O aguardado retorno de Robert McCall | JUDAO.com.br

Elenco e diretor falam sobre O Protetor 2, a primeira sequência da carreira de Denzel Washington!

Quando O Protetor chegou aos cinemas em 2014, a produção recebeu críticas bastante elogiosas sobre as incríveis – e críveis – sequências de ação, o estilo visual criado pelo diretor Antoine Fuqua, a atuação sempre acertada de Denzel Washington e a trilha sonora de Harry Gregson-Williams.

Histórias sobre homens com grandes habilidades e passados misteriosos não são necessariamente uma novidade em Hollywood, mas é surpreendente como O Protetor se manteve relevante ao ponto de ganhar uma continuação. O primeiro filme é baseado em uma série de televisão criada por Michael Sloan e Richard Lindheim, produzida entre 1985 e 1989. Com diversas modificações, a produção de Fuqua conseguiu se desprender do material original, criando sua própria identidade e relevância social.

Na trama, Washington interpreta Robert McCall, um homem dedicado em manter sua nova e tranquila vida, deixando seu misterioso passado para trás. Mas sua auto-imposta aposentadoria é encerrada quando decide ajudar Teri (Chloë Grace Moretz), uma jovem que está sob o controle de gângsteres russos. Com seu desejo por justiça recém despertado, o ex-agente das Forças Especiais decide punir criminosos perigosos baseado em seus próprios dilemas morais.

Com Washington retornando ao papel — a primeira vez que isso acontece na sua carreira, aliás –, existe um claro desejo em tornar essa sequência maior e melhor que o filme anterior. Como diz nesse vídeo Pedro Pascal, que entrou para o elenco dessa continuação. “Ainda não tínhamos visto McCall enfrentando muitas pessoas com o mesmo nível de treinamento que ele possui.” Portanto, espere novos e mais difíceis desafios para o herói, agora lidando com inimigos mais qualificados.

Para Antoine Fuqua, o protagonista começa o filme afastado da violência e tentando se conectar com a sociedade, mas essa conexão é cortada quando uma peça importante desse retorno à convivência social é perdida. Para um homem conhecido por buscar justiça para os necessitados através da violência, a única forma de devolvê-lo para essa vida é a perda de alguém importante. “Decidimos pegar um homem que já teve seu coração quebrado e partir o coração dele um pouco mais”, diz o produtor Jason Blumenthal.

Mesmo com o retorno de McCall à violência, Washington não acredita que o personagem está interessado em apenas lutar contra inimigos. “Ele não está por aí só para lutar contra vilões, ele quer ajudar pessoas”. Segundo o ator, enquanto para os outros é apenas um trabalho, para McCall “é uma questão pessoal”.

O Protetor 2 chega aos cinemas no dia 16 de Agosto. ;)