HQs para ler DEPOIS de ver Homem-Formiga | JUDAO.com.br

Ok, você viu o filme, saiu no cinema… Hora de conhecer mais sobre o personagem ;)

E finalmente Homem-Formiga estreou.

Finalmente mesmo: o filme estava em produção desde abril de 2006, num dos projetos mais enrolados da história da Marvel Studios – e que começou antes dessa brincadeira toda de Universo Marvel nos cinemas. Tão enrolado que perdeu diretor no meio da brincadeira, deu toda uma treta... Mas, ainda assim, conseguiu abrir em primeiro nas bilheterias. Homem-Formiga.

Quem a foda é o Homem-Formiga, afinal?

Se você saiu do cinema empolgadão com aquele super-herói e quer saber de onde ele veio, conhecer mais aqueles personagens e entender o que inspirou o filme, o JUDÃO traz agora aquela lista de HQs que servem pra ser o seu ponto de partida nas aventuras desse pequeno herói da Casa das Ideias. Considere como uma “lista básica”, claro, e com as indicações de onde você pode encontrá-las mesmo daqui do Brasil.

Divirta-se! E cuidado com possíveis spoilers... ;D

!! Tales to Astonish #27-32
Ainda na primeira parte do filme, Peter Russo Darren Cross relata que o Henry Pym sempre comentava que as antigas aventuras do Homem-Formiga eram “tales to astonish”. A frase é uma homenagem à revista que publicou a primeira história do Homem-Formiga, em janeiro de 1962 – e que existia desde 1959, mas inicialmente publicando HQs de ficção científica, antes da editora assumir o nome Marvel e retomar a publicação dos super-heróis.

Numa história de 7 páginas na edição edição 27 conhecemos o cientista Henry Pym, que descobre as Partículas Pym e testa em si mesmo uma tecnologia de encolhimento pra acabar sendo caçado por formigas e abelhas. A HQ teve enredo de Stan Lee, roteiro do irmão Larry Lieber, lápis de Jack Kirby e arte-final de Dick Ayers. Por algum motivo, aquela história capturou a atenção dos leitores – e Stan achou que seria divertido trazer Pym de volta, agora como um super-herói.

Nada menos que 7 edições depois, em Tales to Astonish #32, a primeira experiência inspirou Pym a pesquisar a orma como as formigas se comunicam, construindo um capacete que permite a ele se comunicar e controlá-las. Com um uniforme que previne mordidas das próprias formigas, o cientista assume a identidade de Homem-Formiga e passa a defender os fracos e oprimidos.

A partir de então, Tales to Astonish passou a ser a revista do Homem-Formiga.

No Brasil, essas HQs são bem raras, mas é possível encontrá-las em encadernados no ComiXology ou no serviço Marvel Unlimited.

TTA_27_48

!! Tales to Astonish #44
Uma socialite de Nova Jersey chamada Janet van Dyne perde o pai, o cientista Vernon van Dyne, assassinado por um alien liberado por seus próprios experimentos. Ela então convence Hank Pym, sócio de van Dyne, a ajudá-la na vingança – e é aí que surge a Vespa, usando as mesmas tecnologias do Homem-Formiga.

Com o pai vingado, Janet continua no combate ao crime e como parceira de Pym, muito porque ela se apaixona por ele – sentimentos que inicialmente o herói rejeita, por lembrá-lo bastante da primeira esposa, que morreu assassinada. Típico enredo daqueles primeiros anos de Marvel.

A revista foi publicada em junho de 1963, com argumento de Stan Lee, roteiro de H.E. Huntley e arte de Jack Kirby. Essa é mais fácil de ser encontrada no Brasil: foi, junto com outras aventuras dessa época, republicada em Coleção Histórica Marvel – Os Vingadores vol. 7.

Tales_to_Astonish_Vol_1_44_page_01_Janet_van_Dyne_(Earth-616)

!! The Avengers #1
Nos quadrinhos, o Homem-Formiga e a Vespa são membros-fundadores dos Vingadores, ao lado de Homem de Ferro, Thor e Hulk.

Tudo começou quando Loki enganou o Hulk para que ele destruísse uma ferrovia, esperando que ele confrontasse o Thor – só que inesperadamente Tony Stark, Janet van Dyne e Hank Pym ouviram também o chamado de socorro enviado por Rick Jones. No final, os heróis se uniram contra o vilão, criando a primeira formação dos Vingadores – nome sugerido pela própria Vespa.

