Mãe Rússia se prepara pra entregar ao Mundo os seus próprios Vingadores

E nós não vemos a hora de isso acontecer. :D

É muito provável que, se a gente te pedir para pensar no cinema russo, uma de suas primeiras lembranças seja O Encouraçado Potemkin, clássico de 1925 que se tornou referência em montagem cinematográfica (e que qualquer um que tenha cursado comunicação na faculdade foi obrigado a ver). Recentemente, dá para lembrar também de obras mais focadas no circuito de arte, como o belo Leviatã (2014), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Mas não vamos esquecer, por exemplo, do trabalho do cineasta cazaque Timur Bekmambetov à frente de Guardiões da Noite (2004) e Guardiões do Dia (2006), ambos lançados aqui no Brasil. Bons efeitos visuais, uma fotografia lindíssima e uma trama maluca – mas divertidaça – envolvendo bruxas, vampiros e demais criaturas da noite... e também um bando de seres superpoderosos.

A Rússia tem SIM o seu potencial para explorar o lado mais pop do cinema e, como a nova mania hollywoodiana são os filmes com super-heróis, por que diabos não tentar tirar uma casquinha deste filão?

Senhoras e senhores, eis que surge o trailer, legendado em inglês, de Guardians (em russo, Защитники, que se fala Zaschitniki), trama com ares de superprodução e um jeitão meio dark/sombrio daqueles primeiros X-Men...

A sinopse oficial do filme, que chega aos cinemas russos em 23 de Fevereiro de 2017, conta que, durante a Guerra Fria entre a Rússia e os EUA, uma organização secreta na terra de Gorbachev batizada de Patriota criou o seu próprio esquadrão de super-heróis, formado por integrantes das mais diferentes repúblicas soviéticas. Por muitos anos, eles tiveram que se manter nas sombras, escondendo suas identidades, mas em tempos de dificuldade, surgiam para salvar as nossas peles. Parece que este é mais um destes momentos...

A ameaça, no caso, é August Kuratov (Stanislav Shkilnyi), um camarada que descolou uma máquina chamada Modul-1, que lhe permite controlar qualquer equipamento eletrônico. Eis que ele resolve colocar em prática seu plano maluco de montar um exército de clones para tomar a cidade de Moscou – e, logo depois, o mundo! BWAHAHAHAHAHAHAHAHA!

É claro que, antes de sair por aí dominando territórios, ele vai ter que encarar o poder de quatro heróis dispostos a chutar seu traseiro: Khan (Sanzhar Madiev, que participou da série Marco Polo), um sujeito que consegue controlar todos os tipos de armas brancas – em especial as maiores e mais bizarras – e é especialista em muitas formas de artes marciais; Ler (Sebastian Sisak-Grigoryan), que controla as pedras e o solo, sendo capaz de impedir um desmoronamento ou mover montanhas; e Xenia (Alina Lanina), uma mulher ágil e letal, que se sente em casa debaixo d’água e pode entrar em qualquer tipo de vácuo sem se preocupar com oxigênio, além de resistir às mais diversas (e extremas) temperaturas.

Zaschitniki_01

Mas eram quatro, não? Não falta um? Sim, e este a gente deixou pro final. Trata-se de Arsus (Anton Pampushniy), que tem a capacidade de se transformar em um urso. Que carrega uma metralhadora nas costas. Pense nisso por um minuto. Se você já achava legal um Guaxinim, imagine agora UM FUCKING URSO COM UMA METRALHADORA. Caso isso não baste para que você queira assistir ao filme, sério, não consigo mais saber o que poderia servir como motivo.

O diretor, o armeno Saric Andreasyan, já teve lá suas experiências em Hollywood. Ano passado, dirigiu O Último Golpe (American Heist), filme de ação sobre dois irmãos criminosos estrelado por Hayden Christensen, Adrien Brody e Jordana Brewster.

Apesar de termos quase certeza que você não entende PORRA nenhuma de russo, seria legal se manter ligado no Instagram oficial da produção, que tem uma cacetada de imagens de bastidores, uns videozinhos marotos...

Querido mercado brasileiro de cinema: vocês já trouxeram tanta, mas tanta porcaria pra cá. Por que não arriscar num filme que tem cara de que vai ser, no mínimo, divertido? Hein? HEIN? :D

Atualização em 24 de Agosto de 2016: trailer e data de estreia