As dancinhas mais legais da história do cinema (segundo eu mesmo, minha memória e meu gosto apurado para coreografias)
O cinema tem seus recursos pra fazer a gente se envolver com um filme quando ele já está caído ou mesmo pra levantar o astral quando o caos, a desordem e a intolerância nos fazem perder a, muitas vezes, parca fé na humanidade após sequências de desespero e dor.
Às vezes, é a piada de uma criança. Em outras, do vovô ou da vovó, quiçá uma gag com o cachorrinho da família ou um parente ou amigo desmiolado. Wes Anderson, por exemplo, sempre faz isso de forma magistral com suas trupes de personagens xaropes.
Essa semana, revi Azul é a Cor Mais Quente e uma cena não me saiu da cabeça desde então. E não, eu não estou falando de nada transante, embora sobrem razões para tal. Falo (risos) de uma dancinha da protagonista, meio perdida no meio do filme, durante a transição dela da adolescência para a vida adulta. Um recurso pra gerar proximidade que é coisa linda de Jah.
Inspirado pelo famigerado “jornalismo de listinha” de nosso tempo, pela Adèle Exarchopoulos e por minha inexorável memória, que provavelmente me aprontou alguma e esqueci cenas que amo, decidi usar este espaço para – QUE RUFEM OS TAMBORES – listar “As melhores dancinhas mais legais da história do cinema (segundo eu mesmo, minha memória e meu gosto apurado para coreografias)”
Portanto, sem maiores filosofias sobre comunicação, arte e cinema esta semana.
!! A Hit-Girl salvou o dia
Kick-Ass 2 é um filme marromeno, não tem comparação com o primeiro, mas a Hit-Girl, mesmo assim, brilha como um sol e o teste dela para a vaga de cheerleader vale o show.
!! A suingueira de Napoleon Dynamite
Durante boa parte do filme, Napoleon não parece o tipo de pessoa que vai fazer o que ele acaba de fazer no palco. Seus treinos e hidratações não soam promissores, mas ele vai lá e faz isso pela candidatura de seu amigo, Pedro. Palmas.
!! A dança maluca do vovô
Deixar as crianças passarem um tempo com os avós parece uma boa ideia. Eles são carinhosos, sabem tudo sobre a vida e, em alguns casos, até manjam de coreografia. Esse é o caso do vô de A Pequena Miss Sunshine, que treinava a menina sem atrair grande atenção do resto da família, que só tomou conhecimento do número da pequenina quando ela subiu no palco do concurso de beleza e quebrou tudo.
!! A trip do Lebowski
O Grande Lebowski é meu segundo filme preferido dos irmãos Coen (o primeiro é Fargo) e o mais emblemático quando o assunto são cenas clássicas e bordões inesquecíveis. De quebra, tem esse musical maluco com direito a reboladas de Jeff Bridges e Julianne Moore sendo maravilhosa, como de praxe.
!! A redenção dos xaropes
O Lado Bom da Vida (que nome idiota para um filme cujo título original é “Silver Linings Playbook”) é um dos meus preferidos ever, porque sou fófis e por razões de Jennifer Lawrence. A sequência final, cujo plot é a dança abaixo, redime a vida esculhambada dos protagonistas e esfrega na cara de roteiristas e cineastas preguiçosos que finais felizes podem ser legais a valer.
!! A ciumeira do papai
Você viaja para um hotel fazenda com esposa e filha para curtir uma feriadão e lá tem várias atividades. Uma delas é um concurso de dança. Daí, sua filha se atraca com um funcionário estupidamente bonito do estabelecimento e aprende a dançar passos calientes. Que cagada, né? Não para o espectador. A dança final de Dirty Dancing enche meus olhos de lágrimas every single time. <3
!! A mina do Robin
Parece sacanagem colocar uma cena clássica como essa numa lista de “dancinhas”, mas, HELLO, eu não ia deixar Al “fucking” Pacino de fora dessa brinks. Senta, assiste e aprende a ser um homem que preste, seu frango.
!! A doidinha
Frances Ha é um dos filmes mais apaixonantes dos últimos anos. O carisma da personagem traz pra gente um frescor, uma permissividade que a gente precisa ter com a gente mesmo. É pra levar pra vida. Se não viu, veja! E essa corridinha dançandinho dela é uma explosão de vida na tela.
!! A Uma Thurman
Uma das cinco ou seis pessoas que lerão isso aqui pode perguntar: “cadê o Grease?”. Pois é, não tem Grease porque, convenhamos, a segunda encarnação de Jonh Travolta é superior à primeira. E, bem, nesta cena tem a Uma Thurman. Beijo.
!! A razão desta lista
Adèle, a protagonista de Azul é a Cor Mais quente, leva a gente daquela sensação maravilhosa de liberdade, que só o desconhecimento da vida e o ímpeto da adolescência podem realizar, ao estardalhaço da frustração, a tristeza suprema que parece não ter fim, que só a morte da fé em qualquer coisa da vida adulta pode nos brindar. Feliz ou infelizmente, ambas as sensações são passageiras. Já a dancinha de Adèle Exarchopoulos, não.
!! A surpresa, inclusive pra mim
Sinceramente, eu achava que essa coreografia não ia ser nem quinto lugar, mas assistir de novo à dança dos créditos de Quem Quer Ser Um Milionário me fez explodir por dentro. É um presente do cinema, através de Danny Boyle, pra gente. E quem não gosta de presentes? :)