproxima, todo o elenco de Arrested Development deu uma entrevista ao New York Times. Lá, Jessica Walter CHOROU ao lembrar sobre um caso de abuso verbal que viveu com Tambor: “Ele nunca passou dos limites no programa, sexualmente falando. Mas verbalmente, sim, ele me assediou”. E ela seguiu: “Eu tenho que dar uma chance a ele, mas é difícil, já que em 60 anos de trabalho, ninguém nunca gritou daquele jeito comigo em estúdio e é muito difícil lidar com isso... mas já superei.”

Jason Bateman, seu colega de elenco, resolveu falar bobagem e dar aquela passada de pano em Jeffrey, afirma que “todos nós temos nossos momentos assim” e que aquelas explosões faziam “parte do processo”. Jessica apenas respondeu, concisa: “Não daquele jeito. Aquilo foi feio.”

É CLARO que muita gente foi pra cima de Bateman por ter minimizado a dor e a humilhação que a atriz sofreu. Aí, no seu próprio Twitter, ele resolveu se desculpar.

Em uma série de tweets ele explicou sobre ter escutado as críticas e ter percebido como aquilo tinha sido bem problemático: “Pareceu que eu estava relevando os atos de Jeffrey. Eu não estava. Pareceu que eu sou insensível com Jessica. Eu não sou. Na verdade, fico horrorizado por não ter percebido como esse incidente a afetou”, escreveu Jason. E continuou: “Queria tanto mostrar para Jeffrey que o apoiava em seu aprendizado, crescimento e perdão que negligenciei completamente os sentimentos da vítima”. Ele finalizou dizendo que se arrepende de ter tentado consertar as coisas e se desculpando pela fala.

Muito embora ele tenha sido sensato ao falar sobre como perdeu uma chance boa de ficar quieto, ainda é BEM perceptível a resistência que há em perceber que até mesmo aquele cara bem legal que trabalha com você pode ser SIM um abusador — algo que nós já falamos aqui.