Escrita por Stan Lee e desenhada por Jack Kirby, a história foi publicada nos EUA em setembro de 1963. No Brasil foi publicada em Biblioteca Histórica Marvel vol.1., da Panini, e no primeiro volume da coleção de capa vermelha da Salvat, chamada Os Heróis Mais Poderosos da Marvel. E se você quiser se aventurar nos sebos, ainda encontra republicações em Heróis da TV #100 (Editora Abril, 1987) e Os Vingadores #1 (Bloch, 1977).

The Avengers #1

!! Tales to Astonish #49, The Avengers #28, #59-60
Estamos falando de um herói chamado HOMEM-FORMIGA, então eventualmente as coisas ficariam estranhas. Na edição 49, de novembro de 1963, da revista ~própria do personagem, Pym descobre uma variação da fórmula que dá poderes a ele, permitindo aumentar o seu próprio tamanho. Assumindo o nome de Gigante, agora o herói pode crescer a até 12 pés de altura – ou, no sistema que IMPORTA, 3.65 metros.

Já na edição 14 de The Avengers, Stan Lee resolveu que era hora de tirar os medalhões dos Maiores Heróis da Terra, deixando uma formação com o Capitão América liderando os ex-vilões Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e Mercúrio – ou seja, com as saídas de Pym e Janet. Porém, o cientista reapareceria na edição 28, de maio de 1966, buscando ajuda. A Vespa tinha sido sequestrada pelo Colecionador.

3981631-the+avengers+59Assumindo uma nova identidade, a de Golias, Pym ajuda os Vingadores e Janet é resgatada. No final, os dois retornam ao time.

Não acabou. Na edição 59, já em dezembro de 1968, na história The Name is... Yellow Jacket, um herói chamado Jaqueta Amarela aparece combatendo o crime em Nova York. Eventualmente ele vai até a Mansão dos Vingadores pra pedir pra ser membro do grupo, revelando que ele matou o Golias. No meio da treta, o Jaqueta Amarela sequestra a Vespa e, no que parece ser uma Síndrome de Estocolmo no final da edição, Janet diz que vai se casar com o homem que matou o amor de sua vida.

Na edição seguinte, já com o casamento, a Mansão é atacada pelo Circo do Crime e o Jaqueta Amarela acaba crescendo, rasgando o uniforme e revelando ser o próprio Golias – ele estava sofrendo de esquizofrenia, causada pela exposição a uma fórmula que ele estava criando. A partir daí, essa passa a ser a nova identidade de Hank Pym.

Tales to Astonish #49 foi recentemente publicado no Brasil pela Panini, em Coleção Histórica Marvel – Os Vingadores vol.7. The Avengers #28 já é um pouco mais difícil, talvez em algum sebo seja possível encontrar Os Vingadores #10, da editora Bloch e publicado em 1976 – ou você pode ler no ComiXology ou no Marvel Unlimited. Já as edições 59 e 60 saíram em Coleção Histórica Marvel vol.4, de agosto de 2012.

!! The Avengers #54-55, #57-58
No meio de todo esse rolo sobre identidades secretas, Pym ainda teve tempo de criar o Ultron, a inteligência artificial criada pelo cientista que não só pira, mas resolve acabar com a humanidade. Nessas primeiras aventuras, o vilão falha ao tentar derrotar Os Vingadores e então sequestra o criador do Tocha-Humana original para criar o Visão – que, eventualmente, ajuda os mocinhos a derrotar o próprio Ultron.

São histórias extremamente clássicas da Marvel que, com várias mudanças, também inspiraram o filme Vingadores: Era de Ultron. Por aqui, foram republicadas recentemente em Coleção Histórica Marvel vol.4 e, o arco do Visão, em Vingadores: Era de Ultron – Prelúdio.

45579a_lg

!! Marvel Premiere #47
Já em abril de 1979, a Marvel resolveu que era hora de introduzir um novo Homem-Formiga. Isso aconteceu em Marvel Premiere #47, quando encontramos Scott Lang (que já tinha aparecido nas páginas de The Avengers), um ex-ladrão que descobre que a filha, Cassie, está gravemente doente. Sem perspectivas, ele resolve embarcar em um último crime: assaltar a casa do Dr. Hank Pym para pegar o uniforme do Homem-Formiga, assim como as Partículas Pym.

Com o traje, ele invade a Cross Technological Enterprises, mas descobre que a única pessoa capaz de salvar Cassie está sendo mantida como uma prisioneira por Darren Cross, o chefão da empresa. Eventualmente ele salva a doutora, que ajuda Cassie a se recuperar. Quando Lang retorna para a casa do Dr. Pym para devolver o traje, o antigo herói revela que sempre soube de tudo e se oferece a ajudá-lo a se tornar um super-herói.

A história foi escrita por David Michelinie e desenhada por John Byrne.

Essa HQ é bem rara no Brasil, sendo publicada ainda pela Editora Abril em 1984, na edição 18 de O Incrível Hulk. Se o inglês não for uma barreira, a edição pode ser encontrada no ComiXology e no Marvel Unlimited.

CARBO1000LIONELMARVELPREMIERE47BF

!! Guerra Civil
Você ficou até o final dos créditos, certo? Espero que sim, afinal existe uma SEGUNDA cena lá no final de Homem-Formiga, uma que já faz o link do filme com o futuro Capitão América: Guerra Civil.

Apesar de cinema ser cinema e quadrinhos serem quadrinhos – e adaptação é adaptação, você já pode ir se preparando lendo o crossover que inspirou essa história, que foi escrita pelo Mark Milllar e desenhada por Steve McNiven.

Basicamente, um acidente causado pelos Novos Guerreiros ao caçar o vilão Nitro destrói várias quadras de Stamford, Connecticut. Mais de 600 pessoas morrem, incluindo por volta de 60 crianças. Com a tragédia, o Congresso dos EUA aprova em tempo recorde a Lei de Registro dos Super-humanos, que já estava em debate. Por ela, todos os super-humanos devem revelar suas identidades para a SHIELD a agirem como agentes supervisionados pelo governo.

Logo surgem dois lados: os dos que são contra a lei, liderados pelo Capitão América; e aqueles que são a favor, comandados por Tony Stark – e com Hank Pym como braço direito.

Por ser uma saga recentemente, as sete edições da minissérie que saíram no Brasil entre 2006 e 2007 ainda podem ser encontradas em alguns comic shops. Um encadernado de luxo foi publicado em 2010 pela Panini, enquanto a Salvat republicou a saga no número 50 de A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, aquela da capa preta.

Civil_War_Fight

!! Microverso
3593339-ff+016_cc_bp_hkLá no final de Homem-Formiga existe toda aquela viagem sobre o “reino quântico” e tudo mais – mas, indiretamente, existe também uma inspiração nos antigos gibis da Marvel.

Apesar do Microsoverso ter aparecido pela primeira vez em uma HQ do Capitão América no começo dos anos 40, foi apenas nos anos 60 que ele foi melhor desenvolvido. Em Fantastic Four #16, de 1963, uma série de crimes usando uma fórmula de encolhimento começam a acontecer. Com a ajuda de Pym, o Quarteto Fantástico usa fórmula do Homem-Formiga para se encolher num tamanho microscópico e vão parar no Microverso, onde o Dr. Destino (preso lá desde a edição 10) criou um reino para si.

Eventualmente o Quarteto e o Homem-Formiga conseguem vencer Destino, com todo mundo voltando ao tamanho normal.

De lá pra cá, a Casa das Ideias explorou em outras histórias o Microverso, estabelecendo inclusive que, na realidade, quando uma pessoa se miniaturiza a um tamanho tão pequeno ela acaba abrindo uma porta para um outro universo.

Como parte da mitologia do Quarteto Fantástico mas que também envolve o Homem-Formiga, pode ser que o Microverso esteja naquela mesma “área cinza” de Mercúrio e Feiticeira Escarlate – e colocar tudo como “reino quântico” seja uma forma pra dar um ~jeitinho na Fox. De qualquer forma, é de se esperar que a Vespa original esteja por lá, perdida...

No Brasil, essa HQ foi publicada apenas uma vez, ainda pela Ebal, em 1970 – mas você pode encontrá-la em inglês nos canais de venda da Marvel.